É possível cortar fúcsia para o inverno e como realizar o procedimento para que haja uma floração exuberante?
A fúcsia é uma planta de casa bonita e com flores exuberantes. Possui floração brilhante e original. Mas para isso ele terá que ser totalmente cuidado.
Uma das principais maneiras de criar uma flor exuberante é a poda. Este é um processo bastante responsável, que envolve a observação de certas regras.
No artigo, você aprenderá como cortar fúcsia para o inverno, quando é melhor fazê-lo e como, além de como lidar com várias doenças e pragas.
Recursos de corte
Seleção da temporada: quando é a melhor hora para começar?
Primeiro você precisa decidir quando é melhor aparar o fúcsia. Na maioria das vezes, esse processo é realizado na primavera. O corte vale a pena antes que novos brotos sejam formados.. Assim, a floração se tornará exuberante e longa.
Isso pode ser feito no outono e inverno?
É possível realizar cortes de outono de fúcsia, mas somente no final de outubro - início de novembro. Essa opção é adequada para os jardineiros que cultivam fúcsia como planta de casa (leia aqui as nuances de cultivar fúcsia em casa).
A poda no outono é suave. Em cada ramo, remova as partes nas quais havia pedúnculos. Corte os ramos para o primeiro em cima de um par de folhas com brotos de pedra. Quando o fúcsia ainda continua a florescer no outono, é melhor não tocá-lo, mas adiar esse assunto até o inverno.
Realize a poda de inverno para as plantas em que a floração dura até o final do outono. Fora isso, poda de inverno é obrigatória antes de enviar a flor para o inverno (como se manter fúcsia no inverno no porão e no apartamento, leia aqui).
O corte deve ser forte, deixe brotos de 15 cm de comprimento.Se as coroas já estiverem formadas, remova apenas brotos fracos, afine e encurte os galhos restantes para 1/3 da sua altura. Posteriormente, para formar uma árvore padrão em locais específicos, aperte os brotos.
Instrumento e desinfecção
Use uma faca afiada ou tesoura para aparar fúcsia. Antes de iniciar o processo, um dos pontos importantes continua sendo a desinfecção dos equipamentos de jardinagem. Isso impedirá o desenvolvimento de doenças virais, cuja transmissão ocorre com o suco das plantas afetadas.
No processo de desinfecção, são utilizados vários compostos que contêm álcool. Você pode usar lenços que contenham álcool, sprays médicos ou produtos domésticos: cloro, querosene.
Conselhos! O sulfato de manganês (5-10%) tem um efeito desinfetante. Mergulhe a ferramenta nessa solução por vários minutos e depois limpe-a com um pano limpo.Para uma floração exuberante
É da poda que a intensidade da floração depende. Quanto mais tarde o procedimento, mais tarde a fúcsia começa a florescer. É aconselhável realizar a poda 2 vezes por ano - antes do inverno e do início da primavera. A poda de outono é de natureza preventiva, pois os galhos danificados, frágeis e finos são removidos em seu processo.
A poda de primavera é realizada em fevereiro-março. Sua principal tarefa é formar uma linda coroa com um grande número de brotos jovens, nas extremidades das quais os brotos são formados.
O processo de corte possui os seguintes recursos:
- O primeiro passo é remover os galhos pequenos e frágeis. Nelas, provavelmente, a floração estará ausente e, se ocorrer, será muito fraca.
- Agora você pode prosseguir com a remoção de galhos secos e muito finos.
- Corte os brotos que são direcionados para o centro. Isso impedirá o espessamento severo da bucha.
- Ao cortar os brotos, leve em consideração que a coroa tem o formato correto. Faça um corte a uma distância de 1,5-2 cm do local.
Como cuidar após o procedimento?
Iluminação
Uma flor adora iluminação difusa; portanto, após a poda, coloque um vaso de plantas nas janelas voltadas para o norte ou leste. Se não houver luz suficiente, flores pequenas e raras se formarão em brotos finos e fracos.
Rega
A umidificação deve ser moderada. É necessário garantir que o solo superficial não seque. Para regar, use apenas água macia e sedimentada. No inverno, a rega é reduzida para 2 vezes por mês e na primavera - 1-2 vezes por semana.
Fertilizantes
É necessário começar a aplicar a fertilização imediatamente após o inverno e a poda na primavera e continuar até o outono. Na loja você pode comprar fertilizantes especiaisConcebido para plantas com flores. Mas aplicando-os com sabedoria.
Se a flor for exagerada, ela crescerá uma folhagem exuberante e a floração será escassa. Para evitar isso, aplique fertilizante no máximo 1 vez em 2 semanas. Ao escolher medicamentos, é necessário que eles incluam esses componentes: potássio, fósforo, magnésio, nitrogênio (em baixa concentração).
Além disso, existem as seguintes regras recomendadas para alimentar fúcsia após o corte:
- Aplique apenas nutrientes ao solo úmido.
- Dilua fertilizantes orgânicos com água 2 vezes mais do que o indicado nas instruções. Caso contrário, não haverá floração, mas a folhagem começará a crescer rapidamente.
- No inverno, não alimente a flor.
Você pode descobrir o tratamento adequado para o fúcsia em casa aqui.
Cultivar, propagar e transplantar uma flor
Um transplante de flores deve ser realizado anualmente. Isso o atualizará para que o sistema raiz coberto tenha muito espaço. Para transplante, use um vaso de cerâmica de tamanho médio e cor clara. A razão é que, durante o calor no recipiente de plástico, o solo se aquece rapidamente e o aquecimento das raízes contribui para a queda dos brotos.
Quanto ao solo, a fúcsia não possui requisitos especiais, mas é melhor usar a composição do solo obtida a partir de tais componentes: terra decídua, turfa e areia (3: 2: 1).
Importante! Certifique-se de cuidar da drenagem. Para fazer isso, coloque argila expandida no fundo da panela.A planta não deve ser transplantada, mas é melhor transbordar junto com um pedaço de terra e encher com terra nas bordas. Isso evitará danos ao sistema radicular e acelerará o crescimento das flores. Antes de transplantar fúcsia, 1/3 corta parte do comprimento de todos os brotos.
Quanto à propagação da fúcsia, pode passar por sementes, estacas e folhas.
Em detalhes sobre o cultivo da fúcsia e seus cuidados, falamos sobre este artigo.
Sementes
Este método não é tão popular. O motivo é que, para obter sementes, a planta terá que ser polinizada artificialmente e depois colhida. Além disso, o método das sementes não permitirá obter uma flor com as características varietais exatas.
Estacas
Este método é o mais simples e mais exigido. Procedimento:
- Corte as estacas na primavera e no outono. Seu comprimento deve ser de aproximadamente 7 cm.
- Coloque as estacas em um ambiente úmido. Isso pode incluir um copo de água ou areia crua.
- Após 3 semanas, as raízes são formadas. Este é o melhor momento para uma planta transplantar no solo.
- Para estacas, use potes pequenos ou copos descartáveis.
Em seguida, você pode assistir a um vídeo onde verá a propagação de fúcsia por estacas:
Folha
Este método também é simples e rápido. É necessário arrancar a folha mais forte, colocá-la em um substrato solto e úmido de 1 cm, cobri-la com uma jarra por cima. Assim que pequenos processos são formados, a planta é transplantada para um vaso maior.
Doença
A planta raramente está doente. As doenças podem ocorrer como resultado de cuidados inadequados, após o corte. Os mais comuns são:
- Ferrugem. Você pode reconhecer a doença pela presença de manchas marrons na superfície interna da folha. A doença é fúngica e pode ser trazida como resultado da poda, se os instrumentos utilizados para a flor afetada não forem higienizados. urgentemente precisa remover as folhas afetadas, trate com líquido Bordeaux em intervalos de 2-3 dias.
- Podridão da raiz. Esta doença é formada como resultado de hidratação inadequada. Em uma planta saudável, as raízes são brancas e elásticas. Se durante o transplante se constatar que as raízes são de cor marrom escura, então é a podridão das raízes.Atenção! A flor não pode ser curada, então você precisa se livrar dela. Embora você possa ter tempo para cortar as estacas e enraizá-las.
- Clorose. Esta doença se desenvolve como resultado de irrigação inadequada, não com água, mas com água da torneira. As folhas começam a ficar amarelas. Para devolvê-lo a uma aparência saudável, é necessário revisar o regime de irrigação.
A poda fúcsia é uma técnica agrícola necessária, sem a qual a planta não floresce ativa e magnificamente. Esse processo é simples, portanto, mesmo um cultivador iniciante pode fazê-lo. Mas se isso não for feito, a planta terá uma forma feia, o número de brotos diminuirá, assim como seu tamanho.