A variedade de espécies de Echinocactus e seus cuidados em casa
Não é difícil para uma pessoa que, pela primeira vez, decide comprar um amigo verde espinhoso, ficar confusa com a variedade de cactos oferecidos por grandes lojas, mesmo que a escolha seja voltada para uma categoria restrita de echinocactus. A planta é um gênero de cacto esférico, caracterizado por crescimento sem pressa e despretensiosidade quando cultivada em ambientes fechados. No artigo, consideraremos claramente a variedade de cactos dessa espécie e também aprenderemos como cuidar deles em casa.
Diversidade do gênero Echinocactus: nomes e fotos de espécies
Gruzoni (Grusonii), variedades "Rainbow", "Red"
Gruzoni esféricos são os echinocactus indoor mais populares. Gruzonis selvagens crescem no México, foram os primeiros echinocactus domesticados.
O caule (o caule é o "corpo" do cacto) é quase perfeitamente esférico, coberto por espinhos brancos ou amarelos, agrupados em cachos separados. O caule do cacto é coberto por fileiras de "costelas" salientes.
A altura máxima do caule da Gruzoni selvagem é de cerca de 130 cm, a largura é de 80 cm.Não precisa se assustar: em casa, essas plantas não crescem acima de meio metro. As flores são amarelas ou marrons. Em condições residenciais, Gruzoni não floresce.
Muitas vezes, nas prateleiras das lojas de flores, você encontra cactos Gruzoni com espinhos pintados em cores vivas. Eles são vendidos sob os nomes "Rainbow" ou "Red".A sua a diferença do cacto selvagem é apenas nas cores dos espinhos. No "vermelho", os espinhos têm uma cor vermelha saturada; no "arco-íris", eles podem ser pintados em roxo, rosa, amarelo e muitas outras cores.
Os compradores geralmente são enganados, aceitando cactos semelhantes aos de variedades criadas individualmente, com a cor das agulhas fixadas no nível genético. De fato, nesses casos, as agulhas coloridas de cactos são sempre pintadas artificialmente. Lembre-se de que, à medida que crescem, essas plantas podem perder sua aparência comercializável apenas alguns meses após a compra.
Texas (Texensis)
O echinocactus do Texas, como o nome indica, cresce principalmente no estado americano do Texas. O caule das plantas dessa espécie tem a forma de uma bola achatada com nervuras de 20 cm de altura e um diâmetro de até 30 cm.O número de costelas de cacto é estimado em 1-2 dezenas, o comprimento de espinhos individuais pode chegar a 6 cm.
Mostra altas taxas de crescimento em comparação com outros echinocactus, despretensioso ao longo do ciclo de desenvolvimento. Isso facilita a germinação de sementes e o cultivo de plantas dessa espécie em casa.
Horizontal (Horizonthalonius)
Um pequeno equinocacto horizontal cresce nos desertos da América do Norte e cresce até 25 cm. Sua haste esférica também possui nervuras, que, ao contrário da vista anterior, são um pouco torcidas em espiral.
Jovens espinhos, flores e frutos maduros de um cacto horizontal são pintados em tons de vermelho brilhante, graças a isso, as plantas do habitat natural atingem a uma distância considerável. Com bom cuidado, a espécie é capaz de florescer quando cultivada em casa.
Farpado (Platyacanthus) ou de ângulo largo (Ingens)
A área de distribuição do cacto de garganta chata coincide com a distribuição horizontal. O caule é coberto por espinhos cinzentos, cujo comprimento atinge 5 cm. A carne desta espécie era tão popular entre os mexicanos.que a espécie foi levada à beira da extinção e levada sob proteção.
Devido ao enorme tamanho do cacto de espinho plano (até 2 metros de altura e meio metro de largura), sua manutenção no apartamento é um prazer duvidoso. No entanto, em condições internas, a espécie é capaz de desabrochar grandes e brilhantes flores amarelas de até 4 cm de comprimento.
Parry (Parryi)
Outra espécie ameaçada de echinocactus é Parry. Parry tem uma tonalidade azulada esférica e incomum. A altura do caule desta espécie subdimensionada não excede 30 cm, mas o comprimento de seus espinhos em forma de gancho pode chegar a 10 cm À medida que envelhece, o corpo desse cacto assume uma forma cada vez mais alongada.
A principal razão para o declínio no número desta espécie é a baixa sobrevivência. O desvio é muito vulnerável a condições ambientais adversas e processos de putrefação, e suas sementes apresentam baixa germinação.
Multi-cabeças (Polycephalus)
Polycephalus é uma espécie de echinocactus, geralmente semelhante à anterior - Parry. As diferenças mais notáveis são em tamanhos maiores (altura do caule de até 70 cm), bem como a tendência de se reunir em grandes colônias de até centenas de plantas.
A área de distribuição é limitada ao deserto de Mojave (México). Espinhos grossos de cinco centímetros são amarelos ou marrons. Graças à sua aparência espetacular, o cacto se assemelha a um grande ouriço de cerdas. Floresce muito raramente.
Cuidado
Como qualquer planta do deserto, as espécies da família Echinocactus são bastante pouco exigentes e requerem muito pouca atenção. Esses cactos podem crescer por décadas a uma velocidade de vários centímetros por ano.A maioria dos cactos adora luz solar direta e calor. A temperatura do ar não deve cair abaixo de 7-8 ° C. Água com água morna e limpa, pulverizando a planta com abundância, mas com pouca frequência (no inverno - pelo menos uma vez por mês, no verão, duas vezes são suficientes). A rega ou umidade excessiva pode causar doenças por podridão e fungos. No verão, é útil fertilizar a planta. A cada poucos anos, um cacto precisa ser transplantado para um vaso maior.
Todas as espécies de echinocactus crescem na mesma zona climática e têm requisitos de cuidados semelhantes. Isso oferece amplas oportunidades para compilar misturas de Gruzoni e co-cultivar várias espécies em uma panela.
Leia mais sobre como cuidar de echinocactus aqui.
O conteúdo de echinocactus na casa pode trazer muito bem e prazer com um investimento mínimo de tempo e esforço. A riqueza das formas dessas criaturas arredondadas, cobertas de espinhos, poucas pessoas conseguem deixar indiferentes.