Quando e como celebrar o Ano Novo na China
As pessoas se esforçam para passar as férias de Ano Novo fora do estado. Alguns vão para os Estados Unidos, outros para a Europa e outros para o Reino do Meio. Quem prefere o último fica decepcionado porque não sabe quando o Ano Novo está na China.
Como resultado, eles chegam ao país muito cedo ou muito tarde, enquanto umas férias curtas não permitem a permanência.
O povo chinês celebra o ano novo na primeira lua cheia. Ele segue o ciclo lunar completo e precede o solstício de inverno. Deixe-me lembrá-lo, que este evento ocorre em 21 de dezembro. Como resultado, o Ano Novo na China pode ser 21 de janeiro, 21 de fevereiro ou qualquer outro dia entre essas datas.
Em 2013, os chineses comemoraram o ano novo em 10 de fevereiro de 2014, pois começaram em 31 de janeiro e 2015 em 19 de fevereiro.
Como comemorar o Ano Novo na China
Na China, como em outros países, o Ano Novo é o feriado principal e favorito. É verdade, chamado Chun Jie.
Moradores do estado comemoram o ano novo há mais de dois mil anos. Segundo os historiadores, pela primeira vez os chineses começaram a comemorar o Ano Novo durante o Neolítico. Nesse momento, eles comemoraram vários feriados, que são os protótipos do Ano Novo.
No Reino do Meio, o Ano Novo é comemorado no final do inverno, de acordo com o calendário lunar. A data é flutuante; portanto, os feriados de Ano Novo começam de maneiras diferentes.
Depois de mudar para o calendário gregoriano, os habitantes do Reino do Meio chamam o Ano Novo de Festival da Primavera. As pessoas o chamam de "babá". Vamos falar mais sobre a celebração na China.
- Celebrar o Ano Novo Chinês é um verdadeiro festival, continuando por meio mês. Neste momento, todo cidadão do país pode contar com uma semana de feriados oficiais.
- Apresentações teatrais, shows de pirotecnia e espetaculares carnavais são realizados na China. Cada um desses eventos é acompanhado pelo lançamento de fogos de artifício e pelo estalo de fogos de artifício. Os chineses gastam muito dinheiro com os atributos do ano novo. E isso não é por acaso!
Mitos do Ano Novo
Segundo um mito antigo, na véspera do ano novo, o mar profundo explodiu um terrível monstro com chifres, devorando pessoas e gado. Isso acontecia todos os dias, até que um velho pobre com uma bengala e uma bolsa aparecia na vila de Tao Hua. Ele pediu aos locais abrigo e comida. Todos o recusaram, com exceção de uma mulher idosa que alimentou as pobres saladas de Ano Novo e forneceu uma cama quente. Em gratidão, o velho prometeu expulsar o monstro.
Vestiu roupas vermelhas, pintou as portas das casas com tinta escarlate, acendeu fogueiras e começou a fazer um barulho alto, usando os "chocalhos de fogo" do bambu.
O monstro, tendo visto isso, não ousou mais se aproximar da vila. Quando o monstro saiu, os habitantes da vila fizeram uma grande festa. A partir desse momento, durante as festas de fim de ano, as cidades do Reino do Meio ficam vermelhas de decorações e lanternas. O céu é constantemente iluminado por fogos de artifício.
E assim se formou a lista de atributos obrigatórios do Ano Novo: fogos de artifício, incenso, biscoitos, brinquedos, fogos de artifício e itens vermelhos.
- Quanto à celebração, pode-se dizer que na primeira noite é estritamente proibido dormir. Moradores da China nessa época vigiam o ano.
- No primeiro feriado de cinco dias visite amigos, mas você não pode trazer presentes. Somente crianças pequenas recebem envelopes vermelhos com dinheiro.
- Entre as receitas festivas do Ano Novo, os chineses estão preparando pratos cujos nomes são compatíveis com a sorte, a prosperidade e a felicidade. Peixe, carne, coalhada de soja, bolo.
- No âmbito do festival chinês, é costume honrar aqueles que foram ao mundo de outros ancestrais. Cada pessoa faz perfumes pequenos presentes de decorações e guloseimas.
- O ano novo termina com o Festival das Lanternas. Eles são acesos em todas as ruas das cidades, independentemente do tamanho e da população.
Você aprendeu os meandros do Ano Novo na China e garantiu que o Ano Novo Chinês seja um evento colorido, incrível e único.
Tradições para o Ano Novo Chinês
Na China, o Ano Novo é comemorado de maneira diferente do que em outros países do mundo, porque os chineses permanecem fiéis aos seus antepassados e não esquecem as tradições do Ano Novo.
- As férias de ano novo são acompanhadas por diversão geral. Cada família cria o máximo de ruído possível com a ajuda de biscoitos e fogos de artifício. Os chineses acreditam que o barulho expulsa os maus espíritos.
- No final da celebração barulhenta, o Festival das Luzes é realizado. Neste dia, são realizados eventos coloridos nas ruas da cidade e do campo com a participação de leões e dragões, que entram em uma luta teatral.
- Celebrar o Ano Novo no Reino do Meio é acompanhado pela preparação de pratos especiais. Todos eles consistem em produtos cujo nome no som coincide com palavras que simbolizam sucesso e boa sorte.
- Normalmente, peixe, cogumelos ostra, castanhas e tangerinas são servidos na mesa. Essas palavras soam como riqueza, prosperidade e lucro. Pratos de carne e bebidas alcoólicas são encontrados na mesa do Ano Novo.
- Se você está comemorando o Ano Novo visitando uma família chinesa, traga duas tangerinas para os donos da casa. Antes de partir, eles lhe darão o mesmo presente, pois duas tangerinas são uma consonância de ouro.
- Uma semana antes do Ano Novo, as famílias chinesas se reúnem à mesa e se reportam no ano passado aos deuses. O principal é considerado o Deus da lareira. É tratado com doces e espalhado com mel.
- Antes da celebração, cinco tiras de papel estão penduradas na porta. Eles significam cinco variedades de felicidade - alegria, sorte, riqueza, longevidade e honra.
- Espíritos malignos têm medo do vermelho. Não é de surpreender que durante os feriados de Ano Novo seja o vermelho que domine.
- Em muitos países, é costume colocar uma árvore de Natal no ano novo. No Império Celestial, eles colocam a Árvore da Luz, que é tradicionalmente decorada com lanternas, guirlandas e flores.
- A tabela do ano novo chinês é abundante. É verdade que eles não têm pressa em usar uma faca de mesa à mesa, porque dessa maneira você pode perder a felicidade e a boa sorte.
- Na China, o Ano Novo é comemorado antes do amanhecer. Os adultos recebem objetos simbolizando o desejo de boa sorte e saúde. Entre eles estão flores, ingressos de temporada para instalações esportivas e bilhetes de loteria. Presentes bonitos e agradáveis.
Sem tradições, é impossível imaginar um verdadeiro Ano Novo no Reino do Meio. Agora você sabe quando, nos feriados de Ano Novo da China, como são comemorados e o que oferecem. Se você está cansado de passar as férias de Ano Novo em casa, vá para o Reino do Meio. Este país proporcionará uma oportunidade para diversificar a vida.
Vídeo da véspera de Ano Novo na vila chinesa
Guiado pela experiência e pelas memórias, direi que o Ano Novo Chinês proporcionará impressões até então desconhecidas, emoções vívidas e humor de Ano Novo.