Um cacto bizarro é um ariocarpo. Descrição, seus tipos e variedades, características dos cuidados em casa e no exterior

Ariocarpus pertence aos cactos, plantas surpreendentemente bonitas e encantadoras.

Ao contrário da crença popular, os ariocarpus não são exigentes, e mesmo um cultivador de cacto novato pode lidar com sua partida.

Neste artigo, você encontrará uma descrição botânica desta planta, a história de sua ocorrência, as características do cultivo em casa e em campo aberto.

Além disso, você descobrirá se esse cacto floresce e em que condições, bem como o que fazer se a planta não florescer.

Descrição botânica de uma planta de casa

Ariocarpus é um gênero de suculentas da família Cactus. Este gênero possui 6 (de acordo com outras fontes, 8) espécies de plantas. Tem frutas brancas, com um tom esverdeado ou avermelhado. As sementes são pequenas. Em sua terra natal - no sul da América do Norte - o ariocarpo tem o nome "chautl". Devido à sua aparência exótica alguns chamam o ariocarpo de "pedra viva".

O nome latino para o gênero é "Ariocarpus". Ariocarpus pode crescer até 12 centímetros. A superfície é coberta de papilas com aréolas colocadas sobre elas. Os espinhos são subdesenvolvidos. Os rebentos são de forma oblata, de cor cinza ou marrom. As flores da planta são em forma de sino; pode ser amarelo, vermelho e branco (falamos sobre outros tipos de cactos com espinhos e flores vermelhos aqui). De diâmetro pode chegar a 5 centímetros.

História de ocorrência e geografia do habitat

O ariocarpo foi notado e descrito pela primeira vez em 1838 pelo botânico belga Michel Scheidweiler. Nos anos 20 do século XX, esse gênero foi estudado pelo botânico alemão Alvin Berger. In vivo, o ariocarpus cresce no Texas (EUA) e em vários estados mexicanos. Na natureza, cactos desse gênero são encontrados em rochas e solo rochoso..

Qual é a diferença de outros cactos?

Ariocarpus não é exatamente um cacto no sentido usual da palavra: não possui espinhos (para saber mais sobre o que outros tipos de cacto são sem espinhos, consulte este artigo).

Tipos e variedades populares de ariocarpus

Rachado (Fissuratus)

Esta espécie não possui sulcos laterais nos tubérculos. Em forma, a planta é mais hemisférica do que plana. A filmagem é densa e se assemelha a uma pedra. A flor é roxa ou rosa.

Agave (Agavoides)

O diâmetro do cacto é de cerca de 8 centímetros. Grandes flores rosa crescem principalmente na coroa da planta a partir de areolas verde-escuras (mais sobre cactos exóticos com espinhos ou flores rosa que descrevemos em um artigo separado). As frutas são alongadas, vermelhas ou roxas. O caule é liso. As papilas são grossas e achatadas.

Kochubey ou Kotzebue (Kotschoubeyanus)

Em altura, pode atingir de 2 a 12 centímetros. Esta espécie é muito compacta, sua saída em diâmetro não é superior a 5 centímetros. Os tubérculos planos estão localizados na forma de azulejos e decorados com listras. Os sulcos centrais são cobertos com uma pilha branca. As flores são pequenas, de cor rosa e em forma de funil.

Maçante (Retusus)

Esta espécie é o mais antigo ariocarpus conhecido. A principal diferença dos irmãos é a divisão das areolas. Em diâmetro, pode chegar a 10 centímetros. Uma pilha grossa e branca cresce em cima. Nas axilas entre os tubérculos, crescem flores rosa pálidas em forma de funil.

Triangular opaco ou Retusus Trigonus (Retusus ssp. Trigonus)

Pode atingir até 10 centímetros de diâmetro. O caule é coberto com tubérculos pontiagudos piramidais de cor verde escura, cujo comprimento é de cerca de 3 centímetros. Um cotão grosso cresce nos seios dos tubérculos. As flores são amarelas, com até 5 centímetros de diâmetro.

Pinado (Scapharostrus)

Esta espécie é uma das mais raras. A haste atinge 9 centímetros de diâmetro, em forma - esférica plana. As papilas são descascadas e dispostas de forma livre e esparsa. As flores são lilás em diâmetro - até 4 centímetros.

Como cuidar em casa?

  • Temperatura. Na estação quente, não há necessidade particular de monitorar a temperatura, uma vez que o ariocarpo não é muito exigente.
  • Rega. É necessário regar um ariocarpus com moderação, apenas quando o pedaço de terra estiver completamente seco.

    A água deve cair no chão, não escapar. Caso contrário, pode ocorrer podridão.

  • A luz. Ariocarpus adora luz difusa. Uma boa opção seria lugares nas janelas mais ensolaradas. A duração ideal da luz do dia é de cerca de 12 horas.
  • Solo. O solo é necessário com boa respirabilidade, arenoso. A composição pode ser a seguinte: areia grossa, carvão vegetal, argila expandida fina e um pouco de terra de argila. Ao redor da raiz da planta, você pode derramar cascalho com carvão: isso protegerá o cacto da decomposição.
  • Poda. Corte a planta somente se um dos brotos apodrecer.
  • Top vestir. Adubar a planta duas vezes por ano, principalmente durante o período de crescimento.
  • Pote. Uma panela de barro funciona bem. Ao transplantar, é melhor escolher um recipiente pequeno e profundo.
  • Transplante. É necessário transplantar uma vez a cada dois anos.

    1. É necessário esperar um tempo para permitir que o solo seque.
    2. Um cacto é transplantado com um caroço de terra.
    3. Depois polvilhe com terra e carneiro.
    4. Em seguida, a planta é regada, após o encolhimento do solo, mais terra e uma camada de drenagem são adicionadas.
  • Invernada. No inverno, a temperatura do ar deve ser de cerca de 12 a 15 graus. Não é necessário regar.

    No inverno, não deve ser permitido que a temperatura desça abaixo de 8 graus. Isso levará à morte do cacto.

Características de cuidados ao ar livre

De acordo com estudos (baseados principalmente em dados de cactos canadenses), o ariocarpus pode suportar o frio até -12 graus.

Cactus não deve ser exposto na véspera do inverno. Melhor fazê-lo na primavera.

No inverno, o principal papel na proteção das plantas contra o congelamento é desempenhado pela cobertura de neve. Os problemas podem ocorrer de março a abril, quando a neve derrete durante o dia e os congelamentos ocorrem à noite. Portanto, à tarde, a planta deve ser adicionalmente borrifada com neve. Com base na experiência européia de cultivar cactos em campo aberto, você deve prestar atenção aos seguintes problemas: falta de sol, calor do verão e muita chuva.

Isso pode ser resolvido com a ajuda de uma lâmina especialmente feita, na qual os cactos devem ser cultivados. A lâmina deve ter boa drenagem, deve estar inclinada para o sul. Se as pedras na superfície forem pretas ou vermelhas, isso ajudará a aquecer rapidamente o solo e a camada superficial do ar. E, é claro, a planta deve ser protegida dos ventos. Não é recomendável deixar plantas jovens para o inverno em campo aberto. Se a planta for enxertada, a resistência à geada do material deve ser igual à resistência à geada do descendente.

Propagação por vacinação e sementes

A propagação de sementes é um processo longo.levando em média dois anos.

  1. As sementes são semeadas em solo arenoso.
  2. O solo deve ser constantemente umedecido. A temperatura é mantida cerca de 20 graus.
  3. Aos 4 meses, as mudas são mergulhadas e colocadas em estufa.
  4. Após um ano e meio, o ariocarpo pode se acostumar gradualmente às condições domésticas.

O método de vacinação também dura cerca de dois anos. Recomenda-se enxertia para material permanente (geralmente outro cacto, por exemplo, erzocereus usberti ou cacto de murta).

  1. O material de enxerto é cortado com uma lâmina seca e afiada.
  2. O material é enxertado na equinopsia; quando atinge 10-15 mm de diâmetro, é reenxertado em um toco de usberti eriocereus.
  3. Cerca de dois anos mantêm a planta em condições de estufa.

Floração

Floração de Ariocarpus tem vida curta: dura cerca de uma semana. Acontece em setembro e início de outubro. Dependendo do tipo, a cor das flores pode ser diferente: branca, rosa, amarela ou vermelha. As flores abrem apenas durante o dia. Em seu lugar, há frutos carnudos e macios. Em casa, é muito difícil conseguir a floração. A maioria das espécies deste cacto floresce com 5-6 anos de idade.

O que fazer se não florescer?

Como mostra a experiência dos cultivadores de plantas, se o ariocarpus não florescer, pode ser que esteja sendo abortado. Em outros casos, você deve esperar até que as plantas amadureçam, mas às vezes plantas muito jovens, com cerca de um ano de idade, podem florescer.

Brevemente sobre doenças e pragas

Ariocarpus tem boa resistência a pragas e doenças e pode até restaurar seu caule após danos.

Um problema sério para ele pode ser apenas excesso de água, causando podridão.

Plantas semelhantes

  • A mesma flor bonita do ariocarpus, na sua cabeça, tem um Alonsi turbinicarpus (para detalhes sobre variedades, tipos e cultivo do turbinicarpus, leia aqui).
  • Lithops tem o mesmo apelido que Ariocarpus, a "pedra viva".
  • Echinocereus é coberto por lindos espinhos decorativos e suas flores não desaparecem por muitos dias. Mas o pequeno Echinocereus Knippel geralmente não possui espinhos, como um ariocarpo (você pode ver a descrição e as características do cultivo de todos os tipos de equinocereus aqui).
  • Mamillaria é surpreendentemente bonita: seus espinhos estão localizados com precisão matemática. Com um ariocarpo, um cotão branco contrasta com a pele escura.

Ariocarpus raramente floresce, mas esse processo será uma decoração digna da casa. E o cuidado e a atmosfera adequados acelerarão o início desse período.

Deixe O Seu Comentário