Características de uma combinação de uma cadeira do trono com interiores modernos
Embora a moda seja governada pelo minimalismo hoje em dia, os móveis de luxo reais não deixam de ser populares. Mas se nos séculos passados apenas um trono poderia existir - o real, que era um símbolo de grandeza e poder, no século 21 qualquer família pode até colocar um trono de cadeira em um apartamento. Uma peça de mobiliário tão magnífica e luxuosa também pode ser usada em escritórios ou salões de beleza. O principal é cumprir as condições obrigatórias: o produto deve estar em conformidade com o interior da sala, caber organicamente em seu estilo e móveis.
Recursos de design
A cadeira real pode ser reconhecida sem conhecer suas características. No interior, é usado funcionalmente e como decoração. Os recursos distintos deste modelo incluem:
- Dimensões impressionantes. O assento é largo, imerso em uma estrutura de enormes braços esculpidos. O dorso é bastante alto e possui uma geometria complexa.
- Pernas dobradas. Por via de regra, esses elementos têm uma altura pequena, mas em alguns casos podem atingir 30-40 cm.
- Majestoso desempenho. Muitos detalhes e cachos esculpidos, um revestimento banhado a ouro, tecidos caros de qualidade, cobertos da maneira ideal. A capacidade de enfatizar o status do proprietário é limitada apenas pela imaginação do designer.
- Materiais caros. Para a fabricação, são utilizadas apenas matérias-primas de "status" de alta qualidade.
- Alto custo. Móveis luxuosos e únicos são caros. Freqüentemente, esses modelos são superiores em custo aos produtos de designer, tanto mais que a produção em massa de “tronos” não é praticada atualmente.
Você pode usar esses móveis apenas em designs que são inerentes ao luxo e esplendor. Um requisito importante também é a disponibilidade de espaço livre. Se essas duas condições não forem atendidas, o trono da cadeira parecerá ridículo.
Grande execuçãoMateriais carosDimensões impressionantesA cadeira do trono é sempre realizada manualmente. A demanda por esses móveis não é tão grande; além disso, as peças esculpidas são tão pequenas e elegantes que apenas um artesão experiente pode lidar com o trabalho.
Materiais
Na produção de móveis de status, apenas os melhores materiais são usados. A estrutura e as pernas são feitas exclusivamente de madeira; o trono da cadeira neste design parece maciço, caro e aristocrático. Obviamente, são utilizadas variedades de elite de madeira vermelha e preta: cereja, nogueira, carvalho, cedro, freixo, bétula da Carélia, bem como espécies exóticas, como wenge, zebrano. A escolha recai precisamente sobre eles por um motivo: madeira cara não só parece mais espetacular, mas também é extremamente forte e durável. Os mestres adoram sua flexibilidade de moldagem e decoração: a tinta e o verniz caem ainda mais do que sobre um pinheiro, e uma fina camada de dourado não “voa” depois de alguns anos.
Inicialmente, a cadeira do trono era completamente de madeira, mas com o tempo, os artesãos começaram a criar instâncias com assentos e encostos macios.
O estofamento, para o qual são utilizados materiais densos e caros, não tem beleza inferior:
- Jacquard. Este tecido grosso combina um tecido fosco denso e um padrão bordado com fios de seda. Das desvantagens - o jacquard é propenso a sopros. Para manter a aparência perfeita para estofamento, é necessário procurar material em um tratamento especial que impeça a formação de defeitos.
- Veludo O nome fala por si. Tecido macio e agradável ao toque, com um estouro característico de pérola. Parece caro, requintado.
- Couro genuíno. O material mais durável de origem natural. Enfatiza o status do proprietário da cadeira do trono, geralmente complementada por acabamentos em pele natural.
- Couro sintético. Poltronas feitas com esse material são bastante raras. O substituto da pele tem uma aparência apresentável, mas inferior em praticidade e durabilidade às matérias-primas naturais.
- Seda chinesa. Embora, na aparência, esse material seja bastante frágil e impraticável, o tecido natural possui alta densidade e é resistente a vincos.
- Tapeçaria. Um tecido com uma variedade de padrões, obtido pela tecelagem complexa de fios de lã, algodão, seda, prata ou ouro. Possui alta resistência ao desgaste, uma grande variedade de ornamentos. Esse material não requer cuidados especiais, possui propriedades antiestáticas.
Muitas vezes, o estofamento do trono é feito com uma mesa de transporte e é decorado com strass, pedras preciosas, botões de metais preciosos. É por isso que a densidade do material e sua textura não são de pouca importância, e na fabricação de cadeiras não são utilizados algodão natural e bandos.
VeludoTapeçariaJacquardSeda chinesaCouro sintéticoCouro genuínoOpções de cores
A cor da cadeira do trono foi projetada para executar várias funções ao mesmo tempo. Os móveis fazem parte do design de toda a sala, devem ecoar e se misturar harmoniosamente. Paralelamente, com a ajuda da coloração, o mestre enfatiza o alto custo, a singularidade e a grandeza da decoração. Um objeto tão grande não pode ficar modestamente em um canto; sua própria aparência deve enfatizar o status do proprietário. A madeira é frequentemente tratada com verniz, tintas escuras, o que aumenta o efeito da solenidade. A pulverização de ouro e prata, bem como o acabamento da pátina, dão pompa.
A sombra da cortina depende diretamente da paleta de cores da sala. As mais populares são as cores vermelha, escura, profunda e saturada. Esmeralda demanda esmeralda, branco solene. O proprietário também pode dar preferência a cores fora do padrão.
O estofamento de veludo enfatiza a longa franja nos braços. A parte de trás é decorada com as iniciais do proprietário, um brasão da família ou apenas um símbolo especial para o proprietário. O bordado parecerá sofisticado: essa opção é mais adequada para o sexo justo.
Quais interiores vale a pena usar
A cadeira do trono é uma peça de mobiliário especial, por isso não é adequada para interiores modernos com base em um conceito minimalista, geometria clara ou linhas finas. O trono da cadeira terá uma aparência harmoniosa em estilos como:
- Rococó, barroco, renascentista. Todos aqueles estilos caracterizados por arcos altos, abundância de cachos, detalhes esculpidos, solenidade e grandeza.
- Clássico atemporal. Para este estilo, uma poltrona baixa com formas arredondadas, cores contidas. É melhor reduzir o número de curvas, curvas e elementos esculpidos.
- Classicismo, neoclassicismo. Um interior elegante que usa simetria, cores claras e formas corretas como base. Aqui, o acabamento luxuoso deve parecer harmonioso; caso contrário, você pode obter o efeito oposto - pompa e falta de rosto.
- Estilo gótico. Aqui, os tronos altos olham organicamente com uma quantidade mínima de estofamento, acabamentos de madeira simples. Sem envelhecimento artificial, revestimento de ouro ou prata. Simplicidade grosseira, clareza de forma são bem-vindas. A eficácia dos móveis proporcionará um processamento de verniz brilhante.
- Estilo colonial. Nesse caso, o assento real deve parecer o mais pesado possível. A volumetria dará uma volta alta, uma abundância de elementos de madeira esculpida. A madeira é tratada com vernizes escuros, menos frequentemente com tons de vermelho escuro. O acabamento deve desaparecer em segundo plano, em primeiro lugar - o alto custo da cortina.
O design de interiores nos estilos acima deve ser projetado apenas em salas espaçosas, com arcos altos e boa luz natural. Um teto baixo, uma pequena sala distorcerá a idéia de grandeza, tornará a situação ridícula e volumosa. Uma opção ideal seria uma sala de estar ou de jantar em uma casa particular, onde um grande número de pessoas pode estar ao mesmo tempo, mas a sala não parecerá cheia.
Em um apartamento, você pode organizar um quarto em um dos estilos indicados ao conectar dois ou mais quartos. Por exemplo, a cozinha e a sala de estar são frequentemente combinadas, delimitando o espaço com móveis. A decoração e as cores habilmente selecionadas ajudarão a evitar a sensação de volume e a presença de espelhos ampliará visualmente o espaço. Uma decoração interessante do quarto do boudoir será uma cadeira do trono de cor clara, com um encosto baixo, um número médio de cachos. Os homens apreciam a colocação desses móveis em suas contas pessoais. Nesses casos, o estofamento é feito de couro e a própria cadeira fornece um mínimo de elementos esculpidos.
Estilo góticoClássicoClassicismoEstilo colonialRococó