Aconselhamento especializado em propagação de aloe pelo processo - como plantar e cuidar da planta?
Aloe atrai jardineiros com sua manutenção simples e propriedades medicinais. Uma flor adulta saudável produz brotos jovens provenientes da base da raiz. Essas crianças são muito fáceis de propagar aloe.
Os processos rapidamente se enraízam em um novo local e se transformam em plantas jovens. Só é necessário separá-los e plantá-los no solo. Vamos falar sobre isso em nosso artigo. Você também pode assistir a um vídeo útil sobre este tópico.
Vantagens e desvantagens do método
Este método de reprodução tem várias vantagens:
- O método é muito simples e não requer manipulações complexas. As crianças crescem naturalmente. Resta apenas separá-los cuidadosamente e plantá-los em um substrato.
- Sob todas as condições, os brotos germinados se desenvolvem com sucesso, não adoecem e não morrem.
- Uma planta mãe livre de crianças se sente melhor. Eles não ocupam mais espaço, não participam da umidade e dos nutrientes.
- Você pode cultivar vários arbustos.
A desvantagem é que a formação de novos processos leva muito tempo.
Quando eu posso torcer?
Em casa, a propagação do aloe pode ser realizada em qualquer estação. É importante manter uma temperatura interna ideal.
O melhor período para o procedimento é a primavera. Antes do início da vegetação ativa, a planta está cheia de força, é restaurada com mais sucesso, o enraizamento é muito mais rápido. A reprodução por processos é melhor combinada com o transplante da planta principal.
Seleção e preparação de terras
Aloe não precisa de solo muito fértil. O substrato deve ser leve e solto, com água e respirável. Acidez - fraca ou neutra.
A opção ideal é um solo especial para suculentas e cactos, que podem ser adquiridos em qualquer loja de jardinagem. Contém nutrientes suficientes necessários para o pleno desenvolvimento de plantas jovens.
Você pode fazer uma mistura de acordo com a seguinte receita:
- relva - 2 partes;
- terreno de folha - 1 parte;
- areia grossa - 1 parte;
- uma pequena quantidade de carvão vegetal moído;
- algumas pedrinhas.
A turfa não deve ser adicionada porque aumenta a acidez do substrato, que afeta negativamente o crescimento do aloe. Antes do plantio, o solo deve ser exposto a alta temperatura - calcina no forno a + 90 ° C por 30 minutos.
Dica: No fundo da panela onde serão plantados os rebentos, coloque a drenagem: argila expandida de tamanho médio, tijolos quebrados, pedrinhas ou estilhaços. Isso evitará a estagnação da umidade no recipiente.Reprodução infantil
Como tirar as fotos, para não prejudicar a planta? Os brotos e a planta principal devem ser saudáveis.
- Para não danificar o aloe, é necessário umedecer e soltar o solo da panela.
- Incline a panela de lado e remova a planta com as crianças do recipiente.
- Solte suavemente a base do aloés dos restos do substrato.
- As crianças já têm um sistema radicular maduro. Você precisa separá-los manualmente ou com uma faca afiada. Isso deve ser feito com muito cuidado, sem danificar as raízes do processo.
Se o broto jovem for separado sem raízes, ele poderá criar raízes (como plantar aloe sem raiz corretamente, descrito aqui). É necessário pulverizar o corte com pó de carvão vegetal, secar o bebê por dois a três dias e depois plantá-lo em um substrato.
Instruções passo a passo para plantar em uma panela
Se as raízes do processo não forem danificadas, ele poderá ser plantado imediatamente em uma panela, e você precisa fazer isso corretamente e com precisão:
- Prepare uma panela de tamanho médio. É desejável que no fundo do tanque existam vários orifícios para um melhor fluxo de água.
- Despeje uma camada de drenagem com cerca de dois centímetros de espessura no fundo.
- Coloque o primer especial por cima.
- Umedeça o solo.
- Aguarde 30 minutos para o excesso de água escorrer.
- Espalhe cuidadosamente o sistema radicular da parte aérea e abaixe-o completamente no chão. Mergulhe a parte aérea por alguns milímetros no substrato, deixando o ponto de crescimento acima da superfície.
- Ramifique suavemente o solo ao redor do apêndice.
- Molhe abundantemente.
Recomendamos assistir a um vídeo sobre propagação de aloe por crianças (processos):
Cultivo ao ar livre
Cuidado: No verão, você pode plantar uma planta jovem no jardim. Para fazer isso, é melhor fotografar com um sistema raiz completo.- Escolha um local não muito úmido em sombra parcial. Não plante ao sol, caso contrário, queimaduras aparecerão nas folhas. Organize a flor para que de manhã o sol brilhe e à tarde caia na sombra. Você pode plantar um broto ao lado de uma árvore, a uma distância de um a um metro e meio, dependendo do volume da coroa. Não deve ser colocado perto do tronco - o aloés ficará escuro.
- Depois de plantar o broto no chão, aperte um pouco o solo ao seu redor.
- Despeje com água morna.
Como cuidar pela primeira vez após o plantio?
- Em casa, após o plantio, coloque o vaso com uma planta jovem em local fresco e sem luz solar direta.
- Depois de um tempo, transfira para um peitoril da janela quente e bem iluminado. Evite a exposição direta ao sol.
- Água à medida que o solo seca, cerca de duas vezes por semana. Use água limpa à temperatura ambiente.
- Garanta uma temperatura ambiente de pelo menos + 20 ° C na estação quente e de pelo menos + 14 ° C no inverno.
- Limpe as folhas regularmente com um pano úmido para remover a poeira.
- Organize a ventilação da sala.
- É possível alimentar somente depois que o jovem aloe cresce e dá novas folhas. Fertilizantes minerais especiais adequados para suculentas são adequados. Para preparar a solução, você deve seguir rigorosamente a dosagem indicada na embalagem do medicamento. A frequência dos procedimentos é uma vez por mês. Os fertilizantes devem ser aplicados apenas na primavera-verão.
- Se o babosa estiver em campo aberto e chover muito, deixe a camada superior da terra secar por três a quatro centímetros antes de regar.
- Aloe cresce bem no jardim. A partir de meados de setembro, monitore a diminuição da temperatura do ar à noite e à noite. Quando cair para + 17 ° C, transplante a planta em uma panela, segure por três dias na varanda ou na varanda e pegue-a em casa.
Se a planta não enraizar
Geralmente, o jovem aloe cresce rapidamente e está ganhando força. Se a planta não enraizar bem, a causa pode ser uma manutenção inadequada:
- Composição inadequada do solo. Por exemplo, em um substrato muito denso, o crescimento das flores diminui, o aloe fica lento, as folhas ficam amarelas e secas nas pontas. É necessário mudar o solo. Melhor comprar terras projetadas especificamente para cactos. Se isso não for possível, prepare independentemente o solo correto.
- Excesso de umidade no solo. Se você regar aloe com muita frequência em grandes porções, as raízes da planta começarão a apodrecer. Nesse caso, você precisa secar completamente o substrato e seguir constantemente as regras de irrigação.
- Falta de iluminação. Aloe é uma flor fotófila. Deve ser colocado em um local bem iluminado.
- Luz solar direta. Se uma planta jovem fica sob o sol escaldante, é provável que haja queimaduras. Aloe deve ser sombreado ou movido para um peitoril da janela brilhante, sem sol direto aberto.
Conclusão
A propagação por brotos é a maneira mais fácil de cultivar aloe. Se tudo for feito corretamente, o enraizamento em um novo local de residência ocorre muito rapidamente. O desenvolvimento da flor jovem não causa problemas especiais ao proprietário.