Vistas de Mumbai: o que ver em 2 dias?
A cidade de Mumbai, cujas atrações são conhecidas não apenas na Índia, mas em todo o mundo, é lembrada por sua beleza e diversidade. É por isso que os turistas que vieram aqui apenas por alguns dias nem imaginam quais lugares conhecer primeiro. Para facilitar sua escolha, compilamos uma revisão dos 10 principais lugares que podem ser vistos de forma independente e como parte de um grupo de excursão.
Porta de entrada para a Índia
O Arco do Triunfo, erguido em homenagem a George V e Queen Mary, que visitaram Mumbai em 1911, combina elementos de vários estilos arquitetônicos de uma só vez - indiano, europeu e muçulmano. Apesar do grande desejo dos moradores locais de concluir o trabalho no monumento o mais rápido possível, a construção durou mais de 10 anos.
As paredes do Portal da Índia, cuja altura em conjunto com a cúpula central é de 41 m, são feitas de concreto armado e basalto amarelo. A fundação do arco literalmente toca a beira da água - para sua construção, os trabalhadores tiveram que não apenas fortalecer a costa, mas também reconstruir quase completamente a antiga marina. A fachada do portão é decorada com entalhes a céu aberto e inúmeras pilastras, e o teto é coroado com 4 torres pontiagudas. Corredores espaçosos estão localizados em ambos os lados da estrutura, cada um com capacidade para 600 pessoas. O arco é especialmente bonito pela manhã, quando o sol nascente o pinta em tons dourados.
- Localização: Apollo Bandar, Colaba.
- Site oficial: //goo.su/02r1.
Kolaba District
Ao pensar no que ver em Mumbai em 2 dias, não esqueça de visitar Kolaba, a área mais turística da cidade, que se estende por toda a Marine Drive. Era uma vez, quando Colaba ainda era uma ilha separada, colonos europeus ricos se estabeleceram aqui. Agora eles deixaram apenas antigas mansões pseudo-góticas, contrastando com enormes arranha-céus, que abrigavam os melhores complexos hoteleiros, restaurantes luxuosos e cafés aconchegantes.
Atualmente, Colaba é considerado o mais respeitável e, talvez, o canto mais verde de Mumbaev. Com o início da noite, suas ruas estão repletas de barracas com roupas, lembranças e jóias, entre as quais muitos turistas gostam de passear. Além disso, é aqui que estão localizadas as atrações mais famosas da cidade - o Taj Mahal Palace Hotel, a Torre do Relógio de Rajibay, o prédio da Secretaria, o Museu Príncipe de Gales, o famoso Leopold Cafe, mencionado no romance de Shantaram, e muitos outros.
Movimentação marítima
O passeio marítimo Marine Drive, que se estende ao longo de Back Bay por 4 km, é uma das atrações mais visitadas da cidade. Passando pela praia de Chupatti, não ideal para nadar, mas ideal para caminhadas, ela vai para a colina de Malabar, habitada pelos moradores mais prósperos de Mumbaev.
Entre outras coisas, há Raj Bhawan, a atual residência do governador do estado, um monumento a Bal Gangadhar, erguido no início do século passado em homenagem ao famoso líder nacional, e o aquário Taraporevala contendo mais de 100 espécies de peixes e com o título de melhor oceanário da Índia desde 1961.
Aqui você pode passear pelo parque Nana-Nani, criado para a geração mais velha. Além de bancas de jornal e lojas com toldos especiais, existem muitas lojas, cafés e restaurantes em seu território. Com o pôr do sol na Marine Drive, também chamado de Colar da Rainha, milhares de luzes são acesas, lembrando o brilho de uma verdadeira pérola.
Cavernas de elefante
Olhando para as fotos e descrições das atrações de Mumbai nos catálogos turísticos, você provavelmente notará os elefantes ou, como também são chamados de cavernas de elefantes, localizados no meio de uma pequena ilha com o mesmo nome. Criados há mais de 1,5 mil anos, são considerados o monumento mais antigo e mais reverenciado da religião hindu.
O complexo do templo sagrado, esculpido por monges em uma rocha sólida, contém um grande número de pinturas rupestres e esculturas de pedra esculpidas dedicadas ao deus Shiva. Ao mesmo tempo, em cada um deles, a divindade aparece em uma imagem completamente nova; portanto, é melhor para uma pessoa não iniciada adquirir um bom guia de áudio ou um guia profissional. A principal dessas figuras é um enorme busto de cinco metros representando a divindade suprema imediatamente em três de suas formas - o Criador, Destruidor e Guardião.
Para ver a cidade das cavernas com seus próprios olhos, você precisa pegar uma balsa que cruza a ilha de Elephant (o nome antigo é Gharapuri) e o píer da cidade durante o dia (lá - das 09:00 às 15:00, volta - das 12:00 às 17) : 30). A viagem leva cerca de uma hora. Os ingressos são vendidos diretamente na marina. Um cupom pode ser usado nas duas direções. É habitual andar pela ilha não apenas a pé, mas também em um pequeno trem ou em uma cadeira especial (como costumavam usar rajas).
- Onde encontrar: Estado de Maharashtra, distrito Kolaba (ilha de Elephanta). Coordenadas: N18 58 0,012 E72 56 8.988
- Entrada para a ilha: cerca de US $ 4.
- Site oficial: //goo.su/02tD.
Pagode Vippasana
Falando sobre os pontos turísticos de Mumbai, na Índia, que podem ser vistos em alguns dias, não se pode deixar de recordar o World Vipassana Pagoda, um monumento simbólico de paz e harmonia, localizado quase nos arredores da cidade. A pedra fundamental deste templo, que é uma cópia exata da estupa Shwedagon de Mianmar, foi lançada em 1997 e a construção, que durou quase 11 anos, foi realizada exclusivamente em doações humanas. Curiosamente, durante o trabalho, partículas das relíquias de Buda doadas pelo então primeiro ministro do Sri Lanka foram muradas nas paredes da estrutura.
Inicialmente, o pagode foi construído de forma a permanecer por mais de um milênio. Por causa disso, não há uma única coluna de suporte em seu design - seu lugar foi ocupado por pedras com ranhuras, feitas com precisão de jóias. Por questões de confiabilidade, tanto a base do pagode quanto todo o nível inferior foram cobertos com basalto preto, de modo que há uma grande chance de que, após muitos milhares de anos, nossos trinetos netos admirem este maravilhoso edifício.
O Global Vipassana Pagoda em si consiste em 3 cúpulas construídas umas sobre as outras. Tanto o diâmetro quanto a altura total deste edifício atingem um quilômetro, e cerca de 8 mil paroquianos podem meditar simultaneamente no salão central. Além disso, o pagode possui uma galeria de arte, uma biblioteca e salas de aula para palestras.
- Localização: Perto de Essel World, Gorai Village, Índia.
- Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 às 19:00 (a entrada é somente até as 18:30).
- Site oficial: //www.globalpagoda.org.
Parque Nacional Sanjay Gandhi
O Parque Nacional Sanjay Gandhi, em homenagem ao filho falecido de Indira Gandhi, é uma enorme área de conservação na qual cresce, voa, corre, caminha, caminha e rasteja uma enorme quantidade de todos os tipos de animais. Os habitantes mais famosos do parque são veados, pitões, porcos-espinhos, cobras, macacos, hienas, antílopes e uma pequena população de leopardos africanos. Toda a reserva é coberta por vegetação bastante densa, à sombra da qual você pode se esconder mesmo nos dias mais quentes.
Entre as atrações mais procuradas deste parque estão escalada, passeios de barco ao longo do rio, safari de tigre e visitas às cavernas de Kanheri. Os últimos são um complexo de templo-mosteiro, esculpido em uma rocha vulcânica em mais 3 colheres de sopa. BC e Durante séculos, os monges eremitas budistas viveram aqui, agora as Cavernas Kanheri são consideradas um dos pontos turísticos mais exclusivos de Mumbai.
A escala deste complexo é realmente impressionante. Até o momento, os arqueólogos conseguiram encontrar 109 grutas, interconectadas, mas com propósitos diferentes (salas temporárias para peregrinos, celas monásticas, salas de oração, etc.). Nas paredes da maioria deles, estão gravadas imagens e cenas de Buda que contam a vida do Grande Mestre. Kanheri também tem seu próprio cemitério, composto por vários milhares de urnas, além de um sistema de tanques exclusivo, projetado para coletar água da chuva.
- As cavernas estão abertas diariamente das 07:30 às 17:30. É improvável que você consiga ver todos os 109, por isso é melhor usar os serviços de guias profissionais - eles o levarão aos lugares mais interessantes.
- Localização: Borivali East, 400066.
Estação de trem
Olhando o mapa de Mumbai com vistas, não podemos deixar de notar a principal estação ferroviária, cujo protótipo era a estação do britânico St. Pancras. A construção de Chhatrapati Shivaji Terminus durou cerca de 10 anos e foi concluída apenas em 1888. O resultado desse trabalho meticuloso foi um edifício magnífico, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Inicialmente, a estação recebeu o nome da rainha Victoria, mas alguns anos depois foi renomeada com sucesso. Desde então, seu nome, associado ao nome de outro herói nacional, nunca mudou. Hoje, Chhatrapati Shivaji Terminus, que aceita trens e trens de longa distância, é a estação mais movimentada de Mumbayev. Ao mesmo tempo, o próprio edifício, feito no estilo da arquitetura vitoriana, não se parece muito com uma estação tradicional. Parece mais um palácio ou algum castelo exótico, decorado com um grande número de arcos, pináculos, cúpulas, colunas e bordas esculpidas. O cofre central do edifício é coroado com uma figura feminina, simbolizando o progresso, e as pilastras na entrada principal são as estátuas de tigres e leões representando a Índia e a Grã-Bretanha.
- Localização: DN Road, Mumbai CST Area.
- Site oficial: //goo.su/02r2.
Museu Gandhi em Mani Bhavan
Se você não sabe o que ver em Mumbai, vá ao museu de Mahatma Gandhi, o homem que mudou para sempre o curso da história indiana. A casa, que abriga uma coleção única de museu, pertencia a um amigo cujo político ficava em todas as visitas à cidade.
À primeira vista, este museu, que ocupa um prédio de madeira comum, não representa nada de interessante. Não se distingue por nenhum excesso arquitetônico, caracteriza totalmente a ideologia do próprio Gandhi, que nunca aspirou à riqueza e não queria se destacar entre as pessoas comuns. Mas vale a pena entrar e você se encontra em uma atmosfera de anos passados, permeada por um desejo apaixonado de reconquistar da Grã-Bretanha o direito à independência.
O edifício do museu inclui 2 andares. O primeiro deles contém recortes de jornais antigos, elementos do interior do estudo, além de materiais de escrita e manuscritos escritos pelo líder em diferentes anos. Aqui você pode ver uma coleção de fotografias contando a vida de um político famoso. No segundo andar da casa, que conseguiu preservar o interior original, fica o quarto de Gandhi e um terraço aberto, no qual o grande líder indiano foi preso.
Atualmente, o Museu Gandhi em Mani Bhawan está incluído na lista de atrações da cidade cult, cujos visitantes mais famosos foram o casal Obama.
- Endereço: Museu Laburnam Rd, 19 Mani Bhavan Gandhi, Gamdevi, 400007.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 17:30.
- Site oficial: //goo.su/02R2.
Dhobi Ghat
A lavanderia Dhobi Ghat, localizada em uma área de 10 hectares e composta por vários níveis, pode ser exagerada, chamada de atração mais incomum, não apenas em Mumbaev, mas também em toda a Índia. Existem várias centenas de dhobis hereditários, lavadeiras masculinas pertencentes à casta intocável.
O processo de lavagem em Dhobi Ghat, servindo toda a cidade, leva até 3 dias. A princípio, as roupas são ensopadas e cuidadosamente batidas em banhos estreitos de concreto, depois são penduradas em cordas ou dispostas nos telhados, e depois são suavizadas com ferros de carvão antigos. Um especialista restrito é responsável por cada estágio da lavagem, e sabão ou nozes são usadas como detergentes. Esse trabalho físico duro é pago mais do que modestamente, no entanto, pelos Dhobi - esta é a única saída, eles não receberam outra.
Os turistas em Dhobi Ghat não são bem-vindos, portanto, tirar uma foto é apenas à distância (por exemplo, de uma ponte ferroviária próxima). Mas você pode observar as lavanderias de forma independente e acompanhadas pelos moradores locais. Nesse caso, uma taxa voluntária deverá ser paga pela entrada - aproximadamente 100 a 200 rúpias (US $ 1,5 a US $ 3).
- Local: Dr. E. Moses Rd., Perto da estação de Mahalakshmi.
- Site oficial: //goo.su/02r3.
Basílica de Nossa Senhora da Montanha
Mumbai, cujas vistas só podem ser muito difíceis de ver em um dia, irá deliciar-se com outro local de culto. Estamos falando da Basílica Gótica de Nossa Senhora, construída pelos jesuítas em 1579. Tendo percorrido um longo caminho desde uma casa de culto comum até um dos principais santuários da cidade, ela agrada a vista com a decoração elaborada presente tanto no design exterior quanto no interior.
Assim, na fachada de um belo edifício de quatro andares, você pode ver as letras iniciais da frase de saudação "Ave Maria", proferida pelo arcanjo Miguel em uma reunião com a Virgem Maria no dia da Anunciação. O terceiro nível do templo é complementado por uma data cinzelada de sua fundação, e a entrada principal é “guardada” por duas enormes torres com janelas abertas. As paredes do santuário são decoradas com painéis de madeira representando cenas da vida da Virgem, entre as quais existem estreitas varandas de ferro forjado.
Bem, o maior orgulho da Basílica do Monte Maria é a estátua da própria Virgem, adornando o altar principal. Nos longos anos de existência, a escultura, trazida de Portugal no início da construção, conseguiu perder a mão direita, que foi posteriormente substituída pelo mármore Jesus Cristo.
- Onde encontrar: Mount Mary Road, Bandra West, 400050.
- Atrações do site: //goo.su/02R3.
Vida nas favelas de Mumbai: