Atenas em 3 dias: como ter tempo para ver tudo

Atenas, como nenhuma outra capital européia, tem uma história antiga e rica, e a questão de saber se há algo para ver em Atenas não surge a priori. Atrações na capital grega em abundância. Mas o tempo para os turistas que vieram da costa do resort "descansarem" de férias na praia e conhecerem a cidade antiga, que sobreviveu a seu auge há mais de dois milênios atrás, às vezes é muito pequeno.

Atenas em três dias

Para responder à pergunta do que você pode ver em Atenas em três dias, seguiremos o conselho do viajante, escritor e fotógrafo Heidi Fuller-lava, para quem a Grécia e sua capital são uma paixão e um hobby especiais.

Primeiro dia

Não vamos quebrar as tradições, e o passeio pela cidade começará com um lugar interessante - a região de Monastiraki (Μοναστηράκι). É isso que a maioria dos turistas e visitantes de Atenas faz. Então nos familiarizaremos com o Novo Museu da Acrópole e nos encontraremos no início da noite, já caminhando entre as ruínas históricas da própria Acrópole. Admiraremos o panorama da cidade e a área circundante a partir da altura da colina, capturaremos os pontos turísticos de Atenas sob o sol poente em nossas câmeras. Fotos panorâmicas dos pontos turísticos da colina estão ganhando.

Embora possa haver uma programação um pouco diferente para o seu primeiro dia em Atenas. Nos meses mais quentes do verão, é mais sensato ir à Acrópole desde o início da manhã e passar a noite andando em Monastiraki.

Monastiraki

Esta praça na saída do metrô é mais como um pátio. Um mercado na rua. Ifesta é o ponto de atração de milhares de turistas diariamente. O barulho, o barulho, os gritos dos comerciantes, bem ali - cafés e pequenos restaurantes de comida rápida.

Aqui todos podem encontrar o que querem: lembranças, jóias, antiguidades antigas, bugigangas fofas, móveis antigos ... E se você não precisar de nada, passeie por este famoso mercado de pulgas. E não se esqueça de encontrar o que lhe falta e surpreenda-se - como você poderia viver sem isso antes?

O mercado está aberto das 7:00 às 19:00, mas muitas lojas abrem apenas às 10:00, os gregos nunca se apressam.

Perto do metrô, você pode ver a antiga mesquita (1759), que agora abriga o Museu de Cerâmica, e no cruzamento com a Rua Ermu, a Igreja da Santíssima Virgem Maria, construída no século XIX. Ele costumava ser católico. Ambos os edifícios têm uma história interessante.

Novo Museu da Acrópole

A vida da cidade desde a antiguidade e ainda gira em torno da mais famosa das sete colinas que a rodeiam. A Acrópole, testemunha do nascimento e prosperidade da cidade durante o tempo da Grécia antiga, e agora se ergue acima de Atenas, como um navio de pedra. E no convés deste navio as estruturas do antigo Partenon são majestosamente esticadas. No sopé da colina é um museu incrível inteiramente dedicado à famosa colina ateniense e sua história.

De acordo com a classificação do Tripadvisor, autoritário no mundo do turismo, este Museu ocupa o 8º lugar entre os 25 melhores do mundo.

Alguns fatos da história e do verdadeiro Museu da Acrópole.

  • O antigo prédio do museu (1874) não continha mais todos os artefatos descobertos durante as escavações nos últimos dois séculos. O incentivo para a construção do Novo Edifício também foi o desejo de longa data da Grécia de retornar à Acrópole as esculturas de mármore que Lord Elgin trouxe para a Grã-Bretanha.
  • Para construir este edifício único (2003-2009), o governo grego precisou de quatro concursos de arquitetura por quase quarenta anos: o tempo todo, a construção foi prejudicada por uma variedade de razões objetivas relacionadas a características geológicas e novos achados arqueológicos no local da construção.
  • Os projetos foram ajustados às circunstâncias. O resultado foi um projeto de 226 mil metros quadrados. m em colunas poderosas. Parece pairar sobre achados arqueológicos, exposições. As exposições ocupam uma área de 14 mil metros quadrados. Os quartos estão perfeitamente decorados e as obras-primas da antiga Acrópole parecem voar no espaço. Nos enormes salões, a luz brilha e parece que o prédio é transparente e sem paredes. O panorama ao redor do edifício também é único.

A exposição está localizada em três andares, e cada um possui uma área temática.

  • "Nas encostas da Acrópole" - nos dois lados do enorme lobby há uma exposição de utensílios domésticos, no meio há um piso de vidro com reforço, as ruínas da cidade antiga são visíveis abaixo.
  • O “Salão Arcaico” está cheio de belas estátuas iluminadas pela luz natural. As caritíades do templo de Ereikheton são a principal riqueza das escavações.
  • "Parthenon achados e perdidos." Totalmente dedicado a este templo. Aqui está o centro de informações, você pode assistir a um filme sobre a história do Parthenon, que é constantemente exibido na tela.

Interessante! As exposições do antigo museu foram transportadas para o novo local por três guindastes gigantes quase dois anos antes da abertura do novo Museu em junho de 2009, embora a distância entre eles seja inferior a meio quilômetro.

No restaurante acolhedor do segundo andar, desfrute de vistas da Acrópole e de outras atrações de Atenas e da área circundante.

Horas de atração e custo da visita:
  • de abril a novembro, todos os dias, das 8h às 20h e sexta-feira - até 22h;
  • de novembro a março, inclusive às terças, quartas e quintas-feiras, das 20h às 17h, nos finais de semana das 21h às 20h e na sexta-feira, da mesma forma que no verão até às 22h.
  • Fins de semana: segunda-feira, ano novo, Páscoa, 1 de maio, 25 a 26 de dezembro.
  • Bilhete: 5 euros, crianças / 3 euros reduzidos. As crianças ficarão muito interessadas aqui, para elas uma visita resultará em uma divertida busca de prêmios.
  • O museu está localizado entre a estação. Metrô Akropoli e encosta sul. Endereço: st. Dionísio, o Areopagita, 15.
Acrópole de Atenas

Uma área plana de apenas 300 x 170 metros no topo de uma colina de 156 metros no centro de Atenas é o que a Acrópole (geografia) é geograficamente. Ele também é chamado Cecropia (Kekrops) em homenagem ao lendário rei Kekrops, que é considerado o fundador da cidade.

Aqui o tempo para de correr e você toca na história, olhando ao mesmo tempo as ruínas antigas e a cidade moderna aos pés. A Acrópole fica apesar dos ventos, do ar do mar e de milênios. Durante sua vida, ele viu muitas coisas e sua história está intimamente ligada à história da Grécia.

O Parthenon e Ereikheton, Propylaea, templos de Zeus, Niki, o teatro de Dionísio, perto da antiga Ágora - esses e outros edifícios antigos criam um conjunto arquitetônico de beleza indescritível. É visível em Atenas de qualquer lugar da cidade.

A aparência antiga do assentamento começou a ser restaurada no final do século XIX, com a aquisição da independência pela Grécia. Foi possível desmontar e liquidar todos os edifícios do final do período, reposicionar várias igrejas. Nas encostas da Acrópole, cópias de esculturas estão agora em pé, e tudo o que foi preservado do original está em exibição no Museu.

No início do século 19, muitos exemplos valiosos da arte grega antiga apareceram na Grã-Bretanha, e ainda há debate se Lord Elgin roubou e removeu ilegalmente monumentos de valor inestimável da Grécia, ou, inversamente, salvou-os da destruição final pela população local.

Horário das atrações e preços dos ingressos:
  • no verão: de segunda a sexta, das 8h às 18h30, nos fins de semana e feriados das oito e meia da manhã às 14h30
  • no inverno: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nos fins de semana e feriados das oito e meia da manhã às 16h30.
  • Bilhetes: 20 euros, crianças e 10 euros preferenciais. Válido por 5 dias e permite ver muitos dos templos da Acrópole e da ágora em duas pistas.

A Acrópole de Atenas pode ser vista de forma independente, usando um mapa gratuito (inclusive em russo). Os cartões estão em agências de viagens, nas prateleiras do hotel, no aeroporto, nas paradas dos ônibus turísticos. Você também pode comprar um guia mais sólido nas lojas de Plaka ou Monastiraki por 5 euros.

E você pode contratar um guia de língua russa que contará e mostrará tudo o que você precisa ver. Somente sapatos para caminhada devem ser confortáveis ​​e, nos dias quentes de verão, não deixe de trazer água e proteção solar para a cabeça e os olhos. O abastecimento de água pode ser reabastecido durante a inspeção, existem fontes de água potável.

Segundo dia

Programa: primeiro, o museu mais visitado da Grécia e Atenas, fundado por um filho agradecido em homenagem ao pai, depois um passeio pelo antigo bairro de Plaka e, no final do dia, uma agradável estadia no hammam.

Museu Benaki

Como um museu particular começou a operar em 1931. Seu fundador é Anthony Benakis, que abriu seu museu em homenagem à memória de seu pai, empresário e famoso político Emanuel Benakis, prefeito de Atenas nos anos 20 do século passado. O fundador administrou a instituição até 1954 e, antes de sua morte, legou a coleção inteira ao estado.

As exposições aqui são objetos de arte grega desde os tempos pré-históricos até os dias atuais. A coleção é incrível e tudo o que você vê o ajudará a fazer uma viagem emocionante no tempo.

Aqui são exibidas e pinturas do artista El Greco, há ainda uma sala separada e, no total, a coleção de 6 mil pinturas de diferentes artistas e épocas. Os interiores do museu também são maravilhosos, está localizado em uma bela mansão.

No início deste século, uma coleção de arte asiática de propriedade do museu, a saber: porcelana chinesa, brinquedos infantis, exposições de arte islâmica e algumas outras, foram alocadas em galhos satélites separados e abertas em outras áreas da cidade.

Possui biblioteca própria, oficinas de restauração e conservação de exposições de museus e várias exposições temáticas são realizadas. Existem 25 mil originais únicos de fotografias e 300 mil negativos no arquivo de pontos turísticos.

No telhado, há um café com uma bela vista da cidade.

  • Localização: Art. Metro Evangelismos, esquina 1, Koumbari St. e Vas. Sofias Ave. O museu da praça central Syntagma, ao longo do edifício do Parlamento, pode ser alcançado a pé em 5-7 minutos.
  • O escritório central no domingo está aberto das nove da manhã às 3:00 da manhã, às 23:30 da quinta-feira e até às 17:00 da sexta-feira, sábado e quarta-feira. Fins de semana: segunda, terça e feriados.
  • Bilhete: 9 euros, infantil e preferencial - 7 euros, para todas as exposições temporárias de 5 a 7 euros. A entrada é gratuita na quinta-feira.
Plaka

À sombra da colina, onde está localizada a principal atração de Atenas, o antigo bairro de Plaka é protegido. Dê um passeio pelas ruas pitorescas, entre em uma pequena uzteria, sente-se ao ar livre, experimente pratos gregos tradicionais. Isso é bastante viável no verão e no inverno. E especialmente bom aqui à noite.

Plaka é um exemplo típico da vida metropolitana da Grécia, vibrante e exigente.

Banhos turcos - Hammam (Λουτρά)

O segundo dia de caminhadas em Atenas está chegando ao fim, é hora de relaxar um pouco não apenas com sua alma, mas também com seu corpo. Vá ao hammam, eles não estão apenas na Turquia, mas também na Grécia. Um banho turco pode ser encontrado aqui em Plaka, eis alguns endereços:

  • Tripodon 16 e Ragawa
  • 1 Melidoni & Agion Asomaton 17

Confie nos profissionais do banho, relaxe e alivie a fadiga, sinta após os procedimentos quão suave e elástica a sua pele se tornou. Após a lavagem, você será tratado com chá e doce delícia turca.

  • Os banhos estão abertos de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30, e nos fins de semana, das 10h às 10h.
  • O preço do ingresso é de 25 euros. O prazer não é barato, mas vale o feedback dos visitantes.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Dia três

Hoje visitaremos o museu de arte das Cíclades, que, com certeza, muitos ouvirão pela primeira vez. Tendo saído das salas dos museus, subiremos o funicular até o mais alto mirante de Atenas e terminaremos nossa jornada em Gazi - a nova tecnópole de Atenas.

Museu de Arte das Cíclades

Este lugar populariza a arte e a cultura antiga do Mar Egeu e da ilha de Chipre. A ênfase nas exposições está nos artefatos das Cíclades (3 milênios aC), a maioria dos quais são vasos antigos de cerâmica e figuras de mármore. A exposição também tem ânforas e esculturas micênicas.

No final dos anos 80, a coleção de Nicholas e Dolly Gulandris foi apresentada no Museu Benaki, depois foi exibida nos maiores centros de exposições do mundo e, em 1985, após a morte de Nicholas, um museu de nome foi aberto, com o nome do fundador (projeto do arquiteto Ioannis Vikelas).

A coleção está crescendo e uma extensão já foi feita para o prédio de 4 andares. A exposição já interessante é complementada por uma apresentação interativa de informações. Exposições frequentemente realizadas. A atração está localizada muito perto do Museu Benaki.

Leve seus filhos com você, eles não ficarão entediados aqui.

  • Endereço: 4 Douka Neofitou.
  • Horário: diariamente, exceto terça-feira.
  • Preço do bilhete: para adultos - 10 €, na segunda-feira - 7 €, para estudantes, jovens de 19 a 26 anos e idosos 7 € em todos os dias da semana.
Monte Lycabettus (Monte Lycabettus)

Escale esta montanha verde e você não se arrependerá. É a mais alta (270 m) das 7 principais plataformas de observação de Atenas. A colina também é chamada Lykavittos. Ele está em Kolonaki, perto da Acrópole, no início da subida da estação. Metro Evangelismos.

Tanto da Torre Eiffel de Paris quanto daqui, toda Atenas estará na palma da mão, direto para o mar. Binóculos também são instalados na plataforma de observação. Vista maravilhosa da Acrópole, a apenas 500 metros. A partir daqui, você pode ver o anfiteatro, onde em diferentes épocas se apresentam estrelas da música grega e artistas famosos do mundo. Os turistas escalam a montanha também por causa das vistas maravilhosas durante o pôr do sol para tirar fotos de Atenas e da área circundante com as próprias mãos.

Há um restaurante, uma pizzaria e um pequeno café. A capela de São George, feito no estilo bizantino.

Você pode escalar Lycavittos:

  • de táxi por 10-20 euros,
  • de teleférico por 7 euros em ambas as direções, 5 euros - em uma direção (das 9:00 às 02:30).
  • O intervalo do movimento funicular é de 30 minutos, nos horários de pico - a cada 10 a 20 minutos.

Mas as cabines estão quase fechadas e, especialmente, vistas espetaculares durante o levantamento não esperam. Viajantes experientes conhecem as trilhas e andam, dizem que a caminhada não é particularmente cansativa, mesmo com crianças. Naturalmente, sapatos, como em qualquer outro lugar a pé, não devem ser modelo, mas esportes confortáveis.

Todos os preços na página são para abril de 2018.

Gazi - Gazi (Γκάζι)

Esta é uma área na cidade velha, na fronteira com Kerameikos e a Acrópole. Por mais de cem anos, uma planta de processamento de gás trabalha aqui, graças a isso o distrito recebeu esse nome. Sempre foi disfuncional, durante a crise em Ghazi, muitos muçulmanos se estabeleceram aqui, mas não causaram inconvenientes especiais às autoridades e vizinhos de outras áreas da cidade.

Na virada do século, como resultado da reconstrução no local das instalações fabris, um enorme parque industrial (30.000 m²) cresceu e esse local se transformou em um novo centro cultural e de entretenimento da capital grega.

O Museu de Arte Moderna de Technopolis abriga seminários, exposições e conferências, concertos e festivais coloridos de várias orientações temáticas. O complexo possui um museu dedicado a Maria Callas, uma grande cantora de ópera, e muitos edifícios levam o nome de poetas gregos.

Na moderna Gazi, algo interessante acontece todos os dias. É aqui que acontecem o Festival de Jazz e a Semana de Moda de Atenas. Em Atenas, existem muitos exemplos de arte de rua, mas em Gazi o grafite é especialmente comum, ruas e bairros inteiros são habilmente pintados.

Existem muitos clubes juvenis e temáticos, restaurantes, a maioria deles trabalha à noite. Mas o legado do passado ainda não sobreviveu completamente a si próprio e, ao optar pelo entretenimento noturno, você precisa ser extremamente cuidadoso. É melhor não ir a esses eventos sozinho.

  • Chegar a Gazi é simples - art. metro Kerameikos.
Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Aqui estão as principais atrações de Atenas. E, finalmente, saindo da capital grega, bem aqui em Gazi, você tem a oportunidade de abafar as violentas explosões de emoções dos últimos dias. Pare no Kerameikos, o cemitério mais antigo de Atenas por uma hora.Costumava ser a fronteira de um antigo assentamento.

E imediatamente o barulho da cidade grande permanecerá muito, muito longe e, na contemplação de estátuas antigas, o tempo congelará para você. Um bom motivo para se acalmar diante da estrada, para repensar o que viu nesses três dias. E não se surpreenda se você conhecer algumas tartarugas grandes sob as oliveiras, elas gostam de relaxar aqui.

Vistas de Atenas no mapa em russo.

Assista ao vídeo: Viagem para Grécia: Atenas e Mykonos. Pedro Andrade. Roteiros pelo Mundo. Pedro pelo Mundo (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário