Ithaca - uma pequena ilha grega no mar Jónico
Ithaca não pode ser chamada de resort mais visitado da Grécia, talvez porque não exista um aeroporto e você possa chegar à pátria da Odisséia apenas de balsa. À primeira vista, Ítaca não se destaca no contexto de outras ilhas do mar Jónico. Mas vale a pena entrar em uma baía pequena e aconchegante e, involuntariamente, você começa a sentir o charme especial de Ithaca.
Informações gerais
A ilha pertence ao distrito administrativo de Kefalonia. Sua área é de apenas 90 km. sq. - Esta é a menor de todas as ilhas do mar Jónico. Um pouco menos de três mil pessoas moram aqui. A capital da ilha é a cidade de Vati.
A vantagem da paisagem é montanhosa, mas não estraga o charme modesto de Ithaca. Os arqueólogos encontraram evidências de que as pessoas viviam aqui desde o III milênio aC. e É provável que o lendário Odisseu tenha reinado neste lugar.
Desde os tempos antigos, Ítaca tem sido um importante shopping center, e esse fato garantiu o rápido crescimento econômico e cultural do assentamento. Antes e no início de nossa era, uma vida ativa estava sendo conduzida em Ithaca. Cerâmica desenvolvida na ilha, foram construídas 2 acrópoles.
Posteriormente, a ilha de Ítaca, em diferentes épocas, foi governada pelos romanos, bizantinos, venezianos e franceses. Por um curto período de tempo, Ítaca fez parte do Império Russo. Depois disso, em 1807, as tropas francesas novamente tomaram a terra, e em 1809 a ilha ficou sob controle britânico.
Somente em 1821, todos os habitantes de Ithaca participaram ativamente da guerra de libertação pela independência. A luta foi travada por um longo tempo e somente em 1864 as Ilhas Jônicas, com força total, se juntaram à Grécia. Traços da presença na ilha de muitas culturas e um rico passado histórico estão presentes em todos os centímetros da terra.
Descanse em Ithaca
Ithaca, na Grécia, atrai viajantes com um grande número de lugares interessantes - locais históricos, templos e igrejas, museus, praias, natureza linda - tudo isso na ilha. Se você prefere umas férias relaxantes e isoladas, visite pequenas aldeias que são protegidas com segurança nas montanhas, iluminadas pelo sol e entrelaçadas de vegetação.
Inúmeros turistas descansam confortavelmente em Ithaca, e nas baías você pode admirar iates luxuosos, brancos como a neve, ou até alugar um deles.
Não há problemas com a habitação em Ithaca. Nesta ilha da Grécia, há uma seleção bastante grande de lugares onde você pode ficar, apesar de precisar procurar opções de orçamento. Por 45 a 80 euros por dia, você pode alugar um quarto ou apartamento decente. Para um quarto de hotel na praia, com vista para o mar e um delicioso café da manhã, você terá que pagar de 110 a 200 euros.
Quando é melhor vir para Ithaca? Talvez em agosto seja mais interessante e definitivamente não seja chato. Neste momento, um barulhento e alegre festival de vinhos acontece aqui. E para os preços indicados acima, você pode adicionar com segurança de 15 a 25%.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Como chegar lá
Não há tráfego aéreo em Ithac; portanto, a única maneira de chegar ao resort de avião é voar para Kefalonia e de lá por balsa, que opera duas vezes por dia:
- às 12h30, a viagem leva 3,5 horas, o ponto de chegada é Pisaetos;
- às 20-30, a viagem leva 4 horas, o ponto de chegada é Vati.
No sábado, o transporte aquático sai uma vez a cada 12 a 30 horas.
Os ferries partem de Lefkada para Ithaca, mas apenas duas vezes por semana:
- Quinta-feira das 8 às 45 às 10 às 15;
- Domingo - 11-30 a 13-00.
Os horários estão sujeitos a alterações. Verifique a relevância das informações e preços no site www.ferries-greece.com.
Segundo Ithaca, é mais conveniente viajar de transporte alugado. Há transporte público - ônibus, mas com pouca frequência. Os voos partem de Kioni e Vathi duas vezes por dia. A rota passa por Stavros e Frikes.
Na costa, opera regularmente o transporte de excursões aquáticas, você pode alugar um iate ou barco.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Atrações e entretenimento
Sem dúvida, é melhor começar a explorar o resort grego da capital, já que Vathi é um valor histórico e cultural único. A cidade é pequena, a maioria dos edifícios é feita no estilo veneziano. O assentamento está localizado na costa do porto de origem natural, o maior de todo o planeta. As ruas da cidade são simples e ao mesmo tempo especialmente refinadas: as ruas são pavimentadas com pedras de pavimentação, os telhados das casas são cobertos com telhas vermelhas.
Para mergulhar na história antiga, basta deixar Vati. Perto da cidade, entre o Cabo Pisaetos e a Praia Dex, estão as ruínas do povoado de Alalcomena. Segundo uma das lendas, Odisseu viveu aqui, no Museu Arqueológico são apresentadas exposições que demonstram ser o rei. No entanto, nem todos os arqueólogos compartilham esse ponto de vista, alguns sugerem que o museu exibe descobertas que datam de uma data posterior da fabricação.
Outro caminho ao norte de Wati leva à incrível caverna das ninfas de Marmarospili. O lugar não é menos lendário e misterioso. Segundo as lendas, Odisseu escondeu os presentes enviados pelo rei dos Feaks Alkinoi, retornando de Tróia. Há também uma versão em que uma verdadeira caverna de presentes está localizada mais perto da praia. Se lendas e mitos não lhe interessam muito, basta passear perto da caverna - este é um lugar bonito. No topo da colina de Aetos, há uma acrópole antiga.
O templo mais popular entre os viajantes em Ithaca é o convento da Virgem Maria. Este é outro lugar com uma boa plataforma de visualização. Em tempo claro, você pode ver outra ilha da Grécia - Zaquintos e a costa da Península Pellopones.
Aldeia de Anogi. O assentamento está localizado no ponto mais alto da ilha de Ithaca. Se você gosta de plataformas de observação e vistas panorâmicas, venha aqui. Também será interessante passear pelas ruas estreitas, nas laterais das quais existem casas coloridas, pintadas de branco. A principal atração da vila é a Igreja da Assunção da Virgem, construída no século XII. É também a igreja ortodoxa mais antiga dos Balcãs.
A cidade de Stavros é a segunda maior da ilha de Ithaca, na Grécia. Alguns estudiosos acreditam que Odisseu viveu aqui. A estrada leva ao assentamento, serpenteando nas montanhas, oferece uma vista incrível. A estrada leva para o norte de Vati, atravessa Stavros e depois se estende para sudeste em direção a Anogi.
Festas e eventos
Em maio-junho, a ilha abriga o Festival anual de Teatro. Alguns meses depois - em agosto -, um festival de vinhos acontece na vila de Perakhori. E no primeiro mês do outono, você pode participar de um seminário sobre os trabalhos de Homero. Em outubro, o Marida Festival é realizado em Polis Bay.
No entanto, os festivais de Panigirya são reconhecidos como os mais barulhentos e fascinantes. Este não é apenas um feriado - é um dos eventos religiosos mais importantes da ilha. Os gregos sabem como se divertir, os festivais são organizados em grande escala, festividades, feiras e, é claro, liturgias solenes.
Se você está planejando uma viagem à Grécia, preste atenção nas datas das celebrações.
Como regra, o festival começa com uma liturgia matinal, realizada no templo principal de cada vila da ilha. As principais festividades acontecem na praça central, são organizadas feiras aqui.
Aqui estão as datas e o local dos festivais:
- 30 de junho - Frikes;
- 17 de julho - Yoksogi;
- 20 de julho - Kioni;
- 5-6 de agosto - Stavros;
- 14 de agosto - Anogi;
- 15 de agosto - Platrifia.
As férias se sucedem, e é por isso que muitos turistas vêm a Ithaca, na vila de Friques, e seguem o festival ao redor da ilha de Ithaca, participando de todos os shows e eventos.
Praias de Ithaca
No mapa da Grécia, a ilha de Ithaca parece um local adequado para relaxar. Assim é. As praias aqui geralmente são cobertas com pequenas pedras, a água é limpa e o número de turistas não causa transtornos.
FiliatroEsta é a praia número 1 na ilha de Ithaca. Localizado perto da cidade de Vati em uma baía entre montanhas baixas. Filiatro é pequeno em tamanho - 150 metros de comprimento. Coberto de pequenas pedras brancas, o mar é calmo, sem ondas. Aqui você pode alugar uma espreguiçadeira e um guarda-chuva (por 4 euros por 1, 10 euros - por 2 espreguiçadeiras e um guarda-chuva). Leve comida e bebida com você, pois não há lojas ou cafés nas proximidades. O caminho para a praia de carro leva 7 minutos e a pé - pelo menos 40-50 minutos (do centro de Vati - 3 km).
Agios IoannisLocalizado a 9 km da capital da ilha. Você pode pegar um carro alugado ou um táxi. A praia oferece vistas de outra ilha da Grécia - Kefalonia, para a qual elas vêm aqui. O Agios Ioannis carece de todas as comodidades, por isso leve tudo o que precisa com você - guarde água e comida durante todo o dia.
Piso AetosEsta praia é popular entre os pescadores e proprietários de iates. Iates e barcos que podem ser alugados para passeios de barco são abundantes aqui. A costa é coberta de seixos brancos, bem organizados. Lembre-se de que Aetos é uma praia selvagem; portanto, a praia é adequada para admiradores da vida selvagem, como, de fato, muitos outros lugares em Ithaca.
DexA praia fica perto da capital de Ithaki, a 30 minutos a pé. Combina água limpa com pequenas pedras. A cobra da praia é estreita, mas você pode sentar-se convenientemente sob as árvores em um olival. Uma praia de snorkel é adequada, mas esses atributos, como espreguiçadeiras, só podem ser alugados no local durante a alta temporada. O resto do ano está completamente deserto e não há entretenimento. Os amantes da privacidade vão adorar aqui.
GidakiLocalizado a 3,5 km ao norte de Wati. Devido ao fato de não ser fácil chegar a Gidaki, a praia está quase deserta. Se você chegar aqui no início e no final da temporada, é provável que esteja sozinho na praia. Um caminho para pedestres atravessa terrenos montanhosos; no final, você encontrará um caminho estreito entre árvores coníferas. Certifique-se de usar sapatos confortáveis. Mas aqueles que estiveram aqui por unanimidade argumentam que o esforço vale a pena. Além disso, você pode chegar a Hydaki de táxi aquático, que parte de Vati.
A praia é coberta com pedras brancas, a água turquesa é limpa. Leve com você tudo o que você precisa, pois a infraestrutura não é desenvolvida aqui. Há um pequeno café na praia, que fica aberto apenas na alta temporada.
MnimataEstá a poucos quilômetros de Waki. É uma praia bonita e confortável, cercada por um olival. Iates e barcos costumam parar na baía. Praia de areia é um destino turístico favorito. É melhor vir aqui de manhã e à noite, quando há poucas pessoas na praia.
Praia de PoliA praia está localizada perto da vila de Stavros, logo atrás de uma colina íngreme. Caminhar para a praia fica a 10 minutos a pé. Esta é uma das poucas praias da ilha de Ithaca, onde existem cafés e bares, embora em pequenas quantidades. Há também vestiários e banheiros disponíveis, você pode alugar duas espreguiçadeiras e um guarda-chuva por 6 euros.
Tempo e clima
Esta ilha grega tem um clima mediterrâneo tradicional. O verão é quente e seco, quase não há chuvas. O mais quente é no meio do verão - julho. A temperatura do ar neste momento sobe para +33 graus. A temperatura da água no mar atinge +25 graus.
No inverno, a temperatura mínima na ilha é +10 e a máxima é +15 graus. As geadas ocorrem, mas extremamente raramente.
Outono Ithaca se assemelha a uma ilha chorando, já que chuvas aqui são uma ocorrência comum. A quantidade de precipitação é três vezes mais do que em qualquer outra parte da Grécia.
Na primavera, a temperatura do ar é de +20 graus, neste momento as plantas estão florescendo ativamente. Toda a ilha está literalmente imersa no perfume das flores.
A Ilha de Ithaca é diferente, todo mundo que vem aqui de férias descobre algo especial, perto do coração.
Pontos turísticos, praias e outros objetos indicados no texto estão marcados no mapa em russo.Para ver o nome de todos os lugares, clique no ícone no canto superior esquerdo.