Edema de Quincke - sintomas e tratamento com meios médicos e populares

As reações alérgicas são parte integrante da vida das pessoas. É difícil dizer por que as doenças alérgicas são tão comuns, mas o fato de as pessoas pelo menos uma vez na vida encontrarem uma certa forma de alergia é inegável. O tema da conversa será o edema de Quincke, seus sintomas e tratamento em casa.

O edema de Quincke é uma inflamação da pele, localizada principalmente nos lábios e ao redor dos olhos. Este fenômeno é considerado o resultado de uma reação alérgica, levando ao aumento da produção de histamina no corpo humano. Excesso de histamina leva à inflamação dos vasos sanguíneos.

No início do século XX, o cientista austríaco Mendel, descrevendo os sinais do angioedema, deu ao complexo de sintomas o nome "edema de Quincke", em homenagem a um médico alemão. Na literatura médica, há outro nome - "urticária gigante".

4 tipos de edema de Quincke

Os médicos, dependendo das causas, distinguem vários tipos de edema de Quincke.

  1. Alérgico. O tipo mais comum. Desenvolve-se em pessoas com alergias alimentares. Aparece depois de comer certos alimentos, picadas de insetos, usando aspirina e penicilina. A urticária gigante alérgica não é uma doença crônica, pois você pode determinar os alimentos que causaram a alergia e se recusar a comê-la.
  2. Medicação. Aparece devido a medicamentos que causam tumores nas camadas profundas da pele. Mesmo que uma pessoa pare de tomar o medicamento, os sintomas de edema persistem por um longo tempo. Normalmente, o tipo de droga atua como um efeito colateral de anti-inflamatórios não esteróides, inibidores da bomba de prótons.
  3. Idiopática. Tem um nome devido à complexidade de identificar as causas. Segundo os cientistas, o desenvolvimento de edema contribui para infecção, estresse, álcool, medo, superaquecimento, ansiedade e até roupas apertadas. Presumivelmente, causa problemas de tireóide e deficiência de ácido fólico.
  4. Hereditário. Um tipo extremamente raro de edema de Quincke. Geralmente se desenvolve em pessoas que herdaram um gene defeituoso. É caracterizada pelo desenvolvimento gradual de sintomas que aparecem após a puberdade. Os sintomas são promovidos por gravidez, trauma, infecção e até controle de natalidade.

No começo do artigo, apresentei o edema de Quincke, listei e descrevi os tipos e locais de sua ocorrência. A vez passou a abordar mais detalhadamente as causas, os principais sintomas e, é claro, o tratamento com medicamentos e medicamentos.

Sintomas do edema de Quincke em adultos e crianças

Qualquer pessoa pode se tornar vítima de angioedema, mas as alergias são mais suscetíveis a ele. Em homens e idosos, o edema de Quincke se desenvolve com muito menos frequência do que em crianças e mulheres jovens. Nos bebês, a doença é extremamente rara.

Se o edema de Quincke se desenvolver na face, pescoço, pés e mãos, os sintomas são pronunciados. É mais difícil se a doença se manifestar nas articulações, no revestimento do cérebro e nos órgãos internos.

  1. Inchaço. O edema é o principal sintoma externo. Sinais de inchaço aparecem no abdômen, tórax, órgãos genitais, pescoço, lábios, pálpebras, mucosa nasal e laringe. Existem sensações de tensão da pele. A propagação do edema é muito alta. Sem ajuda qualificada, pode levar a choque anafilático.
  2. Redução de pressão. A alergia que causou a doença pode se manifestar por uma queda de pressão, causada por uma violação da circulação sanguínea devido a edema. A neoplasia comprime os vasos sanguíneos e diminui o movimento do sangue. O paciente sente dor nas têmporas e tonturas.
  3. Náusea e vômito. Picos de pressão causam náusea, às vezes vômito. Uma alergia comum não é acompanhada por esses sintomas, ao contrário do edema de Quincke.
  4. Alta temperatura. Inchaço do tecido se assemelha a um processo inflamatório. Na área afetada, o movimento do sangue sai da norma, devido ao qual a temperatura aumenta. Se não exceder 38 graus, como na gripe, não há necessidade de usar drogas antipiréticas.
  5. Língua azul. É causada por edema da membrana mucosa da nasofaringe e laringe. A circulação sanguínea prejudicada e a deficiência de oxigênio podem levar ao azul de outras partes do corpo.
  6. Edema das meninges. Os sintomas característicos da meningite aguda aparecem: dor de cabeça, tontura, náusea grave, medo da luz, convulsões e outros distúrbios neurológicos.
  7. Edema geniturinário. O quadro clínico se assemelha a um ataque de cistite, acompanhado de dor e retenção urinária.
  8. Edema dos órgãos internos. O edema de Quincke é acompanhado por dor abdominal intensa, sem uma determinada localização.
  9. Inchaço das articulações. A doença exibe mobilidade limitada e articulações inchadas. Neste ponto, processos inflamatórios não ocorrem nas articulações.

Normalmente, as pessoas enfrentam inchaço da face e membranas mucosas. O edema de Quincke traz um perigo potencial para a vida de uma pessoa e, se ocorrerem sintomas, você deve procurar ajuda imediatamente.

Causas do edema de Quincke

Continuando o tópico da conversa, considerarei as causas do edema de Quincke em adultos e crianças. Durante o funcionamento normal do sistema imunológico, a histamina é inativa. Quando ingeridos e alérgenos se acumulam, os neurotransmissores começam a se libertar rapidamente. As veias se expandem, a produção de suco gástrico aumenta, espasmos dos músculos lisos aparecem e a pressão diminui. Vamos ver quais alérgenos causam urticária gigante.

  • Alimento. Ovos ou produtos que os contêm - costeletas, doces e tortas de queijo. O leite de vaca também pode levar ao edema de Quincke. Inclui lactoglobulina, que causa uma reação alérgica. A intolerância geralmente se manifesta após o consumo de manteiga ou queijo cottage. Refrigerantes doces, álcool, mel, especiarias, morangos podem desencadear alergias.
  • Químico e medicinal. Muitos medicamentos levam ao edema de Quincke. Entre eles: ácido acetilsalicílico, insulina e vários antibióticos. O método de usar os medicamentos não importa.
  • Inalação. A lista de fatores desencadeantes da alergia é representada por pólen de plantas, cotão, poeira, caneta de pena e ração seca.
  • Contato. O edema de Quincke começa depois que uma pessoa entra em contato com uma substância alérgica. Por exemplo: produtos de tinta e verniz, produtos de limpeza e detergentes, cosméticos.
  • Bacteriano e fúngico. Em algumas pessoas, a urticária gigante é causada por Escherichia coli, estafilococos ou estreptococos. O foco da infecção é geralmente localizado nos dentes afetados por cárie ou em um cisto com supuração.

A causa do edema de Quincke pode ser parasitas intestinais que deixam resíduos tóxicos, picadas de vespas, insetos, mosquitos, vespas e abelhas.

Para o aparecimento do edema de Quincke com uma predisposição hereditária, não é necessário o acúmulo de alérgenos. Mesmo sua leve exposição causa alergias. O grupo de risco inclui pessoas com distúrbios nervosos, diabetes, doenças crônicas, mulheres grávidas e mulheres durante a menopausa.

Tratamento do edema de Quincke em adultos e crianças

A doença em questão é uma reação alérgica aguda que carrega uma ameaça potencial à vida humana, que se manifesta pelo aparecimento repentino de edema em larga escala da pele, tecido subcutâneo e massa muscular.

O edema de Quincke é geralmente experimentado por pessoas com mais de vinte anos de idade. Em pessoas mais velhas, aparece com muito menos frequência. Nas crianças, a alergia é hereditária e se desenvolve em um tamanho impressionante. Muitas vezes, é acompanhada de urticária.

O tratamento do edema em crianças é mais complicado, porque eles não podem avaliar corretamente seu bem-estar. Portanto, os pais devem monitorar cuidadosamente a reação da criança. Como tratar o edema de Quincke em adultos e crianças, leia abaixo.

Primeiros socorros para o edema de Quincke

Quando os sintomas do edema de Quincke aparecerem, você deve procurar ajuda imediatamente. Mas a missão não termina aí. Antes da chegada, o paciente de emergência deve receber atendimento de emergência.

A técnica de primeiros socorros para o edema de Quincke é descrita abaixo. Antes de prosseguir com a ação, você precisa se acalmar e tranquilizar o paciente. Acredite, a experiência universal não ajudará.

  1. Se um alérgeno é conhecido, o contato deve ser rapidamente interrompido. Não faz mal abrir as janelas, remover as roupas apertadas do paciente, desabotoar os colares e cintos.
  2. O paciente deve sempre estar sentado ou reclinado. Nesta posição, é mais fácil para ele respirar. Um banho de pés quente é considerado uma medida muito eficaz. Despeje como água quente em um recipiente amplo, conforme o paciente possa suportar. Periodicamente, despeje água quente até a chegada dos médicos.
  3. Aplique algo legal no edema. Você pode usar uma toalha embebida em água gelada. Instale gotas vasoconstritoras no nariz do paciente. Uma opção ideal é Naphthyzin, usado para resfriado.
  4. Após a chegada da equipe da ambulância, os médicos administrarão uma dose decente de anti-histamínicos ao paciente e o levarão à clínica. Recusar hospitalização não vale a pena, mesmo com uma melhoria significativa.
  5. É imperativo informar os médicos que medidas foram tomadas antes de sua chegada. Se o desenvolvimento de edema estiver associado a um evento específico, mencione também isso. Esta informação é incrivelmente importante para a escolha do diagnóstico e tratamento.

Dicas de primeiros socorros em vídeo para o edema de Quincke

Espero sinceramente que, ao longo da sua vida, você não precise usar essas informações na prática. Se ocorrer algum problema, mantenha a calma e aja de acordo com as instruções.

Preparações médicas

O tratamento do edema de Quincke envolve o uso de medicamentos. Quaisquer outros métodos são inadequados. Vale a pena lembrar para as pessoas que estão acostumadas a usar remédios populares. Seu uso em alergias é contra-indicado.

A terapia medicamentosa deve ser realizada rapidamente. Mesmo um pequeno atraso pode levar a complicações graves, perda profunda de consciência ou morte.

  • Anti-histamínicos. Reduza a suscetibilidade do corpo ao alérgeno. Na lista estão Suprastin, Tavegil e Diphenhydramine.
  • Injeções de hormônio. Apenas uma injeção de um medicamento hormonal reduzirá o inchaço e eliminará o espasmo. Para esse fim, é utilizada a dexametasona, hidrocortisona ou prednisolona.
  • Relaxantes musculares. Muitas vezes, quando o edema de Quincke leva a um ataque de asfixia. Em seguida, os médicos intubam a traquéia com um tubo especial que facilita a respiração. Em seguida, são prescritos relaxantes musculares Efedrina ou Adrenalina.
  • Glucocorticóides. Os medicamentos hormonais interrompem muitos sintomas de alergia e previnem o choque anafilático. Tais drogas são usadas juntamente com preparações contendo sódio e cálcio.
  • Diuréticos. O tratamento auxiliar envolve o uso de diuréticos. Eles aliviam o inchaço, pois aceleram a remoção de umidade do corpo e normalizam a pressão sanguínea. Os diuréticos mais eficazes são Fitolizin e Kanefron.
  • Complexos vitamínicos. O uso de vitaminas é uma terapia auxiliar. As vitaminas ajudam o corpo exausto a se recuperar de uma reação alérgica. É costume fortalecer a imunidade com a ajuda de ácido ascórbico e vitaminas da família B.

Acho que agora está claro por que você não pode lutar com o edema de Quincke por métodos populares. Se surgirem complicações, é simplesmente impossível ajudar o paciente em casa.

Remédios populares

Só é necessário tratar o edema de angioedema com medicação; a automedicação nessa doença grave pode causar muitos danos.

As manifestações clínicas do edema de Quincke estão se desenvolvendo rapidamente; o uso de remédios populares no momento da exacerbação pode levar à morte. Os médicos devem estar envolvidos no tratamento.

É permitido o uso de remédios populares após a remoção do ataque. Eles ajudarão a evitar recaídas. Mas mesmo neste caso, é necessário escolher e usar um remédio popular após consultar um médico.

  1. Colheita de ervas. Para preparar, combine em quantidades iguais os frutos de amieiro e rosa mosqueta, flores immortelle, grama de uma corda e rabo de cavalo, raízes de aralia, dente de leão, bardana, elecampane e alcaçuz. Coloque a coleção em um copo de água fervente, aguarde 30 minutos, deixe esfriar, filtre e adicione água fervente para formar 200 ml de líquido. Beba 0,33 copos três vezes ao dia após uma refeição.
  2. Infusão de urtiga. Para preparar 10 gramas de urtigas maçantes, despeje 250 ml de água. Recomenda-se usar três vezes ao dia por um terço de uma colher de sopa.
  3. Frasco de Éfedra. Dois gramas de galhos picados da planta são derramados com 250 ml de água fervente. Eles bebem 100 mililitros três vezes ao dia, monitorando constantemente a pressão arterial.
  4. Tintura de narcótico. Despeje 150 ml de vodka de alta qualidade em uma colher de pó de estramônio, insista por uma semana e tome três vezes ao dia. Uma dose única não deve exceder 15 gotas.

Em uma pessoa propensa a alergias, um medicamento fitoterápico caseiro pode causar o desenvolvimento de intolerância individual. Portanto, o uso de remédios populares deve ser cuidadoso.

Concluindo, acrescento que as pessoas que venceram o edema de Quincke precisam monitorar regularmente sua saúde e ter cuidado no contato com produtos de reação alérgica.

Vídeo do programa Live Awesome

Idealmente, você deve seguir uma dieta rigorosa, excluir frutas cítricas, frutos do mar, chocolate, ovos, nozes, mel e cacau da dieta. No inverno, não coma vegetais, pois eles contêm conservantes que aumentam a vida útil. É indesejável usar produtos que contenham OGM e corantes e usar produtos químicos domésticos com um odor pungente.

Deixe O Seu Comentário