Recomendações quando e como podar uma rosa chinesa

A planta da Rose chinesa é muito grande, então nem todo mundo decide instalá-la em seu apartamento. Mas há uma maneira muito boa e fácil de limitar o tamanho da flor ao necessário - isso é poda. Com ele, você pode ajustar facilmente os parâmetros necessários. Esta planta incomum é capaz de surpreender e deleitar-se com sua floração por um período muito longo. Considere quando e como executar adequadamente esse procedimento para uma planta de casa, se pode ser feito no inverno e em outras épocas do ano.

Quando fazer poda em casa?

A rosa chinesa pode ser podada antes da floração no início da primavera, enquanto os botões ainda não se formaram, também após a floração - no outono, mas o mais tardar em setembro. Posteriormente - de outubro a março, a planta não pode ser cortada. Se você transplantou um arbusto no verão, depois de plantá-lo também pode ser encurtado imediatamente; em outros casos, isso não é feito no verão.

Recursos em diferentes épocas do ano

Na primavera

A flor da rosa chinesa é formada no topo da parte aérea (jovem), ao que parece quanto mais forte nossa planta começar a se agrupar, mais magnífica ela florescerá. Portanto, não é necessário ter medo de remover o excesso; o mato após a poda libera muitos brotos e galhos novos, nas extremidades das quais se formarão brotos.

No entanto, ainda existem algumas limitações - é indesejável cortar mais de 2/3 do volume total da planta. É importante determinar a forma desejada da bucha antes do início do procedimento e não no processo para evitar erros. O local de corte deve estar acima do rim voltado para fora, o corte deve ser feito em um ângulo de 45 graus.

Na primavera, geralmente é realizada uma poda completa do mato, ou seja, todos os galhos são encurtados em 2/3. Certifique-se de remover todos os “topos” que crescem paralelos à haste principal e aos ramos que crescem dentro da coroa.

IMPORTANTE! As ferramentas de aparar devem ser muito afiadas e limpas! O corte deve ser plano e não rasgado.

Outono

É realizada após a floração estar completamente concluída, é necessário encurtar todos os ramos que floresceram. Normalmente, a poda de formação é realizada no outono, ou seja, 1/3 do comprimento dos galhos. Se você cultiva uma planta pequena, não quer que ela cresça, então terá que encurtar a coroa inteira - todos os galhos.

Todas as ramificações quebradas e doentes (se houver) são excluídasTambém é necessário remover as partes superiores se elas reaparecerem. Existe também essa opção - no outono, você pode cortar a planta em um toco (deixe 5 cm) e colocá-la em um local fresco à sombra, e na primavera ela começará a crescer rapidamente.

Poda de plantas velhas e novas - há alguma diferença?

Obviamente, há uma diferença entre podar uma planta adulta e uma nova planta jovem, vejamos com mais detalhes.

  • Podando uma nova planta - um jovem arbusto novo exige uma poda suave, chamada beliscar. De fato, para uma planta assim, não há necessidade de realizar podas sérias para estimular o crescimento de brotos novos. Em um arbusto jovem, você precisa beliscar as pontas de todos os galhos acima do broto superior e isso será suficiente.
  • Podando uma planta velha - ele precisa de mais poda cardinal - ou encurtar todos os brotos em 2/3 partes, ou, em alguns casos, a rosa chinesa é quase completamente cortada, deixando um pequeno toco (no outono). Assim, a partir de tal cânhamo, pode-se dizer, a partir das raízes, uma nova planta forte cresce - uma habilidade tão única está na rosa chinesa. Graças à poda, o arbusto antigo passa por um processo de rejuvenescimento, dá um forte impulso ao crescimento de brotos jovens e aumenta a qualidade da floração.

Objetivo do procedimento

A poda de uma rosa chinesa é absolutamente necessária para alcançar os seguintes objetivos:

  • dar uma certa forma à planta;
  • remova todos os rebentos torcidos de forma irregular;
  • remover todos os brotos doentes (poda sanitária);
  • rejuvenescer a planta;
  • alcançar floração abundante.

Instruções passo a passo

Para aparar para formar um arbusto:

  1. Para começar, preparamos as ferramentas: faca e tesoura (sempre afiadas e higienizadas) e carvão (em pó) para o processamento de fatias.
  2. Determinamos por nós mesmos a forma desejada e a altura aproximada da bucha.
  3. Então, é necessário cortar os brotos que são paralelos aos galhos, quando o tronco central é cortado (liberando espaço para os laterais crescerem), então os galhos laterais se transformam em caules reais.
  4. Em seguida, é necessário aparar periodicamente para manter a forma desejada de todas as ramificações.

Para tornar a rosa chinesa exuberante:

  1. Esse tipo de poda é muito simples, é necessário encurtar todos os galhos (de preferência na primavera e no outono) em 1/3 do comprimento acima dessa folha (ou broto), que é implantada para fora.
  2. Você também pode beliscar ou cortar seletivamente alguns galhos no verão para melhor esplendor da planta.

Possíveis erros e sua prevenção

Vale a pena prestar atenção no que erros não podem ser cometidos ao podar uma rosa chinesa:

  • Você não pode executar este procedimento durante a floração, isso pode enfraquecer bastante a planta. Se você precisar remover com urgência um galho doente, precisará fazer isso com muito cuidado, sem bater nos outros, e certifique-se de processar o local do corte.
  • Você não pode cortar a flor no inverno, em repouso, processos desnecessários podem começar.
  • É proibido pegar ferramentas mal afiadas e cortá-las categoricamente - porque no final você obtém bordas irregulares e irregulares que não cicatrizam bem, e a aparência da planta fica imediatamente desleixada.

O que acontecerá se o procedimento for realizado?

Importante! Alguns proprietários desta planta deslumbrante, para dizer o mínimo, “lamentam” cortá-la. Como resultado, é claro, eles apenas o tornam pior. Sem a operação necessária, a rosa chinesa não será capaz de se formar lindamente, sem mencionar o tamanho.

O arbusto começará a crescer como ele quer - mais de um lado, menos do outro, além disso, há cada vez menos folhas, sem poda, os galhos são expostos. Os brotos também podem ser deformados, se não forem encurtados; portanto, a aparência da planta não muda para melhor.

A floração será fraca - flores individuais em alguns lugares, ou mesmo nem um pouco. É necessário cortar!

Cuidados de acompanhamento

Depois de completar todas as manipulações, a rosa chinesa pode ser pulverizada com Epin para facilitar a adaptação. E então tomamos o cuidado de sempre, fornecemos as condições necessárias para o sucesso do seu crescimento e floração.

  • Rega - quando houver crescimento ativo ou floração, é necessária uma rega abundante para que o solo não seque, apenas a camada superior é levemente seca. No tempo frio (outono - inverno), a rega não é necessária com tanta frequência, mas, em qualquer caso, o solo não deve secar, regue-o cerca de 1 vez por semana. A água para irrigação é adequada apenas para repouso, macia.
  • Umidade - você precisa manter a umidade do ar entre 45 e 50%, para isso, pode colocar uma fonte ao lado do arbusto ou apenas um vaso de água. Também é necessário pulverizar constantemente a planta, apenas com água morna e morna, enxaguar periodicamente sob o chuveiro, as folhas devem estar limpas do pó.
  • Top vestir - é muito bom usar os mais complexos, como o "arco-íris", é necessário fazê-lo aproximadamente uma vez por mês e durante a floração 2 vezes por mês.
  • Temperatura - no verão, a temperatura desejada para a planta é de 20 a 25 graus, e no inverno você precisa manter cerca de 18 a 16 graus. A rosa chinesa não gosta de correntes de ar, é necessário ventilar a sala, é obrigatório um influxo de ar fresco para a flor, mas excluir a entrada de vento (especialmente frio).
  • Iluminação - você precisa do bem, é melhor na janela leste (ou oeste), a luz deve estar dispersa, sombra dos raios diretos do sol. No verão, é muito útil levar a flor para a varanda, para tomar ar fresco.

Assista a um vídeo sobre o tema: "Cuidando de uma rosa chinesa em casa"

Saiba mais sobre como cuidar de uma rosa chinesa aqui.

Conclusão

Que conclusão pode ser feita? Apenas uma conclusão se sugere - não é preciso ter medo de que você não consiga lidar com uma planta tão poderosa. Afinal, é responsivo a todas as manipulações úteis, facilmente passíveis de corte e modelagem. Como resultado, você mesmo criará a forma que deseja e poderá ajustar o tamanho da rosa chinesa a seu critério. Isso é muito interessante e muito fascinante, talvez você possa criar algum tipo de forma única.

Deixe O Seu Comentário