Azia - causas e conseqüências
Uma sensação desagradável, acompanhada por uma sensação de queimação no peito, é familiar para muitos. Isso é azia. No artigo, falaremos sobre esse fenômeno desagradável, determinaremos as causas e consequências, consideraremos os métodos de luta e prestaremos atenção às complicações que surgem com a inação.
O que é azia?
Segundo os médicos, a azia é uma sensação de queimação no peito, trazendo grande desconforto. Nesse caso, o nível de desconforto depende do grau de manifestação.
O aparecimento de azia é promovido pelo aumento da acidez, portanto essas sensações não são uma doença separada, mas um precursor de outras doenças do sistema digestivo.
O algoritmo para o aparecimento de azia e dor é simples. O suco gástrico, por certas razões, sobe para o esôfago. Os componentes ácidos que compõem sua composição têm um efeito irritante na membrana mucosa, resultando em uma sensação de queimação.
Azia se manifesta:
- Arroto azedo.
- Ácido e amargura na boca.
- Fadiga e uma diminuição acentuada do apetite.
Em alguns casos, a azia é acompanhada de fezes com uma mistura de sangue, dor no peito e nas costas, náusea intensa, aumento da transpiração e vômitos. Se você se encontrar em uma situação semelhante, chame imediatamente uma ambulância ou consulte um médico. Você não pode procrastinar.
Causas da azia
A dieta não saudável combinada com um estilo de vida saudável é a causa mais comum de azia. O uso anormal de produtos do tabaco, bebidas alcoólicas, especiarias quentes, café e refrigerantes leva ao relaxamento da válvula gástrica e ao aumento da acidez. É por isso que uma sensação desagradável geralmente aparece depois de comer. O que mais provoca azia?
- O uso anormal de tomate, pão fresco, frituras, picles e frutas cítricas.
- Comer demais.
- Tomar medicamentos que aumentam a secreção de ácido. Entre eles estão a aspirina e o ibuprofeno.
- Obesidade, gravidez, trabalho físico duro, vestindo roupas apertadas e cintos apertados.
- Dormir depois de comer.
- Ansiedade, estresse.
Informações do vídeo
As causas da azia são variadas. Isso significa que um desconforto no peito pode ocorrer a qualquer momento, e ninguém está seguro disso. A seguir, consideraremos as principais maneiras de resolver o problema, mas primeiro vamos nos concentrar nas complicações decorrentes da inação.
As consequências da azia
Uma vez no esôfago, o suco gástrico queima suas paredes. Se o fenômeno é único na natureza, não há motivo para preocupação.
Quando a membrana mucosa é regularmente exposta a queimaduras químicas, lesões ulcerativas e erosivas aparecem no esôfago. O resultado é sangramento grave ou ruptura da parede, o que é perigoso para a vida humana.
Essas expressões são marcadas ao longo do tempo, o que contribui para o estreitamento do esôfago. Como resultado, é mais difícil para uma pessoa engolir alimentos densos, o que afeta adversamente a qualidade de vida. Resolver o problema se resume ao tratamento cirúrgico. Não é recomendável ignorar isso, porque a erosão crônica e as úlceras aumentam significativamente a probabilidade de desenvolvimento de tumores de baixa qualidade no esôfago.
O que fazer se azia atormentada?
A azia está incluída na categoria de sintomas não específicos, portanto a solução para o problema envolve o tratamento da doença subjacente. A ocorrência frequente de uma sensação desagradável não afeta apenas a qualidade de vida, mas também representa uma ameaça à saúde.
Recaídas regulares são uma razão para visitar o terapeuta e gastroenterologista. Frequentemente, a azia atua como mensageira do câncer, e o acesso oportuno a um médico é a chave para manter a saúde e a vida.
Os médicos recomendam o abandono do autotratamento, principalmente se você não entende de medicina. Mesmo um pequeno erro é cheio de consequências negativas. Se não houver como procurar ajuda, ouça as recomendações gerais para se livrar da azia em casa.
- Se a azia freqüentemente causar desconforto, reveja sua dieta. Sem falhar, recuse o uso de pratos apimentados, fritos e salgados, por um tempo esqueça os temperos e especiarias. Divida a refeição diária em 5-6 porções pequenas.
- Antes do café da manhã, coma algumas colheres de sopa de aveia. Ele se enquadra na categoria de produtos com propriedades envolventes que ajudam a evitar azia.
- Atenha-se ao seu regime de bebida. A norma diária para um adulto é de pelo menos dois litros de água.
- Com azia frequente, recomenda-se deixar de fumar e álcool. Se o poder desses maus hábitos for absoluto, tente reduzir a frequência de uso e dose.
Com azia, bebidas com baixo teor de álcool e gás são um perigo para o corpo. A "energia" é ainda mais perigosa devido à presença de cafeína. Uma mistura desta substância com álcool é fatal para o estômago. Segundo as estatísticas, há casos em que os jovens morrem devido ao consumo irregular de tais bebidas. E a causa da morte é a perfuração das paredes gástricas.
Tratamento medicamentoso
Para resolver esse problema, os farmacêuticos criaram vários medicamentos eficazes e seguros para a saúde. Os mais populares são Gastal, Gaviscon e Rennie, que normalizam a acidez do estômago. A farmácia vende Almagel, que fornece um efeito envolvente que oferece proteção adicional às membranas mucosas.
Antes de usar os medicamentos listados, leia atentamente as instruções e observe rigorosamente as dosagens indicadas. E lembre-se, alguns medicamentos têm efeitos colaterais na forma de diarréia ou constipação, enquanto outros ajudam a remover o cálcio do corpo.
Tratamento com remédios populares
Na luta contra a azia, houve também um pedido de remédios populares que lidam com o problema não menos do que os medicamentos adquiridos. O mais popular deles é o refrigerante. Para melhorar rapidamente a condição, uma colher de chá do pó é dissolvida em um copo de água e bebida. Mas, para uma solução completa, isso não é suficiente, porque o refrigerante não cura, não normaliza a produção de ácido e não contribui para a cicatrização da membrana mucosa. O uso de ervas neste caso é considerado mais apropriado.
- Camomila de farmácia. A composição da planta inclui óleos essenciais e antioxidantes, que eliminam rapidamente a azia, aliviam o inchaço, normalizam a função de formação de ácido e iniciam o processo de restauração das células epiteliais. Nas farmácias, a camomila medicinal é vendida em sacos. Para uma refeição, despeje o saco com água fervente, esfrie e beba em pequenos goles uma hora antes da refeição.
- Sementes de linho. O remédio popular proporciona um excelente efeito envolvente e ajuda na cicatrização da membrana mucosa. À noite, uma colher de sopa de sementes de linho é derramada com água fervente e deixada durante a noite. De manhã, o líquido mucoso é filtrado, espremido e consumido ao longo do dia por uma colher de sopa por 2-4 semanas.
- Folhas de hortelã. Uma colher de sopa de folhas secas é derramada com um copo de água fervente, insistida por meia hora, filtrada e consumida de manhã e à noite.
- Suco de batata. Alguns curandeiros tradicionais aconselham você a lidar com suco de batata com azia. Duas batatas médias, depois de descascadas e lavadas, são passadas por um ralador fino. Esprema o suco da massa resultante, despeje em um copo, adicione água e beba com o estômago vazio 30 minutos antes do café da manhã. A segunda porção é tomada antes do jantar.
- Suco de aloe. A ferramenta é ideal para a rápida neutralização ácida. Uma folha é arrancada da planta, uma colher de chá de suco é espremida, diluída em um copo de água e embriagada.
- Casca de ovo. Cascas de ovos secas são passadas através de um moedor de café. Com azia, meia colher de chá do pó é diluída em água e lentamente bebida. Lembre-se de que o produto não é adequado para uso frequente por um longo período; caso contrário, não será possível evitar um aumento no nível de cálcio livre no sangue, o que não é bom.
- Infusão de ervas. Na luta contra a azia, uma decocção preparada com base em camomila, hypericum e folhas de bananeira também ajuda. Para uma colher de sopa de ervas, durma em uma garrafa térmica e despeje 500 ml de água fervente. Após 2 horas, o líquido é filtrado e bebido por um mês, três vezes ao dia.
Os remédios populares listados provaram repetidamente eficácia e segurança.
No entanto, qualquer tratamento em casa deve ser acompanhado por uma visita ao médico!Em cada caso, a história do aparecimento de azia tem suas raízes. Quais benefícios um pode prejudicar o outro.
Prevenção de azia
Se a azia não atormentar e encontrar as sensações desagradáveis que a acompanham, não há desejo, ouça as seguintes recomendações.
- Exclua as roupas que apertam o estômago do guarda-roupa;
- Desista do hábito de mentir depois de comer;
- Minimizar o consumo de alimentos gordurosos e quentes;
- Abster-se de especiarias e álcool;
- Não tenha tempo com o tratamento de doenças que contribuem para o aparecimento de azia.
Acho que consegui revelar completamente o tema da luta contra a azia, que começou em um artigo anterior. Espero que, graças a essas recomendações, você se livre do desconforto e garanta que elas não apareçam mais. Só não se esqueça de visitar um médico. Não fique doente!