Um milagre da natureza - lithops ou "pedras vivas". Regras de cuidados e foto da flor

Para cultivar litops por conta própria, você precisa conhecer algumas características da vida dele: no Hemisfério Sul, as mudanças nas estações são opostas às russas.

E embora várias gerações de litops tenham crescido nas latitudes do norte, eles ainda se lembram do biorritmo do sul.

Em nosso material, você encontrará o que é, a que tipo de suculentas elas pertencem, se é possível manter esta planta em casa, como deve ser o cuidado com as flores em casa.

O que é isso

Lithops (grego λίθος, "pedra" + grego. Όψις, "aparência", Lithops) pertence ao gênero Succulents da família Aiza, cresce na África do Sul. Muitos atribuem litops a um cacto, mas isso é um erro. Lithops tem mais de 30 variedades. A parte superior da planta é composta por duas folhas grossas, separadas por uma brecha não muito profunda, da qual crescem uma flor branca ou amarela perfumada e novas folhas.

Ajuda Geralmente, o tamanho da planta suculenta não excede 5 cm, tanto em largura quanto em altura; lithops floresce, geralmente de agosto a novembro.

Na natureza, lithops podem ser encontrados em locais onde não existem condições de vida para outras plantas, porque podem sobreviver a um forte salto de temperatura e uma longa ausência de umidade.

Uma planta única pode ser facilmente confundida com pedras comuns: é pequeno, arredondado e com a cor do solo em que cresce - é por isso que os lithops são chamados de "pedras vivas".

Em que solo o lithops cresce, sua cor depende: cinza, verde, marrom e até roxo. As folhas carnudas podem ser convexas ou planas, com manchas ou padrões. A maioria dos tipos de litops são plantas de vida longa, com grupos que formam a idade de 10 a 20 cabeças individuais. Seguindo as regras simples de cuidados, "pedras vivas" podem ser admiradas por muitos e muitos anos.

Lithops contém substâncias tóxicas e são perigosas para bebêsprovando tudo.

Espécies de plantas e suas fotos

Considere os tipos mais populares de litops, bem como familiarize-se com a foto da flor.

Linda (Bella)

Planta de altura média, com folhas amarelo-acastanhadas e flores brancas ligeiramente perfumadas.

Aucampiae

Possui pequenas folhas arredondadas de tonalidade verde, marrom ou azul com manchas, com uma lacuna profunda entre as folhas e uma flor fofa de cor amarela brilhante.

Ótica (Ótica)

Difere em uma cor muito diferente de folhas altas e arredondadas: do cinza esverdeado à framboesa, com uma fratura profunda entre as folhas e pequenas flores brancas semelhantes às margaridas.

Verde azeitona (Olivaceae)

assemelha-se aos dentes-de-leão com suas flores amarelas com folhos, folhas de oliveira redondas e altas e um padrão de traços e pontos brancos.

Lesliei

Parece seixos acinzentados com suas pequenas folhas carnudas. cinza, azul acinzentado ou marrom com um padrão manchado e flores amarelas com cheiro agradável.

Crescendo

Em casa

Condições básicas:

  • janela no lado sul;
  • solo pedregoso, passando água livremente;
  • rega esparsa e ventilação regular.

Lithops pode ser cultivado usando sementes que são melhor armazenadas nos frutos da planta, mas liberte-as suavemente da casca antes da semeadura.

Para uma nota. A louça para sementeira deve ter mais de 10 cm de altura, porque em condições naturais as raízes crescem a uma profundidade maior.
  1. A panela precisa ser preenchida com um substrato de sementes e a camada superior compactada, espalhando as sementes sobre a superfície, umedecendo com água fervida e cobrindo com vidro ou plástico transparente por vários dias.
  2. A semeadura deve ser pulverizada para que a superfície não seque antes do início da germinação das sementes.
  3. Após 2 semanas, quando as sementes germinarem, coloque o vaso em condições próximas ao conteúdo das plantas adultas.

É melhor plantar lithops em uma panela junto com outras plantas suculentasque, em caso de excesso acidental de rega, retira uma parte significativa da umidade da panela.

Se as raízes enchem rapidamente o recipiente, é necessário transplantar sem perturbar o sistema radicular. No primeiro ano após o transplante, existem nutrientes suficientes no solo e a planta não é fertilizada. Nos anos seguintes, os lithops podem ser alimentados uma vez por mês, de junho a setembro.

Com o início do crescimento durante o período adormecido, a planta deve ser tratada com agentes de proteção para protegê-la dos vermes.

Falamos em mais detalhes sobre como cultivar litops a partir de sementes em casa em um artigo separado.

Em campo aberto

Condições básicas:

  • Solo ruim
  • rega esparsa;
  • boa iluminação

Você pode plantar lithops em qualquer solo: do arenoso ao nutritivomas o solo ruim é mais adequado para a umidade e o ar, como terra decídua com areia, tijolos quebrados ou seixos.

As sementes brotam bem se forem plantadas no meio do verão em uma estufa bem ventilada e com iluminação artificial você pode semear em qualquer época do ano.

Importante! Lithops pode suportar altas temperaturas em ar fresco, mas seco, caso contrário eles podem apodrecer ou secar.

Atividade vital da planta: o inverno é o período adormecido, a primavera é a substituição das folhas. No inverno e no início da primavera, os lithops precisam de um local fresco e seco, com uma temperatura de 8 a 12 ° C. Com o aparecimento de sinais de crescimento ou a formação de gemas, o que significa o fim do período de dormência, retome gradualmente a rega sem remover as folhas secas.

Cuidados com as flores

Nos desertos ensolarados - os habitats nativos dos lithops - a sombra é bastante rara, por isso eles precisam de sol forte durante todo o ano e de arejar regularmente. Não é necessário desdobrar o pote da fonte de luz, uma vez que a orientação pelo sol é extremamente importante para o aparecimento de botões.

O Succulent tolera mudanças bruscas de temperatura: de 25 ° C no verão a 12 ° C durante a dormência.

Lithops deve ser regado durante o período de crescimento uma vez a cada 2 semanas, e durante a dormência, não regue de maneira alguma, como quando os botões aparecerem. As plantas toleram perfeitamente o ar seco e não precisam de pulverização.

As nuances de cuidar de litops em casa e em campo aberto podem ser encontradas aqui.

"Pedras vivas" é um verdadeiro milagre da natureza, encantando com sua incomum e despretensão. Plantas refinadas com uma atmosfera indescritível irão decorar e adicionar estilo ao interior com um mínimo de esforço. E as plantas, cujo cuidado e manutenção estavam corretas, agradarão com um fenômeno incomum - o florescimento de "pedras vivas".

Vídeo útil

No vídeo, você aprenderá os segredos de cuidar e cultivar lithops em casa:

Assista ao vídeo: Conta de Lágrima (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário