Azálea ou "Rosewood": características do cuidado e crescimento em casa com uma foto

A azálea é uma beleza oriental, convidada da Ásia, Japão e China. Traduzido, esse nome significa "pau-rosa". Embora as flores venham em muitas cores diferentes - branco, roxo, variado, vermelho, uma grande variedade de tons de rosa.

A azálea pertence ao gênero Rhododendrons da família Vereskov.

A azálea cresce com um arbusto - uma árvore em miniatura com muitos galhos, folhas pequenas e densas. Característica - floração muito magnífica.

Características do cultivo de rododendros internos em uma panela

Flor temperamental da azálea pitoresca. Ela precisa de cuidados especiais perto de condições naturais. Nas estufas, a azálea é ótima, mas o clima do "apartamento" não é de todo adequado para esta bela planta de casa. Se você seguir as regras de cuidados em casa, a flor agradará mais de uma vez com seu magnífico florescimento.

Em várias épocas do ano

No outono e até o final de janeiro, a temperatura ideal para as azáleas é de 10 a 12 ° C durante o dia e de 6 a 8 ° C à noite. A umidade é alta. A azálea não tolera o ar seco. Não deve ser colocado no parapeito da janela próximo a baterias que secam o ar durante o aquecimento. Se no verão a azálea estava no jardim ou na varanda, ela deve ser transferida para a casa antes da estação de aquecimento para se adaptar à temperatura ambiente. No outono, devido às curtas horas diurnas da azálea, é necessária iluminação adicional por 2 a 3 horas com lâmpadas especiais. Você pode encontrar mais informações sobre os recursos do tratamento com azálea no outono aqui.

Durante a floração

Basicamente, a azálea floresce no inverno, as variedades precoces começam a florescer em dezembro. As variedades posteriores florescem no final do inverno, até março. A floração é magnífica, brilhante, saturada, mas não longa. Uma convidada asiática despeja suas flores rapidamente.

Você precisa "limpar" um pouco a flor - colete imediatamente pedicelos secos, inflorescências. As folhas secas também são removidas.

Dentro de algumas semanas, folhas jovens aparecerão - brotos. A parte superior deve ser cortada - a primeira vez em maio e no verão o procedimento é repetido 2 vezes. A pitada forma uma bela árvore com uma magnífica "coroa" - um chapéu. Antes e depois da floração, a azálea percebe um banho frio. O substrato é pré-fechado com um saco plástico para que o solo não seja lavado e a raiz não esteja molhada.

Como cuidar: instruções passo a passo

Local de desembarque no apartamento

Não coloque panelas sob luz solar direta, a azaléia adora frescor, as janelas do sul não são recomendadas, a azaléia se sente melhor no sudeste. Haverá luz e calor suficientes. Se estiver muito quente no verão, é melhor sombrear as janelas com papel branco ou uma cortina de luz.

Solo

Melhor comprar o substrato na loja. Solo adequado para samambaias e orquídeas.

IMPORTANTE! O solo das azáleas deve ser solto e ácido.

A composição do substrato para as azáleas:

Opção número 1

  • Grama ou terra da folha - 2 partes.
  • Areia - 1 parte.
  • Turfa de cavalo - 1 parte.
  • Flocos de coco para que o substrato fique solto e não endureça - 1 parte.

Opção número 2

  • Heather land - 2 partes.
  • Terra de folha - 1 parte.
  • Húmus - 1 parte.
  • Casca de pinheiro desfiada - 1 parte.

Opção número 3

Se não houver terra de urze ou grama, você pode tomar a terra na floresta, onde crescem os pinheiros - a opção mais ótima e mais fácil. 2 a 3 grânulos de hidrogel podem ser adicionados ao substratopara que a umidade não permaneça.

A drenagem é necessária, argila expandida pode ser usada. Você pode levar um pote de cerâmica baixa, plástico ou argila - não há preferências especiais pela azálea na escolha de um pote.

Ao transplantar, o vaso deve ter um diâmetro maior que o anterior.

Temperatura e ar

  1. A luz deve ser difusaMelhor tolera penumbra azálea.
  2. No verão, você pode tirar panelas no jardimevitando a luz solar direta. A chuva de verão não danifica as azáleas. Nas latitudes do sul, pode ser plantado em campo aberto durante a reprodução, observando todas as condições de cuidado.
  3. É necessária alta umidade. No verão, é desejável umedecimento adicional - irrigação regular de folhas com água fria. Para evitar que o substrato endureça, é aconselhável molhá-lo imergindo os vasos em um recipiente grande por 1 a 2 horas, para que as raízes estejam bem umedecidas. A água não deve entrar nas flores.
  4. Afrouxar o substrato não é recomendado., as azáleas têm raízes muito delicadas, podem ser facilmente danificadas.
  5. É muito importante observar o regime de temperatura: no inverno - não superior a 14 ° C e no verão é permitido com boa umidade 20 - 21 ° C.

Rega

A água deve ser purificada, macia e refrigerada.

DICA! Para regar as azáleas, você pode adicionar 2 a 3 gotas de vinagre, suco de limão ou vários cristais de ácido cítrico para neutralizar o cal.

No inverno, você pode "regar" a flor com cubos de gelo ou neve, espalhando uma pequena quantidade na superfície do solo em uma panela. No verão, os cubos de gelo podem ser congelados para esse resfriamento.

Top vestir

Fertilize a azálea bonita na primavera - verão, uma vez por semana, com fertilizantes especiais para azáleas ou use uma solução de nitrato e sulfato de potássio - 15 a 20 g por 10 litros de água. Geralmente, a fertilização é combinada com a rega. Ao formar brotos, você pode alimentar a flor com uma solução de superfosfato, as doses são as mesmas.

Muitos fertilizantes minerais não são adequados para azáleas, eles têm muito sal, e é por isso que um revestimento branco aparece nas paredes internas da panela. Isso pode prejudicar as raízes.

Você pode usar fertilizantes líquidos especiais para orquídeas, ou os especialistas recomendam o uso de fertilizantes com velas especiais. Eles fertilizam a azálea de maneira abrangente, gradual e uniforme ao longo da temporada. A vela é inserida no solo úmido ao longo das paredes da panela a uma distância de 10 a 12 cm.

Mulching

Essa técnica de cuidado é necessária para as azáleas, especialmente para as variedades de jardins. Normalmente, triture o solo ao redor do tronco, protegendo-o de superaquecimento e secagem. E no inverno, a cobertura morta protege a raiz do congelamento. A cobertura morta não permite o crescimento de ervas daninhas, mantém a acidez do solo e facilita o tratamento da azálea.

A camada de cobertura morta não deve cobrir o pescoço da raiz. A camada de cobertura é composta de turfa, agulhas, musgo, folhas de carvalho, palha fina, às vezes a turfa é misturada com serragem.

Pulverização

No verão, as azáleas são especialmente difíceis. Ajuda a manter a umidade por pulverização. A azálea adora água fria. É pré-fervido e resfriado. É necessário refrescar bem a parte de baixo das folhas.

Poda

Os floristas recomendam a poda de azáleas desde muito cedo. Cada primavera após a floração, os rododendros são podados. Com o tempo, a azálea cortada floresce bem e abundantemente, e o mais importante - novos brotos são formados.

O procedimento de poda da azálea é simples:

  1. É necessário desinfetar com ferramentas de álcool - uma faca ou tesouras de podar.
  2. A princípio, são cortados brotos longos, excedendo o comprimento de todos os brotos.
  3. Em seguida, brotos grossos precisam ser reduzidos.
  4. Brotos fracos e doentes são removidos.
  5. As áreas de corte são tratadas com carvão ou pasta Runnet.
  6. Após 2 semanas, novos folhetos começarão a aparecer.

Graças à poda, uma árvore em miniatura é formada com um tronco nu e uma coroa exuberante.

Transplante

Recomenda-se que a azálea jovem seja transplantada todos os anos, e um adulto é suficiente 1 vez em 3 anos.

AJUDA! A azálea não pode ser transplantada durante a floração, no inverno - há um grande risco de a flor não enraizar.

O melhor momento para um transplante é quando a azálea já caiu suas flores e apenas brotos jovens apareceram.

Para transplantar azaléia, você precisa de habilidade e habilidades, o procedimento deve ser seguido:

  1. Uma drenagem de pelo menos 3 cm é derramada na panela.
  2. A azálea é extraída do vaso anterior.
  3. Mergulhe antes da raiz a raiz.
  4. Em um recipiente com água, a raiz cai junto com um pedaço de terra por 30 a 40 minutos.
  5. O substrato antigo é removido e lavado com um regador.
  6. A água é usada apenas purificada.
  7. É necessário limpar a raiz de raízes doentes e secas.
  8. A azálea renovada é colocada em uma panela e preenchida com um novo substrato no colo da raiz.
  9. Para construir o sistema radicular, a azálea pode ser alimentada com uma solução de zircão.
  10. Combine a cobertura com a rega 3 a 4 dias após o transplante.
  11. Você pode fertilizar a flor apenas 2 meses após o transplante.

Se o substrato antigo não estiver infectado com fungos e outras pragas, é melhor transplantar a azálea por transbordo - movendo a flor para uma nova panela com um pedaço de terra. A adaptação neste caso será indolor. Os floristas recomendam que os iniciantes usem esse método específico.

Um transplante de azaléia passo a passo está bem representado neste vídeo:

Foto

Como cuidar da flor da azálea em casa é mostrado na foto:



Problemas para manter uma planta em casa

  • As folhas escureceram e começaram a cair - o resultado de uma rega inadequada. A raiz da azálea é muito grossa e densa, de modo que a flor começa a ficar caprichosa com a seca e com a rega excessiva. É necessário ajustar a rega.
  • Se as folhas ficarem amarelas e a azálea parecer sem vida - falta nitrogênio, magnésio ou ferro. A falta de nitrogênio inibe o crescimento de folhas e caules. O processo de fotossíntese é interrompido, as folhas ficam pálidas. É necessário alimentar a flor com fertilizantes complexos.
  • Ao transportar no inverno, você precisa embalar bem os vasos para que a flor não congele.
  • Os botões ficaram marrons - a flor está doente, a azálea não floresce. É necessário cuidado especial - quarentena.
  • As folhas enrugadas e manchas apareceram nelas, as pontas começaram a escurecer - as azáleas estavam quentes. É necessário aumentar a umidade do ar, diminuir a temperatura com gelo e obscurecer as janelas, principalmente na hora do almoço.

Além disso, a planta pode murchar se o cuidado adequado não for organizado após a compra. Aqui está o que fizemos em detalhes sobre o que fazer depois de adquirir a azálea e como preservar sua beleza em casa.

Doenças e Pragas

Os problemas mais comuns da bela azálea:

  1. Clorose As folhas de azálea começam devido a água muito dura ou composição inadequada do substrato. É necessário alterar as condições de rega - a rega deve ser ligeiramente acidificada com água. É aconselhável alimentar a flor com quelato de ferro. Se o substrato não couber, será necessário substituí-lo.
  2. Praga tardia - apodrecendo da raiz, esta doença se espalha gradualmente para galhos e folhas, sendo necessário ajustar a respirabilidade do substrato. Ajudará a pulverizar as folhas com um fitoderma.
  3. Necrose A azálea começa a doer devido a um frio intenso, a correntes de ar. As folhas ficam marrons. É necessário ajustar a temperatura e reorganizar a azálea em um local mais claro, evitando a influência de correntes de ar e ar condicionado.

As pragas mais perigosas para a azálea:

  • Ácaro morango - a praga mais perigosa. Ele come flores, brotos, folhas jovens torcem, desbotam e caem. A flor pode morrer. Salve phytoverm ou neoron. O processamento será necessário 3 a 4 vezes, com um intervalo de 8 a 9 dias. Você precisa processar a panela, a janela e o peitoril da janela, essa praga é muito tenaz e difícil de remover.
  • Ácaro aranha as tranças ramificam e saem com uma teia de aranha fina, comem suco, as folhas ficam marrom-acinzentadas e caem. Se a doença não começar, lavar as folhas com água e sabão ajudará. Você pode pulverizar com uma solução de Actellik: 2 ml por litro de água.
  • Toupeira A azálea torce as folhas em um tubo. As folhas secam e caem. Lagartas rastejam rapidamente em folhas saudáveis, destruindo-as rapidamente. Ajuda com este mal de enxofre.
  • Mealybugs dobrar folhas, afetar brotos jovens e as próprias flores. Um banho quente e a pulverização com uma solução de qualquer inseticida - 1 ml por litro de água são muito úteis aqui.
  • Percevejos com Rododendro - As principais pragas da azálea. Eles deixam manchas de pigmento feias nas folhas, põem ovos na superfície interna das folhas. Será necessário tratamento com diazina.

Pragas de azálea e sintomas de sua aparência, bem como maneiras de lidar com eles neste vídeo:

Agora, quando os amigos lhe derem essa linda flor em uma panela, você não sentirá a timidez de um jardineiro iniciante apenas porque não sabe como cuidar dela adequadamente.
A azálea é uma flor delicada, precisa de cuidados especiais, rega adequada e alta umidade. A flor é muito delicada, suscetível a várias doenças e pragas. Mas todos os esforços e esforços serão pagos pelo elegante e requintado florescimento da bela azálea.

Vídeo

Vídeo sobre como cuidar da azálea em casa:

Deixe O Seu Comentário