Beleza crescente no inverno: como cortar rosas quando a janela está fria?

A propagação de rosas por estacas é uma opção confiável, pois esse método é simples e não requer habilidades e conhecimentos especiais do cultivador, e também é bastante eficaz: sob todas as condições, a porcentagem de estacas enraizadas é bastante alta.

Além disso, esse método pode produzir reprodução em qualquer época do ano, mesmo no inverno. Isso será discutido neste artigo.

O que são estacas?

As estacas são um método artificial de propagação vegetativa de plantas, no qual são usadas partes, estacas separadas da planta mãe. Ao enxertar, são obtidas plantas jovens com seu próprio sistema radicular, que retêm todos os sinais e propriedades da amostra materna.

Ajuda. As seguintes variedades de rosas podem ser cultivadas perfeitamente a partir de mudas: todas as miniaturas e polyanthus, a maioria das semi-escaladas e escaladas, variedades de chá híbridas, destacam-se as rosas, as variedades Iceberg e Rosalind. Reparar e estacionar rosas são cortadas com grande dificuldade.

Tempo adequado

Estacas de rosas podem ser feitas em qualquer época do ano. Muitas vezes, os jardineiros cortam raízes no verão. Mas a estação de maior sucesso para enxertia é considerada outono: Estacas cortadas de roseiras durante a poda de outono são plantadas no solo para o enraizamento.

Mas há situações em que esses espécimes caem nas mãos de um amante dessas flores que ele sonhava em adquirir. E já é inverno lá fora, e não se pode falar de um enraizamento completo da planta. Portanto, faz sentido manter os brotos colhidos até a primavera.

Características distintas das estacas de inverno

O significado das estacas antes do inverno é preservar as estacas até a primavera, em um estado capaz de vegetação e enraizamento. Isso é equivalente ao fato de que as rosas estarão vivas até a primavera. Existem várias opções para salvar:

  1. preservação de mudas no porão;
  2. na geladeira;
  3. na varanda envidraçada;
  4. no peitoril da janela fria.

E é possível, como mostram os muitos anos de experiência dos cultivadores de flores, criar uma aparência de armazenamento de mudas diretamente no solo ao ar livre. Eles podem simplesmente ser cavados em um buraco especialmente cavado, e você também pode criar uma estrutura especial - uma estaca ("estufa fria").

A essência do método de armazenamento de estacas na geladeira é colocar as estacas cortadas em um pano ou papel de algodão umedecido (como opção - musgo-esfagno), no qual são embrulhadas e embaladas em um saco plástico. Local de armazenamento - um compartimento na geladeira para legumes.

Ajuda. As estacas também podem ser colocadas em um substrato umedecido, composto de turfa e areia, que é despejada em uma caixa e armazenada no porão.

Você pode armazenar estacas picadas na varanda:

  1. coloque-os em um balde;
  2. coloque um saco plástico por cima;
  3. é bom aquecer com cobertores e jaquetas;
  4. colocando espuma de embalagem sob o balde, deixe para o inverno.

Instrução de pouso

  1. Preparação de inventário e materiais. Para realizar as estacas, você precisará de uma faca ou tesoura de jardim desinfetada por álcool, arcos de ferro, material de cobertura (agrofibre, lutrasil), um filme plástico.
  2. Preparação do solo. Para uma cutícula, é necessário cavar uma fossa ou vala com 30 a 70 cm de profundidade.O terreno que foi escavado deve ser misturado com turfa e areia em proporções iguais. A turfa fornecerá a folga do solo, sua respirabilidade e a areia contribuirá para a drenagem (vazão de excesso de água).

    Nesta mistura, você pode adicionar húmus, composto. O fundo da cutícula deve ser coberto com uma camada de areia grossa (5 - 10 cm). Como opção: o fundo é preenchido com galhos secos, grama (20 cm), depois uma camada de turfa (20 cm), depois uma camada de solo composto (20 cm).

  3. Cortar estacas. As hastes das quais as estacas serão cortadas devem ser retas, fortes, sem danos visíveis e doenças infecciosas.

    Sua espessura é de cerca de um lápis (4-5 mm de diâmetro). Cada uma das hastes é cortada em comprimentos de 20 a 25 cm.

    Uma condição importante: em cada um desses segmentos deve haver 3 - 5 rins desenvolvidos. A parte superior da filmagem é melhor não tirar, pois pode ser verde.

    O corte superior - uma linha reta - é feito 2 a 3 cm acima do rim superior e o inferior - em um ângulo de 45 graus - diretamente abaixo do rim inferior. Todas as folhas e espinhos devem ser removidos.

    Cuidado! Através de folhas e espinhos, a planta pode perder a umidade, o que coloca o processo de enraizamento com segurança.
  4. Processamento de corte. É recomendável que as mudas antes do plantio sejam tratadas com estimulantes da formação radicular ("Kornevin", "Roots", "Heteroauxin"). Alguns jardineiros recomendam pré-brotos de rosas por um dia para colocar na água com um estimulante diluído.
  5. Enraizamento. O substrato na cutícula antes de plantar as mudas deve estar bem umedecido. Cada caule é enterrado por 2/3 no chão, 1/3 parte permanece acima da superfície. O aprofundamento é realizado em um ângulo de 45 graus para aumentar a área de contato da alça com o solo. O substrato ao redor das mudas é bem triturado para impedir a entrada de ar no corte. A distância entre os brotos plantados é de 10 a 15 cm.
  6. Aterragem. Na primavera (maio), as estacas enraizadas devem ser transplantadas para um local permanente. O melhor lugar para uma rosa é uma área brilhante e aberta, sem correntes de ar e águas subterrâneas próximas à superfície da terra. As mudas devem ser cuidadosamente removidas da cutícula, juntamente com um pedaço de terra formado ao redor das raízes, e plantadas em um poço de plantio preparado.
  7. Cuidados adicionais

    Galhos ou ramos de abeto são colocados nas mudas, arcos são construídos de cima, sobre os quais é derramado material de cobertura; depois, um filme plástico e até galhos e ramos de abeto por cima. As mudas isoladas dessa maneira poderão hibernar com calma e, na primavera, já terão tubérculos radiculares.

    Na primavera, estacas semelhantes devem ser abertas gradualmente: primeiro remova a neve; depois, à medida que se aquece, remova os galhos e ramos de abeto e depois abra o material de cobertura. Depois que as plantas jovens se adaptam ao novo ambiente, elas podem ser plantadas em locais permanentes.

    Problemas e soluções

    Não haverá problemas e dificuldades com o enxerto se todas as condições forem atendidas. E o mais importante deles é o isolamento de alta qualidade para o inverno. Se o produtor estiver com preguiça de cobrir as mudas com material de cobertura, polietileno ou galhos, as mudas jovens e imaturas simplesmente morrem.

    Outro fator importante é o preenchimento da cutícula com um substrato. Rose é uma planta mimada, que precisa de nutrientes para enraizar. Eles serão fornecidos com húmus, composto. Mas o calor adicional dará grama, galhos jogados no fundo da cutícula. Acredita-se que, com decomposição lenta, os orgânicos liberem uma pequena quantidade de calor.

    E, finalmente, para que a futura planta seja forte, viável, sem lesões infecciosas, estacas saudáveis ​​devem ser selecionadas para estacas, e a ferramenta com a qual eles são cortados em estacas deve ser tratada com um anti-séptico.

    Apesar do fato de que no inverno a maioria das plantas sobrevive a um período adormecido, a vida está furiosa sob o abrigo quente da cutícula, cujos resultados podem agradar ao jardineiro na primavera e ainda mais no verão, durante a floração e fragrância das tão esperadas rosas de estimação.

Deixe O Seu Comentário