Jacuzzi no interior - luxo acessível
Apenas algumas décadas atrás, poucos de nossos compatriotas podiam se gabar de uma banheira com hidromassagem ou, como é comumente chamado, com jacuzzi. Atualmente, um jacuzzi deixou de ser um luxo e se tornou bastante acessível em termos de custo e opções de instalação para a adoção de procedimentos úteis para a água. O que mais um morador da cidade precisa após um dia agitado, se não relaxante, curativo e uma hidromassagem tão relaxante? Hoje, é seguro dizer que um jacuzzi é um luxo acessível com benefícios à saúde. É por isso que muitos proprietários de apartamentos e casas tentam integrar esse maravilhoso dispositivo no interior do banheiro. Não é necessário ter uma espaçosa sala utilitária para a adoção de procedimentos hídricos. Os fabricantes de jacuzzi oferecem uma ampla gama de modelos de classe econômica que se encaixam compactamente em um banheiro de tamanho médio.
Um pouco sobre os benefícios de uma jacuzzi
Pela primeira vez, o mundo ouviu falar de uma banheira de hidromassagem nos distantes anos cinquenta do século passado. Foi então que os irmãos japoneses apresentaram sua invenção - um banho com uma bomba conectada a ele. A transformação do sobrenome dos irmãos tornou-se o nome da novidade. Começando sua marcha triunfal da Alemanha, o jacuzzi gradualmente se espalhou por toda a Europa e depois pelo mundo. Hoje em dia, é costume chamar uma banheira de hidromassagem qualquer modelo de banheira com hidromassagem e outras funções auxiliares.
Estruturalmente, o jacuzzi é uma banheira com jatos de hidromassagem integrados. É para eles que a construção é obrigada a ter propriedades medicinais. Os bicos também são chamados de jatos - a água entra neles, é enriquecida com ar e o jato, já saturado de oxigênio, sob pressão é alimentado no espaço da tigela.
A eficácia e a saturação da hidromassagem dependem diretamente do número de bicos, seu tamanho e localização no espaço do banho. Os modelos jacuzzi padrão têm 4-6 jatos. Nas banheiras de hidromassagem premium, seu número pode chegar a várias dezenas, apesar de existirem modelos de tamanho grande projetados para um grande grupo de pessoas. Mas é importante entender que quanto mais bocais em sua pequena jacuzzi, mais fraca será a vazão do jato de ar e água.
Em muitos modelos (mesmo pequenos e baratos), é possível alterar a direção dos bicos, ou melhor, o ângulo de inclinação. Como regra, essas manipulações são realizadas usando o controle remoto, que vem completo com uma banheira de hidromassagem. Convencionalmente, todos os bicos podem ser divididos em dois tipos:
- jatos potentes com foco estreito;
- bicos rotacionais - espirais torcidos de efeito mais suave.
Se você planeja comprar uma pequena Jacuzzi, os especialistas recomendam a escolha de um modelo com bicos direcionados para áreas mais sensíveis do corpo - pés, coluna lombar e cervical.
Variedade de padrões e variações
Muitos modelos modernos de banheiras de hidromassagem têm, além de bicos, opções adicionais - misturadores adicionais, conectores de abastecimento de água que simulam pequenas cachoeiras. Mas se isso não for suficiente, você terá os mesmos recursos incorporados que o uso de cromoterapia (iluminação com cores diferentes tem um efeito diferente em nosso corpo, estado emocional) e aromaterapia (o efeito do uso de óleos aromáticos é comprovado por uma longa história de aplicação e propriedades positivas).
Para criar uma localização mais confortável no jacuzzi, muitos modelos são equipados adicionalmente com apoios de braços, apoios de cabeça e outros dispositivos. Algumas banheiras de hidromassagem possuem um sistema acústico, controle automático do nível da água na bacia e opções de auto-desinfecção.
Se você classificar um jacuzzi com o princípio de criar uma hidromassagem, poderá dividir todos os modelos em duas classes:
- Tradicional - a hidromassagem é criada pela mistura de água com o ar e pela alimentação através de bicos sob pressão, como resultado, um efeito de perfuração é observado na bacia. Esses banhos oferecem massagem anaeróbica.
- Combinados - além dos bicos convencionais, nesses jacuzzis existem jatos adicionais que podem criar a direção do fluxo de água. Esses bicos proporcionam uma massagem sinusoidal e pulsante.
Além das diferenças de tamanho, forma e conjunto de recursos, o jacuzzi também pode variar de cor. E isso não é apenas uma questão de vários tons de branco, mas também o uso de tons brilhantes e coloridos para o desempenho de modelos modernos.
Escolha o material do banho de hidromassagem
Não apenas a aparência do dispositivo, mas também sua força, resistência ao desgaste, facilidade de manutenção e durabilidade dependem diretamente de qual material é o seu futuro dispositivo para a criação de jatos turbulentos.
As banheiras de acrílico com hidromassagem são consideradas as mais simples do ponto de vista de transporte, instalação e cuidados. Os produtos têm baixa condutividade térmica (o que significa que permanecem quentes por mais tempo) e resistem facilmente ao acúmulo de bactérias (o que significa que o processo de limpeza e cuidados não levará muito tempo). O acrílico não desbota ao sol e mantém o brilho por um longo tempo, mas apenas com a condição de que o produto tenha sido originalmente feito de matérias-primas de qualidade. Se você se deparar com um modelo feito com uma violação do processo tecnológico ou mesmo de plástico disfarçado de acrílico, esse design poderá falhar já no primeiro ano de operação.
As banheiras de hidromassagem em acrílico representam a linha do orçamento nas vendas modernas. Os produtos Quaril possuem características de maior resistência (o acrílico é endurecido com lascas de quartzo finamente dispersas). Mas esses produtos custam um pouco mais.
Ao comprar uma banheira de hidromassagem acrílica, é importante prestar muita atenção ao estudo do fabricante, para descobrir a garantia fornecida e, durante uma inspeção pessoal, estar extremamente concentrado. O produto deve ser homogêneo em toda a superfície, sem protuberâncias, mesmo as menores. A espessura da parede do acrílico não deve ser inferior a 5-7 mm.
Mas as banheiras de acrílico com opções de hidromassagem podem ser apresentadas em uma ampla variedade de variações. Os modelos de designer com formas originais costumam ser feitos de acrílico ou quartil. Você pode escolher um modelo que caiba mais organicamente no seu quarto e o interior que você criar corresponderá ao estilo escolhido de decoração do quarto.
Os banhos de ferro fundido com bicos são muito mais fortes e mais duráveis. Mas, como você sabe, uma estrutura pesada será mais cara para entregar e instalar. Mas o produto em si vai custar muito - é muito mais difícil construir jatos em uma tigela de ferro fundido. Ao comprar uma banheira de hidromassagem de ferro fundido, atenção especial deve ser dada à inspeção do esmalte, que necessariamente cobre o produto. O esmalte é o ponto fraco de tais modelos. Um revestimento de baixa qualidade pode ficar amarelo durante os primeiros meses de uso e ter uma suscetibilidade muito alta a vários produtos de limpeza. Outra nuance associada à aquisição de uma banheira de ferro fundido é a simplicidade dos modelos, é difícil criar modelos de designer com formas complexas a partir de ferro fundido.
As banheiras de hidromassagem de mármore, ou melhor, as banheiras feitas do chamado mármore líquido, são as mais duráveis. Ao mesmo tempo, a aparência de tais estruturas traz notas de luxo e nobreza a qualquer interior. Obviamente, um produto fabricado com um material durável terá um custo bastante alto. O preço dependerá do tamanho do banho, do número de bicos e suas modificações, da disponibilidade de funções adicionais. Mas podemos dizer com segurança que o modelo padrão de mármore líquido custará três vezes mais que um produto similar feito de acrílico.
Nas linhas da classe elite, existem modelos feitos de vidro temperado ou madeira preciosa. Naturalmente, essas banheiras de hidromassagem parecem luxuosas e, com uma de suas presenças, enchem o interior do banheiro com sofisticação, luxo e exclusividade. Mas para exclusivo e tem que pagar na totalidade.
Como determinar o tamanho do jacuzzi?
Fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de modelos de ofurô com várias opções e adições. Mas os critérios de seleção óbvios sempre serão o tamanho dos produtos. Formalmente, a escolha de um modelo específico é influenciada pelos recursos do seu banheiro (ou outro local para a instalação de um jacuzzi) e pelo orçamento da compra.
Uma banheira de hidromassagem moderna pode ser integrada com sucesso mesmo em um banheiro pequeno, com o qual os arranha-céus do painel são ricos. O modelo angular é ideal para espaços utilitários de tamanhos modestos. O redemoinho em forma de círculo é compacto e integrado no canto da sala, não ocupa muito espaço e até ajuda a expandir visualmente a área da sala.
Existem modelos tão pequenos de banheiras de hidromassagem que você só pode estar nelas enquanto está sentado ou reclinado (pessoas de pele em miniatura). Tais modelos são mostrados para pessoas com deficiência e que sofrem de doenças cardíacas.
Modelos retangulares e quadrados de banheiras de hidromassagem são muito mais fáceis de encaixar no interior de uma pequena sala do que formas ovais, redondas e assimétricas.
Para os proprietários de banheiros de grandes áreas, a gama de modelos é muito maior - praticamente não há limites para a variedade de opções. Além de várias formas, você pode comprar modelos para duas ou mais pessoas (existem jacuzzis para uma empresa de 10 pessoas). Ao escolher modelos projetados para mais de uma pessoa, não se esqueça da possível carga de peso. As banheiras de acrílico não são capazes de suportar o peso de várias pessoas, modelos de ferro fundido - sua opção.
Recursos de instalação e manutenção subsequente
Em alguns apartamentos, para a instalação de um jacuzzi, será necessário fazer uma reforma - uma conexão de banheiro. Para tais manipulações, será necessário obter permissão e elaborar um plano para as autoridades relevantes. Você não precisa de permissão para instalar a banheira de hidromassagem. Ao contrário das cabines de chuveiro com hidromassagem, você nem precisa saber sobre a pressão atual do sistema de abastecimento de água em seu prédio. Os bicos do jacuzzi são ligados mesmo quando a tigela está cheia e não depende do fluxo de água nos canos de água.
Todas as lojas de encanamento que vendem jacuzzi têm funcionários ou prestadores de serviços que instalam banheiras com hidromassagem. É melhor confiar todo o processo de entrega e instalação a uma empresa que forneça uma garantia por seus serviços. Você precisará de um desenho (plano) da localização do encanamento na sala e do fornecimento de comunicações - água, esgoto e eletricidade.
Obviamente, antes de instalar o jacuzzi, será necessário desmontar o banho antigo e instalar um sistema de filtragem de água nos canos de água quente e fria. A água nos tubos russos muitas vezes não tem alta qualidade e os bicos tendem a entupir, depor o calcário nas superfícies. Para maximizar a vida útil do jacuzzi em sua forma original (como no dia da instalação), você precisará gastar dinheiro em filtros para água da torneira.
Para que seu banheiro com hidromassagem também tenha uma ótima aparência e após muitos anos de uso, você precisa seguir regras simples para o cuidado de suas superfícies. Todo mês é necessário realizar uma desinfecção geral da estrutura. Nas lojas de encanamento, bem como nos pontos de venda de produtos químicos domésticos, existem ferramentas especiais para estruturas com bocais (não use substâncias abrasivas e soluções químicas que possam danificar as superfícies dos jatos).
O algoritmo de desinfecção é bastante simples:
- a água é coletada na tigela com uma temperatura de cerca de 20 a 5 a 8 cm acima do nível dos bicos;
- depois adicione um desinfetante ao banho (aproximadamente 50-80 ml, a dosagem exata é indicada na embalagem da solução e dependerá do tamanho da banheira de hidromassagem);
- depois a bomba é ligada por cerca de meio minuto para misturar a água com a solução;
- desligue a bomba e deixe o jacuzzi com água e uma ferramenta por 15 a 20 minutos;
- lave a água e lave a superfície com água morna.
Cerca de 1 vez por ano (tudo depende da frequência de uso e da qualidade da água no suprimento de água), o jacuzzi deve ser limpo de depósitos de pedra de água (calcário). O algoritmo de ações está em sintonia com o que precisa ser feito para desinfetar o banho todos os meses, apenas uma solução de ácido cítrico ou acético (cerca de 1,5 l) é adicionada à bacia de água. Depois que a bomba for desligada, a tigela com o líquido precisará ser deixada durante a noite - 12 horas. Depois disso, você precisará realizar uma descarga padrão.