Cortinas de enrolar: como fazer você mesmo?

Talvez uma das nuances mais importantes no design de interiores seja o design de janelas. Isso não é surpreendente, porque as cortinas ajudam a enfatizar o estilo geral. Por exemplo, produtos leves e leves criam uma sensação de conforto e aconchego no ambiente. Por sua vez, as persianas são usadas com mais frequência nas salas de escritórios. Quanto às persianas, elas são consideradas mais universais, pois são ideais para qualquer estilo e ambiente. Além disso, eles podem ser feitos mesmo em casa.

Persianas rolantes de materiais improvisados

Para começar, observamos que as cortinas de rolo no sentido clássico são um pano de tecido que é montado em um tubo de metal com um mecanismo de elevação. Graças a isso, a cortina pode ser enrolada e levantada o mais alto possível. É muito conveniente, especialmente na vida cotidiana.

Mas isso não significa que é impossível experimentar e criar algo novo e incomum. Portanto, propomos fazer uma versão alternativa de persianas a partir de materiais literalmente improvisados.

Para fazer isso, você precisa do seguinte:

  • organza;
  • máquina de costura;
  • galhos - 2 peças .;
  • fios
  • tecido para fitas;
  • roleta;
  • tesoura.

Medimos o tamanho da janela e, com base nisso, fazemos um padrão para as cortinas. Deve haver permissões de cada lado. Nas laterais, basta 2-3 cm e, na parte superior e inferior, serão necessários 10 cm para pesar os materiais.

Nas laterais, enrolamos o tecido duas vezes e costuramos em uma máquina de costura. É muito importante fazer isso da maneira mais uniforme possível, para que a cortina pareça atraente.

Agora começamos a criar bolsos para pesagem. Para fazer isso, dobre o tecido e costure-o com uma linha uniforme, como mostra a foto. É melhor que os bolsos sejam um pouco mais largos que os galhos. Portanto, será muito mais fácil de usar.

Para tiras, sugerimos o uso de um tecido de algodão bastante denso. Lembre-se de que o comprimento deve ser o dobro do comprimento das cortinas.

Costure cada fita no bolso superior das cortinas, uma a uma. Depois disso, insira o primeiro ramo.

Instalamos a cortina na janela e, em seguida, inserimos o segundo ramo no bolso inferior. Se desejar, você pode levantar levemente a cortina e prendê-la com fitas, como mostra a foto.

Apesar de fazer uma cortina desse tipo ser bastante simples, ela parece realmente muito bonita. Com ele, você pode decorar as janelas do país ou adicionar alguma negligência ao design lacônico do seu quarto.

Cortinas de enrolar: decoração elegante de bricolage

Até as cortinas mais elegantes às vezes são irritantes e eu quero trocá-las por outra coisa. No caso de persianas, tudo é muito mais simples. Eles não precisam ser alterados, porque você pode simplesmente se decorar. Absolutamente todos podem fazer isso, porque no processo você não precisará de conhecimentos, habilidades e materiais especiais.

No processo de trabalho, você precisará de:

  • cortina de enrolar;
  • tecido
  • régua;
  • cola de tecido;
  • tesoura;
  • cola em spray;
  • serra;
  • decoração adicional (opcional);
  • roleta.

Primeiro, medimos a abertura da janela e, com base nos parâmetros, ajustamos o comprimento da cortina de enrolar. É melhor usar uma serra e uma tesoura simples.

Antes de prosseguir para a próxima etapa, recomendamos que você verifique o desempenho da cola de tecido. Para fazer isso, cole o tecido em um pequeno segmento da cortina. Se as peças estiverem bem fixas, você poderá trabalhar em segurança.

Como a cortina de enrolar costuma ser maior que a altura da janela, não é necessário colar tudo com tecido. Caso contrário, será muito pesado. Portanto, é melhor medir a altura que você precisará com uma pequena margem.

Colocamos uma cortina na superfície de trabalho e aplicamos o tecido no centro.

A tarefa mais difícil é colar o tecido na tela o mais uniformemente possível. Para fazer isso, dobre-o pela borda inferior e aplique uma camada densa de cola. Aplique imediatamente o tecido nas costas e alise-o. Repetimos o mesmo até que as peças estejam completamente interconectadas.

Vire a cortina e aplique cola na borda inferior. Vire um pouco o tecido e cole-o na tela. Para uma fixação mais confiável, você pode colocar livros ou objetos pesados ​​em cima por literalmente algumas horas.

Cortamos o excesso de tecido nas laterais, mas não se esqueça de deixar uma margem de 2-3 cm nas laterais. Dobramos e colamos as cortinas na base com cola especial. Deixe secar completamente.

Nesta fase, você pode terminar, mas sugerimos o uso de uma decoração adicional. Nesse caso, você precisará de fitas brilhantes, mas também poderá comprar uma franja adequada ou até renda. Cada opção parece interessante à sua maneira.

Cortina elegante e atualizada está pronta! Essa opção parece ótima não apenas como uma adição ao interior, mas também como o principal destaque brilhante.

Cortina de enrolar DIY

Obviamente, tornar um rolo clássico cego com suas próprias mãos pode ser difícil, especialmente para iniciantes. No entanto, o resultado vale a pena, por isso recomendamos que você tente, não importa o quê.

Materiais Necessários:

  • broca;
  • Serra para metal;
  • tubo de metal;
  • tecido denso;
  • suporte para cortinas;
  • tiras;
  • cola;
  • roleta;
  • parafusos de madeira.

Medimos os parâmetros da janela para os quais faremos a cortina. De acordo com esses dados, vimos um tubo de metal do tamanho necessário.

Também cortamos o pedaço de tecido necessário, levando em consideração a tolerância de cima e de baixo. Dobramos as bordas e mostramos o bolso para a alça.


Conectamos o suporte da cortina com um bastão de metal, como na foto.

Aplique cola no tubo e cole a teia preparada. Se desejar, você pode consertar as peças para melhor fixação. Nesse caso, os rolos térmicos são usados.

Fixamos a cortina de rolo acabada na moldura da janela.

Cortinas de rolo no interior

É esse tipo de cortina que pode ser visto cada vez mais não apenas em casa, mas também em edifícios de escritórios. O fato é que eles são universais e perfeitamente combinados com qualquer interior.








Além disso, esses produtos podem ser usados ​​não apenas como elemento principal, mas também combinados com outras cortinas. Por exemplo, com cortinas mais densas ou com luz.

As cortinas de rolo são uma opção realmente bonita e conveniente para todos. Portanto, recomendamos que você os compre em uma loja especializada ou faça você mesmo usando materiais improvisados.

Deixe O Seu Comentário