Uma estrela de Natal em sua casa: cuidando da poinsétia após as compras e a propagação de flores

A poinsétia ou uma estrela de Natal, eufórbia, eufórbia é um arbusto sempre verde, no qual crescem flores vermelhas, rosa, amarelas e brancas de incrível beleza.

Essa planta tornou-se especialmente popular devido ao fato de florescer no inverno e decorar apartamentos e casas na véspera de Ano Novo.

Leia em nosso artigo como escolher e preparar o solo para a propagação das estrelas de Natal, para que no futuro o delicie com uma floração exuberante e brilhante.

Como propagar uma flor em casa?

Sob condições naturais, a poinsétia é propagada por sementes. Mas em casa é melhor usar o método de propagação por estacas. Isso pode ser feito na primavera ou no verão. O segundo método será o preferido, uma vez que é mais fácil em termos de mão-de-obra e velocidade.

A reprodução ou transplante deve ser realizada pelo menos 3-4 semanas após a compra da poinsétia e, de preferência de 1 a 1,5 meses, durante o período de adaptação a novas condições de vida, a planta precisa de cuidados especiais, principalmente se a compra foi feita no inverno.

Se em um futuro próximo você não for propagá-lo, vale a pena fazer fertilizante de potássio-fósforo para que a planta não desapareça. Devido à alimentação constante, a flor mantém a vegetação e agrada a lindas flores.

Seleção e preparação do solo

Como outras plantas daninhas, a poinsétia ama o solo leve, que passa bem a umidade. Estagnação da água ou seca afeta negativamente. A melhor solução seria usar uma mistura de solos:

  • 3 partes da terra do relvado.
  • 2 partes de solo frondoso.
  • 1 parte de turfa.
  • 1 parte de areia.

A presença de drenagem excelente é um pré-requisito para o cultivo de poinsétia.

Ao plantar, um papel importante é desempenhado pelo solo das flores. Deve estar frouxa, para que, ao regar, a umidade chegue às raízes e nutra a planta. A acidez também não deve ser esquecida - um indicador de 5,8 a 6,6 pH será ideal.

Você pode comprar terras para plantar em uma floricultura especial. O solo adequado para plantas verdes decorativas será muito útil.

Se houver essa oportunidade e todos os ingredientes necessários, a mistura do solo pode ser feita de forma independente. Para fazer isso, basta misturar a terra do relvado com a folha e também misturar turfa com areia. As proporções estão indicadas acima. Antes de plantar uma flor, você precisa esterilizar o solo. Para isso, é adequada uma solução de manganês.

Às vezes, tijolo triturado é adicionado ao chão - elementos tão úteis serão absorvidos em um volume maior a cada rega. Além disso, o tijolo absorve bem a umidade e ajuda a evitar o alagamento.

Uso de sementes

Nem todo mundo sabe que, para propagar a poinsétia, não é necessário aparar. Depois de polinizar pequenas flores, você pode esperar até que as sementes pretas arredondadas se formem.

  1. É conveniente transportar pólen com um cotonete ou escova. É importante retirá-lo de cada flor e verifique se todos os grãos estão nos lugares certos. Depois de um tempo, no lugar das flores, aparecerão caixas de sementes que parecem bulbos.
  2. Quando as folhas caem, as caixas são cuidadosamente cortadas e colocadas em um saco de papel. É importante guardá-los em local seco. As caixas marrons secas se abrem facilmente e as sementes se espalham.
  3. Para acelerar a formação de brotos, você pode espalhar as sementes em solo úmido e enviá-las à geladeira por três meses para estratificação.
  4. A germinação se origina no calor e leva apenas algumas semanas. Durante esse período, é necessário umedecer todas as culturas. Não permita a formação de podridão e bolor, por isso ventile a estufa o mais rápido possível.

Cuidar de mudas é praticamente diferente de cuidar de outras culturas caseiras. As plantas pequenas mergulham primeiro e, quando ficam mais fortes, são transplantadas para vasos espaçosos.

Instruções de pouso passo a passo

Siga estas diretrizes:

  1. As sementes devem ser de tamanho médio, ter uma casca lisa.
  2. Eles podem ser obtidos em uma planta com flores ou comprados em uma loja.
  3. Mergulhe-os antes de plantar por 15 minutos em uma solução de permanganato de potássio.
  4. Plante-os no chão e regue um pouco.
  5. Cubra os vasos com filme plástico para brotar mais rápido.
  6. Não se esqueça de às vezes umedecer o solo e soltá-lo levemente.

É possível criar eufórbia com estacas?

Como a poinsétia é propagada nas latitudes tropicais? A flor usa sementes. Mas em casa, esse método não é muito conveniente e nem sempre é eficaz. É por isso que a propagação por estacas se tornou tão popular. Então variedades simples e híbridas podem ser propagadas, enquanto a planta não perde suas propriedades.

Como plantar uma flor com estacas? Você precisa agir de acordo com o esquema:

  1. As estacas são cortadas em junho. Seu comprimento deve ser superior a 7 cm. Em cada galho existem 6 botões. Corte as estacas abaixo do nó.
  2. Depois de colocados em uma tigela com água morna. A água ajuda a remover o suco venenoso da planta.
  3. Quando o suco é completamente liberado, as seções são lubrificadas com um estimulante de raiz e ficam em um solo preparado. Inclui areia, esterco seco e húmus.
  4. Os brotos são cobertos com um filme e deixados em um local iluminado, onde a temperatura do ar está acima de 24 graus.

É necessário abrir o filme periodicamente para fornecer ar fresco aos brotos e evitar a secagem das estacas. Eles também podem ser pulverizados com uma pequena quantidade de água durante a ventilação. Em casa, as estacas geralmente criam raízes. Os brotos são bons mesmo em baixas temperaturas, mas não devem estar abaixo de 16 graus.

No outono, eles se transformarão em plantas de pleno direito. É importante não perder o momento em que são transplantados para vasos. O solo universal da loja seria uma boa solução. E, quanto à floração, a jovem poinsétia irá agradá-lo com lindas flores somente depois de um ano.

Você pode plantar mudas no chão e em um copo comum com água. Uma tecnologia tão simples tem suas próprias características. O vidro não deve ser transparente, pois a panícula da raiz na alça sob luz brilhante pode não eclodir. Se você não tiver um recipiente transparente, poderá embrulhar o vidro com filme ou papel preto.

Troque a água periodicamente - não deixe que fique nublado. Quando aparecerem panículas de raiz nas mudas, você pode começar a plantar. Não use recipientes separados para isso. É melhor plantar 5-6 estacas em cada recipiente. Isso tornará as plantas adultas mais exuberantes e bonitas.

Assista ao vídeo sobre como propagar poinsétia com estacas sem raízes:

Como crescer uma estrela de Natal em campo aberto?

Para garantir um bom crescimento, poinsétia deve ser plantada em solo drenado:

  1. A planta não gosta de luz solar direta; portanto, a sombra parcial é melhor para o plantio.
  2. O poço deve ser pequeno. A área ao redor é importante para ser cuidadosamente ponderada.
  3. Se o solo em que o plantio é realizado é fértil, você precisa fertilizá-lo uma vez por mês usando fertilizantes com fósforo e potássio. A alimentação é realizada no início da estação de crescimento.
  4. A rega é realizada na base à medida que a cobertura do solo seca. É importante evitar a estagnação da água, pois isso causará o desenvolvimento de doenças fúngicas. Após a rega, é importante afrouxar a seção da raiz ao longo do diâmetro da coroa.
  5. A poda é realizada no outono e no inverno a planta pode ficar no solo até que a temperatura externa seja de -7 graus. Em seguida, é desenterrado e armazenado dentro de casa.

Cuidados com a planta após o plantio

As recomendações para cuidar da poinsétia serão as seguintes:

  • Iluminação e localização. Coloque a panela em um local com iluminação difusa. No verão, pode ser uma varanda, e no inverno - um peitoril da janela.
  • Temperatura Uma temperatura de 18 a 25 graus é considerada confortável. No inverno, não deve cair abaixo de 14 graus. Em repouso, deve estar no nível de 12 a 15 graus.
  • Rega. Em clima quente, deve ser abundante e frequente. No inverno, deve ser mínimo - uma vez por semana, não mais. Água filtrada a uma temperatura de 30 graus é adequada para irrigação.
  • Umidade. A planta se sente bem em uma sala onde a umidade está no nível de 40-60%. O ar seco pode causar pragas. É importante manter um nível ideal para evitar o aparecimento de um ácaro vermelho.
  • Top vestir. O fertilizante deve ser realizado na primavera 2 vezes por semana. Com o início do período de descanso, a alimentação deve ser feita não mais que uma vez por mês.

Sugerimos a leitura sobre como cuidar da poinsétia vermelha neste material.

Dicas profissionais

Preste atenção às seguintes dicas:

  • Criando o clima certo. Se sua região possui invernos amenos, o cultivo pode ser realizado em campo aberto. Isso não prejudica a planta. Se estiver quente no verão e fortes geadas no inverno, a manutenção interna é exatamente o que você precisa. Caso contrário, a planta simplesmente parará de florescer.
  • Cuidados de qualidade até a primavera. Mesmo se você comprou uma flor no inverno, isso não significa que até a primavera você não precise cuidar dela. A rega e a fertilização oportunas afetam positivamente o crescimento e a aparência.
  • Escolha o assento certo. Se você ainda decidir plantar uma flor em campo aberto, verifique se é uma sombra clara. No sol, ela desaparece rapidamente e, sob uma sombra forte, ganha muito verde sem flores.
  • Molhar durante a estação de crescimento é muito importante. Verifique se há umidade no seu correio - o solo deve estar moderadamente úmido; caso contrário, o desenvolvimento de plantas nocivas se tornará inevitável.

Resumindo, podemos concluir que cultivar poinsétia não é tão difícil quanto parece à primeira vista. A reprodução é melhor realizada por estacas do que sementes - esse método é mais eficaz e simples. Ouvindo todas as recomendações, você será capaz de atingir a meta e cultivar uma bela planta em uma janela ou em uma cabana de verão.

Deixe O Seu Comentário