Tinta de textura: tipos e métodos de aplicação
Os materiais de acabamento são diferenciados por uma grande variedade de espécies, o que confunde os clientes comuns. A tinta de textura é uma novidade e ainda não é tão popular quanto as tintas foscas e brilhantes clássicas. A peculiaridade da tinta de textura é a capacidade de fornecer à superfície das paredes ou do teto qualquer textura e textura com a pintura subsequente, ou você pode pintar a textura antes da aplicação.
Tinta de textura e suas vantagens
- Não há necessidade de preparação e nivelamento de superfícies. A pintura esconde solavancos e preenche fendas e vazios;
- A facilidade de aplicação permite que você trabalhe sem o envolvimento de especialistas;
- O custo acessível permite realizar as fantasias de design dos cidadãos comuns;
- A capacidade de pintar qualquer cor e sombra, adicionando um esquema de cores especial em determinadas proporções. Se necessário, você pode mudar rapidamente de cor ou saturar;
- Resistência a ambientes agressivos e produtos químicos;
- Longa vida útil com preservação da aparência e cor originais;
- Segurança ambiental e hipoalergenicidade.
Aplicando tinta de textura
Para a aplicação de materiais de textura, não são necessárias habilidades especiais e ferramentas caras; basta ter um rolo, tinta, espátula e uma bandeja de tinta. A tinta pode estar acabada ou seca. Se estiver seco, é pré-diluído com água em uma certa proporção e cuidadosamente agitado com um misturador e adicione a cor desejada em uma pequena quantidade. Se a cor não for brilhante o suficiente, é adicionado corante e assim por diante até que a tonalidade desejada seja alcançada. Quando a consistência desejada é alcançada, você pode começar a trabalhar, para o qual pegamos um rolo e aplicamos tinta na parede. O rolo pode ser liso ou texturizado; padrões floridos, relevos ou imitações de materiais naturais, como madeira, aparecerão na parede.
O rolo deve ser umedecido o máximo possível para obter uma textura pronunciada. Não deixe a parede inacabada, após a secagem, as costuras e juntas serão visíveis. Trabalhe de canto a canto sem interrupção. Se o rolo deixar de sair do padrão original, ele deverá ser lavado com água em abundância para limpar os elementos de textura.
A superfície tratada seca dentro de 6 horas, após as quais outra camada ou tinta clássica pode ser aplicada para decoração adicional.
Tipos de tintas de textura
As tintas para dar à superfície uma textura específica são divididas em vários tipos, dependendo do material de enchimento e da composição. Eles podem ser:
- frente;
- para trabalho interno.
- grosso e de grão fino.
As tintas de granulação grossa têm um alto consumo, mas proporcionam um bom efeito de textura.
As tintas de textura são uma ótima oportunidade para realizar fantasias de design com custos financeiros mínimos.