Estênceis para paredes: opções de pintura
Os estênceis são uma ferramenta conveniente para decorar as paredes de uma sala ou apartamento como um todo. Eles são uma alternativa aos métodos clássicos de decoração de paredes e podem trazer uma nova onda ao interior. Se as idéias de decorar as paredes com papel de parede, tinta ou gesso banal não forem interessantes, os padrões de tela serão úteis, o que pode surpreender e satisfazer os desejos de um proprietário extravagante com sua originalidade.
A decoração da parede usando estênceis tem várias vantagens e fatores positivos, em particular, você pode obter um interior original e especial que não possui análogos. Isso é lógico, porque a pintura e a pintura são sempre consideradas um método único que pode agradar sua originalidade.
Note-se que os desenhos usando um estêncil podem ser aplicados não apenas às paredes, mas também a móveis, portas de entrada ou até o teto. É isso que torna esse tipo de decoração universal e única. Outra vantagem do uso de estênceis será que eles não precisam ser um artista talentoso, porque cobrir paredes e móveis com padrões não exigirá habilidades, e todos poderão lidar com isso.
Por onde começar
Inicialmente, é necessário escolher o padrão ideal, note-se que o padrão não deve agradar apenas o proprietário, mas também combinar com o estilo do apartamento ou de um quarto individual. Por exemplo, formas e padrões geométricos serão ridículos no estilo rococó, mas podem se encaixar perfeitamente no quarto ou na sala de estar, feitos no estilo de alta tecnologia.
Obviamente, você pode usar um estêncil pronto, para isso basta ir a qualquer loja de ferragens, escolher uma foto ao seu gosto e comprá-la a um preço acessível. No entanto, todo esse carimbo e originalidade não são suficientes, será muito melhor dedicar algum tempo a isso, criando um estêncil exclusivo por conta própria. Se uma pessoa possui pelo menos o mínimo de talento de um artista, em apenas um dia ele pode criar um estêncil original com um padrão, ornamento ou padrão interessante e, posteriormente, criar uma sala única com um design peculiar. Se o talento criativo for ignorado e você não puder criar um estêncil por conta própria, também poderá usar uma das opções prontas na Internet. Basta encontrar um padrão adequado e imprimi-lo na impressora.
Os padrões para estênceis podem ser selecionados conforme o seu gosto e, em princípio, não há restrições, mas é melhor abandonar os desenhos com detalhes muito pequenos. O fato é que, durante a pintura, pode acontecer que a tinta saia das bordas da imagem e estrague toda a aparência estética. Além disso, pequenos padrões e elementos são ruins porque, à distância, parecerão incompreensíveis, confusos, o que também afetará emoções e intimidade.
Assim que o ornamento ou padrão estiver pronto, você precisará começar a escolher o material para o estêncil. Freqüentemente, papelão plástico ou grosso é usado como esta ferramenta. A escolha recai justamente sobre eles, uma vez que se distinguem por uma alta densidade, o que permitirá evitar lacunas em áreas com uma fina partição entre os elementos da imagem. Eles também são bons porque não se molham com a tinta, o que significa que não enrolam ou enrolam. Em princípio, você pode usar papel comum, mas primeiro é necessário laminá-lo para que a camada superficial repelir a tinta e usar um estêncil várias vezes.
Técnica de desenho
Existem várias técnicas básicas para aplicar um ornamento a uma parede ou outro objeto:
- Sólido - apenas uma cor é usada.
- Combinado - usado ao usar várias cores, não é adequado para iniciantes devido à sua complexidade.
- Volumétrico - o estêncil é realizado com massa de vidraceiro aplicada com uma espátula. A imagem será aveludada, você pode criar uma imagem com efeito 3D, pois a espessura da imagem varia de 1 a 3 mm.
Separadamente, deve-se notar a técnica - anti-estêncil. Difere dos outros, pois é necessário pintar sobre uma pequena área fora do estêncil. Esse processo cria um efeito de brilho que parece muito interessante. Frequentemente, pode-se usar tinta comum em spray.
Escolhendo o lugar certo
Em princípio, não há dicas, mas é melhor usar estênceis em planos grandes, por exemplo, em uma parede não utilizada. No entanto, deve-se ter em mente que a imagem não deve parecer embotada e, portanto, deve ter grandes dimensões.
Um estêncil pode bater tomadas, interruptores, algumas prateleiras ou um armário. Neste último caso, será interessante aplicar sobre os móveis um objeto que teoricamente deveria ou pode permanecer ali, isso criará um efeito interessante.
Estêncil DIY
Para criar um estêncil, você precisa:
- desenho;
- cartão de plástico ou cartão duro para o fabrico de estêncil;
- "papel carbono";
- um lápis e uma faca pequena;
- fita adesiva;
- superfície de treinamento;
- superfície perfeitamente plana para cortar o estêncil.
Após a seleção do material e do padrão, é necessário lidar com a transferência de imagens e não com a superfície. Inicialmente, você precisa traduzir a imagem usando o "papel carbono" ou caneta de feltro, anexar a imagem com fita adesiva. Em seguida, com uma faca de escritório, são cortadas e removidas áreas desnecessárias dentro do desenho. Para fazer isso, o estêncil deve ser colocado em uma superfície que não seja lamentável se for acidentalmente danificada por uma faca. O principal é que seja extremamente uniforme e suave.
Crie um padrão de tela na parede
Antes de começar a desenhar uma imagem na parede, é necessário prepará-la para isso, para manter a superfície seca e extremamente limpa. Depois, com um simples lápis, você precisa fazer marcas para determinar o local e as facetas da imagem. Depois disso, com a ajuda da fita adesiva, é necessário fixar o estêncil na parede. Como alternativa, você pode usar cola em aerossol especial, é muito melhor.
Depois de preparar o site, você pode começar a pintar, o pincel não deve estar muito molhado e é melhor aplicar a tinta em ângulo reto. Após a conclusão do trabalho, você pode remover cuidadosamente o estêncil para não danificar o trabalho realizado.
Agora você pode aproveitar seu trabalho e começar a pensar na implementação de novas idéias.
Em geral, o uso de estênceis é uma oportunidade para criar um interior original, realizar idéias e idéias originais e, o mais importante, que tudo isso pode ser feito com suas próprias mãos.