Cesareia - Cidade e Parque Nacional em Israel
Cesareia (Israel) é um lugar onde as realizações modernas da ciência e da tecnologia estão entrelaçadas com invenções antigas únicas, e relíquias históricas e exposições arqueológicas são encontradas literalmente a cada passo. Adicione a isso a natureza deslumbrante e a proximidade do Mar Mediterrâneo, e você obterá o destino de férias perfeito.
Informações gerais
Por falar em Cesareia, alguns têm em mente uma pequena cidade costeira com excelente infraestrutura e uma zona industrial desenvolvida, enquanto outros - o Parque Nacional, que possui um grande número de achados arqueológicos únicos. E o que é notável - cada um deles estará certo, porque sob esse nome existem dois objetos geográficos ao mesmo tempo. A primeira é uma cidade antiga fundada por Herodes e alcançou sua grandeza durante o tempo do Império Romano. O segundo é um assentamento moderno, fundado em 1977 perto das ruínas da principal atração turística de Israel e localizado aproximadamente no meio entre Haifa e Tel Aviv.
Outra característica importante deste parque é um nome bastante comum. O fato é que no mapa do mundo você pode encontrar várias cesarianas de uma só vez. Este, que em hebraico soa como "Sisaria", é considerado palestino ou simplesmente à beira-mar.
Antecedentes históricos
HerodesA história do Parque Nacional de Cesareia começou em meados do século IV. BC e da construção da Torre Straton, uma pequena vila fenícia no centro da qual ficava uma majestosa fortaleza de pedra. Durante os longos anos de sua existência, o acordo conseguiu mudar vários proprietários, até em 31 aC. e o imperador romano Augusto não o entregou ao rei judeu Herodes.
Então ninguém sequer imaginou quão fatídica seria essa decisão, porque uma idéia verdadeiramente grandiosa nasceu na cabeça de Herodes. Ele decidiu não apenas reconstruir completamente a cidade extraordinária, mas também torná-la o maior porto da Palestina. A comitiva mais próxima do governante de todas as maneiras possíveis o dissuadiu desse empreendimento, porque a baía rasa era completamente inadequada para o papel escolhido para ela. No entanto, Herodes era inflexível - em seus sonhos, a grandeza e o luxo da antiga vila não eram inferiores à própria Roma. E, por mais estranho que pareça, os planos do rei odioso estavam destinados a serem cumpridos.
Depois de 10 anos, Cesareia se transforma em um movimentado porto marítimo, recebe o status de metrópole e depois de um tempo se torna a capital de toda a Judéia.
A história adicional desta cidade é bastante tradicional. Desenvolveu-se ativamente, tornando-se o principal bastião da cultura, ciência e política, experimentando confrontos regulares de fanáticos religiosos, descobrindo novos poetas, teólogos e arquitetos, testemunhando as Cruzadas, bem como numerosos levantes e guerras. Um deles, que caiu em meados do século 13, primeiro levou à queda e depois à completa destruição da capital judaica. Em 1265, após a invasão das tropas muçulmanas do majestoso porto, restavam apenas ruínas, que agora estão incluídas na lista das principais atrações de Israel.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Caesarea National Park
As atrações de Cesareia atrairão não apenas os verdadeiros amantes da história, mas também os turistas comuns que apreciam lugares bonitos e uma atmosfera incomum. Oferecemos-lhe um pequeno tour virtual pelo parque e se familiarizar com alguns deles.
PortO único porto artificial, construído às margens do Mar Mediterrâneo, na direção de Herodes, foi considerado uma das estruturas mais destacadas de sua época. Para proteger a cidade de ondas altas e tempestades, os construtores então criaram concreto romano. Consistia em pedras, pozolana e limão, que foram despejadas em formas grandes e despejadas com água do mar. Depois de um tempo, a mistura solidificou completamente e se transformou em um bloco de concreto. Foi a partir deles que as amarras do porto foram construídas, cujo comprimento total excedeu 700 m.
Durante o auge de Cesareia, o porto não era apenas um local de estadia para navios mercantes, mas também um importante centro econômico, trazendo enormes receitas ao tesouro do estado. Em tamanho e importância, ele poderia facilmente competir com o porto de Alexandria. Agora é a atração mais visitada, em cujo território existem muitos restaurantes e lojas de souvenirs.
AquedutoEm vista das peculiaridades de sua localização geográfica, os habitantes de Cesareia experimentavam uma escassez constante de água doce. A solução para esse problema pertence ao mesmo Herodes, que ordenou a construção de um canal especial, através do qual a água da chuva começou a fluir para a cidade. Isso não apenas melhorou as condições de vida de seus habitantes, mas também contribuiu para o desenvolvimento ativo de Cesareia. Começou a construir banhos, esgotos, equipar os primeiros banheiros na Judéia.
AnfiteatroUma atração igualmente importante do Caesarea Park em Israel é o antigo teatro romano, que se tornou o primeiro no Oriente Médio. Os restos deste anfiteatro, que, aliás, estão perfeitamente preservados, foram encontrados durante uma expedição arqueológica realizada entre 1959 e 1964.
O edifício, projetado para 3 mil espectadores, foi construído simultaneamente com o porto e serviu as pessoas da cidade por pelo menos meio século. Inicialmente, o kurkaru, arenito, coberto com uma fina camada de gesso, era usado para sua construção. Mas após a chegada ao poder do imperador Septímio Severo, o teatro foi reconstruído - eles acrescentaram três níveis, aumentando o número de assentos para 5 mil e os decoraram com pórfiro e pilastras de mármore.
Mas o principal valor desse objeto é uma tábua de calcário, cujas inscrições confirmam a existência real do lendário Pôncio Pilatos. Agora, um importante artefato histórico, encontrado apenas no final de 1961, está armazenado no Museu de Israel em Jerusalém. Até o momento, o Anfiteatro de Cesaréia foi totalmente restaurado e recebe regularmente artistas israelenses e estrangeiros.
As ruínas de um antigo palácio que servia de residência do rei Herodes foram encontradas em um recife que se projetava no mar Mediterrâneo. A construção, ainda impressionante com sua beleza e grandeza, consiste em várias camadas de diferentes níveis. Suas principais características são os restos de piscinas de pedra usadas para armazenar água potável, pisos de mosaico decorados com padrões geométricos e banhos romanos, que são uma construção inovadora para a época. A parte mais bem preservada é a parte norte do palácio. É aqui que seu principal orgulho está localizado - uma enorme sala do trono, cercada por várias salas nos três lados.
HipódromoNenhuma atração menos interessante de Caesarea Park é o hipódromo romano, de uma olhada em que é de tirar o fôlego, mesmo para uma pessoa moderna. A instalação, localizada ao longo da costa e cercada por bancos de pedra, era o principal centro "cultural e de entretenimento" da época. Corridas de cavalos foram realizadas aqui, corridas de carros foram organizadas, criminosos foram executados, animais foram envenenados e lutas espetaculares de gladiadores foram organizadas. Em geral, o programa era mais do que rico.
O território do hipódromo está perfeitamente preservado. Pinturas em mármore e afrescos representando cenas sangrentas ainda são visíveis em suas paredes. Além disso, no extremo norte da arena, você pode ver os restos do portão, a partir do qual os participantes das corridas de carruagem começaram.
Templo de Augusto e RomaSe você considerar cuidadosamente as fotos de Cesaréia dedicadas à parte central do parque, você observará o seguinte marco histórico de Israel. Este é um templo pagão, construído em homenagem à deusa Roma e ao imperador Otaviano Augusto. O edifício, cercado por muros altos, possui uma estrutura típica para o período helenístico - um pórtico romano, elementos de mármore branco e fileiras de adereços de pilares.
O mesmo arenito-kurkar serviu de material para a construção deste templo, mas estava coberto com estuque tão bonito e de alta qualidade que ninguém duvidava de seu luxo e grandeza. Posteriormente, o santuário pagão foi destruído e, em seu lugar, foi construída uma catedral cristã octogonal, que existia até o século VII. Cesaréia foi atacada pelos árabes, que mais uma vez demoliram os muros da igreja e construíram uma mesquita em seu lugar.
Termos e CondiçõesOs banhos públicos, que surgiram na era bizantina, são um enorme complexo composto por várias salas de vapor e piscinas com água quente e fria. Os pisos do termo são decorados com mosaicos, considerado o principal valor da antiga Cesareia. Antes de entrar no complexo, havia uma palestra em que os moradores locais praticavam esportes, participavam de sessões de massagem, olhavam o corpo com óleo ou simplesmente relaxavam. E o piso de mosaico colorido, a palestra e até as colunas de mármore que cercam os banhos antigos sobreviveram até hoje.
Informações práticas
O horário de funcionamento do Caesarea National Park depende da época do ano.
Verão:
- Dom-Qui e sab - das 8h às 17h;
- Sex e feriados - das 8h às 16h.
Inverno:
- Dom-Qui e sab - das 8h às 16h;
- Sex e feriados - das 8 às 3 dias.
Na véspera dos feriados - das 8h às 13h
Preço do bilhete:
- Adulto - 39 ILS;
- Crianças - 24 ILS;
- Grupo adulto - 33 ILS;
- Grupo de crianças - 20 ILS;
- Estudante - 33 ILS;
- Em um certificado de pensão - 20 ILS.
Para quem planeja se familiarizar com os pontos turísticos do parque em alguns dias, recomendamos a compra de um cartão turístico (Bilhetes para economia de dinheiro):
- Azul (3 visitas) - 78 ILS;
- Verde (6 visitas) - 110 ILS;
- Laranja (ilimitado) - 150 ILS.
Compare preços de acomodação usando este formulárioNota! Os cartões são válidos por 2 semanas a partir da data de ativação. O custo é o mesmo para representantes de todas as idades. Obtenha as informações mais recentes no site oficial do Caesarea National Park - www.parks.org.il/en/reserve-park/caesarea-national-park/
Dicas úteis
Antes de você fazer um passeio turístico por Cesaréia, confira as dicas de turistas experientes:
- Israel é bastante quente - mesmo no final do outono a temperatura do ar atinge + 32 ° C. Além disso, praticamente não há árvores no parque, o que significa que também não há sombra. É por isso que a melhor época para visitá-la é de manhã cedo e horas antes do fechamento;
- Não poupe dinheiro pelos serviços de um guia - com ele o passeio se tornará muito mais interessante;
- Além disso, você pode pegar um folheto informativo na entrada ou solicitar uma visualização paga de um documentário (disponível em russo);
- Cuide de roupas confortáveis e calçados esportivos - você terá que andar muito;
- A maior impressão para os turistas é causada por concertos no teatro antigo. Como regra, eles são realizados no final da noite, o que permite não apenas ouvir as performances de celebridades do mundo, mas também desfrutar de um belo pôr do sol.
Cesareia (Israel) é um lugar digno da atenção de qualquer turista que venha à Terra Santa. Não deixe de visitar o parque e aproveitar sua atmosfera.