Como plantar begônia tubérculo e cuidar dele em casa? Dicas principais
Begônia é uma planta que pode ser vista no peitoril da janela de quase todos os cultivadores.
Sua vasta gama é impressionante em sua diversidade e beleza. Flores brilhantes podem decorar não apenas o interior da casa, mas também varandas, canteiros de flores, canteiros de flores.
E a vantagem da begônia tuberosa é uma floração longa e abundante. Portanto, é importante cuidar adequadamente dela em casa e no jardim.
Funcionalidades
Begônia tuberosa (Begonia Tuberhybrida) - uma planta herbácea perene que surgiu como resultado do cruzamento de várias espécies de begônias. Tem hastes ramificadas suculentas. As folhas são grandes, em forma de coração. A altura da planta, dependendo da variedade, varia de 17 a 77 cm. O rizoma da planta é espessado, tuberoso, com até 6 cm de diâmetro.
A begônia tuberosa é dividida nos seguintes tipos:
- pequena florida (3 cm de diâmetro);
- flor média (até 7 cm de diâmetro);
- flores grandes (7 - 20 cm de diâmetro);
- ampelous.
A begônia de tubérculo tem uma variedade de cores: vermelho, rosa, amarelo, branco e muitos outros tons.
AJUDA! Uma característica importante da begônia dos tubérculos é a longa floração. No interior, floresce de maio a outubro e em campo aberto - de junho a setembro.Condições de desembarque
Begônia tuberosa pode ser plantada em janeiro. O prazo final para o plantio é o final da primavera - o mês de maio. Ao pousar, é importante considerar alguns recursos, a saber:
- Os tubérculos que serão plantados não devem ter manchas, amassados ou sinais de fungos, mas devem ser densos ao toque. Se você planeja comprar tubérculos, deve fazê-lo em março. Neste momento, os rins já devem aparecer.
- Primeiro, a begônia é plantada em solo leve. Como alternativa, você pode usar turfa pura. E somente então a planta é transplantada para um local permanente (em vaso ou terreno aberto).
- Deve-se tomar cuidado para plantar o tubérculo no lado “direito”. Os tubérculos são plantados com o lado convexo para baixo - a partir daí as raízes brotam. O lado mais plano do tubérculo deve estar no topo, e os brotos eclodem dele.
Preparação
Begônia adora solos soltos com baixa acidez. Para o desembarque, você pode comprar o solo já preparado ou cozinhar sozinho. A mistura ideal para o solo deve consistir nos seguintes componentes:
- turfa - 1 parte;
- húmus - 1 parte;
- areia - 1 parte;
- terra de folha - 3 partes.
Para um bom crescimento e begônias com flores exuberantes, é importante escolher o vaso certo para ela. Antes de tudo, ele deve estar equipado com um sistema de drenagem. Além disso, não deve ser apertado. Seu tamanho ideal é determinado pela distância do tubérculo às bordas da panela, que deve ser de cerca de 4-5 cm.
Como fazer isso certo?
Nós lhe diremos como plantá-lo corretamente.
Na panela
Primeiro, considere os principais aspectos do plantio de begônias em uma panela. A tecnologia dessa aterrissagem consiste nas seguintes etapas:
- Limpar tubérculos de raízes antigas.
- Coloque em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora.
- Faça um buraco no solo e coloque o tubérculo nele com os rins.
- Encha suavemente o tubérculo com o solo.
Uma tarefa adicional é garantir as condições mais confortáveis para a planta. A temperatura do ar deve ser de cerca de 15 a 20 graus.
Depois que os tubérculos crescem 5-6 cm (após cerca de 2 semanas), o solo é adicionado à panela. Como regra, 2 ou 3 brotos são deixados em uma planta jovem e o restante é removido.
Em campo aberto
O plantio de begônia de tubérculos em campo aberto no jardim, por via de regra, é realizado após todas as geadas. Alguns jardineiros plantam begônia em março, mas, nesses casos, deve ser coberto com material especial. Considere a ordem de plantio das begônias abaixo.
- Escolha um local iluminado, protegido dos ventos fortes. A begônia tolera sombra parcial, mas tem medo dos raios diretos do sol.
- Cavar buracos, no fundo dos quais coloque uma mistura de cinzas e húmus. A distância entre eles depende do tamanho das plantas. Plantas grandes são plantadas a uma distância de 30 cm uma da outra, média - 20 cm e pequena - 15.
- Após o plantio, é necessário cobrir o solo com cinzas e húmus.
Foto
E assim o processo aparece na foto.
Em que casos é necessário o transplante?
À medida que a begônia do tubérculo cresce e se desenvolve, ela precisa de um transplante. O aperto das raízes é fatal. A planta nesse caso murchará gradualmente, e a floração se tornará escassa e gradualmente parará completamente. A transferência atempada para um pote mais espaçoso ajudará aqui.
Quando é a melhor hora para fazer isso?
Como regra, o melhor momento para o transplante de begônia, como em todas as plantas, é a primavera. É recomendável fazer isso antes do desenvolvimento dos brotos, para que o melhor período seja o início de março.
Recomendações
Para transplantar com sucesso a begônia, siga as seguintes instruções:
- Remova cuidadosamente o tubérculo de begônia da panela velha após regar bem o solo.
- Limpe-o a partir de raízes secas e podres. Se o tubérculo tiver áreas podres, é necessário cortá-las com uma faca. Polvilhe locais de cortes com carvão picado.
- Coloque o tubérculo em uma solução de manganês por 30 minutos. Este procedimento é realizado para fins de desinfecção.
- Coloque a planta em uma panela com solo pré-preparado. Como a begônia tem um arranjo superficial das raízes, o vaso deve ser escolhido não profundo, mas amplo o suficiente. Ao usar uma panela funda, a terceira parte deve ser preenchida com cascalho.
O que fazer depois?
Se crescer em casa
Primeiro de tudo a begônia deve ser colocada nas janelas do lado oeste ou leste da casa. Isso ocorre porque a begônia tolera sombra parcial e tem medo da luz solar direta. O cuidado adequado em casa é a chave para a saúde de qualquer planta, incluindo a begônia. Os cuidados com a begônia após o transplante (ou plantio) incluem o seguinte:
- Rega. A frequência da rega da begônia depende da época do ano. Como regra, geralmente vale a pena molhá-lo uma vez a cada 2-3 dias com água morna e sedimentada. Você pode pré-limpá-lo passando-o pelo filtro. No verão, quando o tempo está ensolarado e quente, é necessário aumentar a intensidade e a frequência da rega.
- Pulverização. Como a begônia não gosta de umidade nas folhas, é recomendável borrifar o ar ao seu redor. A umidificação do ar contribui para um melhor crescimento e uma floração mais magnífica. É melhor fazer este procedimento 2-3 vezes por semana.
- Top vestir. As begônias de alimentação devem ser realizadas com fertilizantes minerais e orgânicos, alternando-os. Por via de regra, a cobertura é realizada 1 vez em 2 semanas, a partir de maio. Em outubro, para.
Além das medidas acima para o tratamento da begônia tubérgica, não se esqueça do afrouxamento oportuno do solo.
Jardim ao ar livre
Cuidar de begônias em campo aberto não é muito diferente de cuidar de um pote. Inclui:
- Rega. Depois que os tubérculos são plantados em campo aberto, deve ser fornecida rega abundante. Nesse caso, a estagnação da umidade não deve ser permitida. A rega é melhor no início da manhã.
- Top vestir. A begônia de campo aberto deve ser alimentada com fertilizantes minerais e orgânicos complexos. É melhor fazer isso 2 ou 3 vezes durante toda a estação de crescimento.
- Capina e cultivo. O controle oportuno das ervas daninhas é necessário, afrouxando o solo. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar o sistema radicular.
- Remoção de flores e folhas secas. Para a begônia satisfeita com sua floração, se necessário, retire flores secas, folhas e brotos.
Begônia tubérculo - uma planta bastante despretensiosamas requer a abordagem correta para pouso e manutenção. Se você seguir as regras e recomendações acima, poderá aumentá-lo com êxito. Lidar com esse negócio no ombro, não só uma florista experiente, mas também um amante iniciante.