Decoração de qualquer jardim - uma rosa "Aquarela" com uma cor incomum

Hoje é difícil imaginar um jardim ou canteiro de flores, no qual a rainha das flores - uma rosa não crescesse.

Esses arbustos populares gostam de cultivar muitos jardineiros, e a abundância de suas variedades pode satisfazer até o gosto mais sofisticado.

Muitas vezes, nas parcelas, há uma variedade de rosas chamada "Aquarela", que tem suas vantagens e desvantagens. Vale a pena entender com mais detalhes como cuidar adequadamente de uma rosa para que ela sempre agrade aos olhos com flores em abundância.

Descrição da nota

"Aquarela" é uma rosa híbrida de chá e recebeu esse nome devido à cor incomum das pétalas - seus tons suaves de rosa do lado de fora se transformam suavemente em leitosos ou pêssegos no centro.

Você também pode reconhecer uma flor por esses sinais:

  • altura do arbusto - 70 - 120 cm;
  • galhos - eretos, poderosos, moderadamente espalhados por folhagem verde escura e lustrosa;
  • flores - até 12 cm de diâmetro;
  • arbustos de largura - até 50 cm;
  • a forma dos botões é esférica com um núcleo na forma de um cone;
  • as pétalas das flores são grossas e felpudas;
  • estames marrons dourados são visíveis dentro da flor.

Flores em aquarela rosas coletadas em inflorescências. No caule, eles podem ser localizados individualmente ou até 7 peças ao mesmo tempo.

As principais vantagens desta variedade são resistência ao frio, floração constante, resistência ao oídio e manchas pretas. As flores praticamente não desaparecem ao sol e encantam constantemente os proprietários com seu brilho. Os jardineiros consideram as desvantagens de que arbustos um tanto ocupados ocupam muito espaço, florescem mal com a falta de luz e também reagem dolorosamente a correntes de ar.

Foto

Abaixo você pode ver uma foto da flor:





História de ocorrência

A espécie híbrida de rosa chá foi criada em 1999 no viveiro alemão Tantau por um criador chamado Hans Jürgen Evers, especialmente para cortar buquês. "Aguarela" é um descendente da variedade "Augusta Louise". Também é associado a esses nomes por sinônimos:

  • TANellqua;
  • Perfeita harmonia;
  • St. O ouro de Margaret.

Vale ressaltar que em 2010, nas competições de rosas em Madri e Roma, a variedade ganhou medalhas de bronze.

Características distintivas

De muitos outros tipos de rosas, "Aquarela" se distingue por transições suaves de cores nos botões, e tons amarelos de amarelo e laranja avermelhado contrastam favoravelmente contra o fundo de folhagem verde e densa.

Também a massa da flor aumenta muito rapidamente e, em pouco tempo, cresce para tamanhos grandes. Também reconhecemos essa variedade por sua floração abundante e aroma delicado e estável, com notas cítricas e frutadas pronunciadas.

Após o corte, as flores podem ficar no vaso por pelo menos 7 dias.

Note-se que arbusto é ótimo para crescer em jardins de rosas fechados e caixas.

Floração

Rose "Aquarela" é famosa por sua floração abundante durante a estação de crescimento.

Os botões aparecem um de cada vez ou com borlas em brotos robustos e longos, e na flor pode haver até 70 pétalas densamente arranjadas. A floração começa aproximadamente em junho e termina no final do outono.

Para que os brotos apareçam durante toda a estação, é necessário não apenas fertilizar em tempo hábil, fornecer rega, soltar o solo, mas também aparar corretamente os arbustos. "Aguarela" precisa de um corte de cabelo básico na primavera e adicional durante o verão.

Consiste na remoção de galhos, brotos e brotos danificados do mato, que desapareceram e impedem a formação de mais. No outono (final de outubro), brotos, brotos e folhas verdes são cortados.

Novos brotos desta variedade aparecem em brotos jovens, portanto, não é recomendável removê-los. Os ovários dos frutos que aparecem após a floração também são cortados, pois retiram a força vital da planta.

Nas regiões mais quentes, apenas a poda corretiva de molas é permitida.e no frio, com condições climáticas instáveis ​​- o corte de cabelo no outono-inverno se tornará uma prevenção do congelamento.

Os jardineiros iniciantes geralmente enfrentam o problema da falta de floração. Nesse caso, é importante identificar as causas em tempo hábil e tomar as medidas apropriadas para resolvê-las.

RazõesMedidas necessárias
pouco tempo se passou desde o transplante de matodeixe a planta se adaptar e se preparar para a próxima temporada
chão ruimafrouxe o solo a uma profundidade de 70 cm, introduza nutrientes e minerais nele
lugar ruimescolha uma área ensolarada e sem rascunhos para uma rosa
umidade insuficiente no solorealizar a rega oportuna
a presença de doenças e pragasrealizar medidas preventivas e controle de pragas / doenças

Poda e preparação incorretas para o inverno também afetam negativamente a floração das aquarelas.. Neste último caso, o arbusto não irá congelar, mas somente liberará folhas verdes e os brotos não aparecerão nele.

Uso em paisagismo

A combinação de aroma brilhante e floração rápida permite que você use a variedade de rosas em várias composições de jardim para qualquer finalidade (em furos altos, meio-fio, bordas mistas, contra muros de arrimo de pedra).

"Aquarela" parece ótimo em um canteiro, se plantada em pequenos grupos. Parece ótimo próximo a plantas decíduas de coníferas e ornamentais. De acordo com o esquema de cores, a rosa se harmoniza com as cores da mesma cor. Eles podem ser rosa, amarelo, damasco, vermelho, branco, roxo ou azul.

Como vizinhos da rosa, os especialistas selecionam plantas encaracoladas com flores longas - madressilva, ervilha, clematis, kobe, kampsis, glicínias, glória da manhã ou outros tipos de rosas.

Instruções de cuidados

Aterragem

Recomenda-se plantar a variedade considerada de rosas em uma área brilhante ou em sombra parcial - a luz solar deve cair sobre a planta por pelo menos 3-4 horas por dia, caso contrário, ela se desenvolverá mal. Note-se que o sol do meio-dia deixa queimaduras nas pétalas de rosa.

As áreas planas não permitirão que a umidade estagnar e evitar a deterioração das raízes.

As espécies de chá híbridas preferem solos neutros, levemente ácidos, ricos em nutrientes e com boa drenagem. Para cultivar a Rosa aquarela a partir de sementes, não se esqueça que a planta é extremamente caprichosa; portanto, para obter mudas fortes, é importante seguir uma tecnologia de germinação:

  1. use material de frutos maduros coletados aproximadamente em agosto;
  2. corte a caixa com uma faca afiada, coloque o conteúdo no fundo da peneira e mergulhe-o em um recipiente com água oxigenada;
  3. coloque as sementes após 2-3 horas entre cotonetes embebidos em peróxido;
  4. Coloque as almofadas resultantes em sacos plásticos hermeticamente fechados.

Os primeiros brotos aparecerão em 2-3 semanas - eles são plantados em pastilhas de turfa para posterior enraizamento. As mudas em crescimento são regadas à medida que o substrato seca.. As mudas são cultivadas a partir de sementes a uma temperatura de 18 a 20 graus, e o regime de luz deve ser de pelo menos 10 horas por dia.

Para formar um sistema radicular poderoso que permita que as mudas se enraízem melhor em campo aberto, é necessário escolher cuidadosamente os primeiros brotos que aparecerem.

Rega

Regar "Aguarelas" é realizado conforme necessário - sob a base do mato (2-3 vezes por semana), 10 litros de água morna depositada são derramados em pequenas porções. No período seco, isso é feito com mais frequência e alterna com a pulverização.

Reduz significativamente o número de ervas daninhas e impede que a evaporação da umidade introduza a cobertura morta ao redor do arbusto.

Top vestir

Rosa precisa de cobertura regular, que prolonga o período de floração e torna a planta mais resistente ao frio, doenças e pragas. No primeiro ano após o plantio, se o poço de plantio estava bem dobrado, as rosas não precisam de fertilizantes minerais. No futuro, os curativos são feitos de acordo com o seguinte esquema:

  • no início da primavera, o nitrato de amônio (30 g por metro quadrado) é espalhado a 10 a 15 cm do colo da raiz, seguido de incorporação no solo;
  • durante o período de crescimento e desenvolvimento de gemas, use produtos de nitrogênio e potássio a cada 2 semanas;
  • no verão, combine fertilizantes orgânicos com minerais;
  • antes do início do inverno, fertilize o complexo de fósforo-potássio.

Como alternativa, é permitido usar cobertura de palha a partir de uma mistura de solo e esterco (2: 1) - a substância é introduzida a cada rega.

Poda

Pela primeira vez, as rosas são podadas na primavera - imediatamente após o plantio no solo. Este ano, os rebentos são cortados por 3 botões e, nos subseqüentes, por 6-7. A fatia é então tornada oblíqua, a uma distância de 5 mm do rim. Na primavera, chá, rosas híbridas removem brotos velhos e doentes no inverno e formam um arbusto. No verão, a poda sanitária é realizada - até meados de julho um broto murcha é cortado junto com o caule (3-4 folhas são deixadas acima do solo), e somente a flor é cortada.

Transplante

É melhor transplantar rosas em abril-maio, quando o tempo está quente e o solo aquece. O procedimento pode ser realizado em junho - antes do início do calor. Uma muda é desenterrada com a maior massa possível de terra e transferida para um buraco preenchido com uma mistura de solo, em partes iguais, consistindo em:

  • areia com matéria orgânica (húmus, esterco de vaca ou turfa);
  • solo.
É importante garantir que o local de enxerto nas mudas seja subterrâneo, com profundidade não inferior a 2-3 cm.

Preparações de inverno

Como "Aquarela" é uma variedade moderadamente resistente ao gelo que pode suportar temperaturas de -9 graus sem abrigo, especialistas aconselham a isolar os arbustos, tendo previamente cortado os brotos para 10 cm e aspergido seções para desinfecção de cinzas.

Então a planta cresce e os galhos restantes são cobertos com galhos de abeto ou folhagem seca. Você também pode cobrir a rosa com uma caixa e envolvê-la com agrofibra. Com este método, é necessário garantir a circulação de ar, deixando um espaço pequeno.

É estritamente proibido o uso de palha, serragem, feno, musgo ou esterco ao preparar arbustos para o inverno, esses materiais levam à umidade, decadência e mais morte da rosa.

Como propagar?

Muitas vezes, a propagação de variedades de rosas híbridas de chá é realizada por estacas:

  1. Em meados de agosto, uma sessão semi-lenhosa é tomada como material.
  2. Ele corta o meio de um comprimento de 7-10 cm com a presença de 3 rins. O corte é cortado para que o corte inferior seja reto e o corte superior seja oblíquo. Seu fundo está localizado abaixo do rim inferior e o topo é 0,5-1 cm mais alto que o rim.
  3. A folha mais baixa é completamente removida e o restante é cortado pela metade ou um terço.
  4. Antes do plantio, o material é embebido em uma solução Kornevin e, em seguida, plantado em uma inclinação de 45 graus em uma cama com solo fértil.
  5. As estacas são mantidas constantemente úmidas por pulverização e rega.
  6. Para evitar a evaporação da umidade, o material de plantio é coberto com filme plástico ou recipientes de vidro.
  7. O caule se transformará em uma muda após 2 anos. Nesse caso, não se esqueça de aquecê-lo antes do início do inverno.

Doenças e Pragas

"Aguarela" é resistente ao aparecimento de oídio, mas ainda está exposto a essas doenças e pragas:

  • lagartas
  • pulgões;
  • folhetos;
  • ácaros;
  • nemátodos;
  • podridão cinza;
  • ferrugem.

À primeira vista, parece que o chá híbrido requer alguma atenção e cuidado, mas com os devidos cuidados certamente agradará a todos com sua floração e aroma.

Deixe O Seu Comentário