Madressilva: uma beleza de muitas faces, não pode deixar de gostar!
Madressilva é uma planta única que é cada vez mais encontrada em jardins e parques. O arbusto é plantado como uma cobertura decorativa, variedades comestíveis e como uma cultura de frutos silvestres. As frutas são universais, produzem geléia, geléia, licores e licores, são congeladas e secas. Todas as partes da planta são amplamente utilizadas na medicina popular para a prevenção e tratamento de várias doenças.
O que é madressilva?
Madressilva é um arbusto perene ornamental e berry com uma coroa exuberante. O nome (Lonicera) "madressilva" é devido ao famoso físico e botânico Adam Lonitser, que viveu no século 14. Mais comum no hemisfério norte, em áreas com clima temperado. Uma planta pode ter um caule reto, rastejante ou encaracolado. Independentemente da espécie, ela floresce cedo, enchendo o ar com um aroma encantador, que atrai um grande número de abelhas.
Onde e para o que é usado
Todos os anos, a madressilva conquista cada vez mais hortas e jardins. Ela tem algo para amar! Floresce em um dos primeiros de maio, agrada com botões delicados com um cheiro de amêndoa e mel, e os frutos amadurecem mais cedo que outras plantas.
Eles apreciam isso por seu cuidado fácil, colheitas estáveis, especialmente em áreas com final de primavera e verões curtos, onde a natureza não mima com uma variedade especial de frutas. Ele tolera facilmente os invernos rigorosos e, mesmo durante a floração de geada a -5, não afeta uma boa colheita, o que é inaceitável para outras culturas frutíferas.
Variedades de escalada decorativas são usadas para jardinagem vertical de mandris, pérgulas e arcos. As sebes aromáticas são formadas a partir de plantas com uma copa exuberante e densa, florescendo quase até o gelo.
Os especialistas em culinária amam as bagas por seu sabor peculiar, aroma e um grande número de substâncias de pectina, graças à qual a geléia densa é obtida, elas são usadas como corante inofensivo. É bom em geléia, em compota, pode ser seco, congelado, moído com açúcar, fazer licores e vinho, e que recheio delicioso para tortas!
Amplamente utilizado na medicina popular no tratamento de doenças gastrointestinais, anemia, hipertensão, doenças de pele, sistema respiratório e outros. Na madressilva, não apenas as bagas são curativas, que, em termos de teor de vitamina C, dão chances ao limão, mas também todas as partes: folhas, cascas, flores.
Variedades de plantas
Mais frequentemente nos jardins plantados madressilva, que tem bagas comestíveis. Variedades russas favoritas: Pavlovskaya, Borel, fuso azul, ânfora, Gzhelka, Vasyugan, Gerda, Sinichka, Ninfa Sineglazka, Bluebird, Bochkarskaya, gigante de Leningrado, Cinderela, Kamchadalka e Chernichka. Se desejar, você pode facilmente encontrar uma descrição detalhada e críticas sobre cada um deles. Existem variedades de uma seleção mais nova, mas elas podem falhar no inverno gelado, e elas já foram testadas há anos por várias gerações de jardineiros. As variedades variam em termos de amadurecimento das culturas, altura dos arbustos e forma dos galhos, sabor das bagas.
Undersized
- Gourmet - o arbusto é compacto, o rendimento é alto, mas as bagas não são muito grandes, pesando cerca de 0,7 g, e as frutas sem amargor são caracterizadas pela baixa desintegração. A variedade é adequada para coberturas. Plante "Ninfa" e "Nizhny Novgorod Early" ao lado para polinização.
- Omega - também se aplica a variedades de tamanho menor com uma coroa arredondada, mas as bagas são maiores e atingem um peso de até 1 g, não podem se orgulhar de alta produtividade, mas as bagas praticamente não se desfazem. Frutas sem amargura, agridoce, a planta é plantada como uma cerca viva.
Médio
- Ninfa - Um arbusto compacto com uma coroa oval e folhas verde-escuras. As bagas são grandes em 3 cm e pesando até 1,2 g, com cuidado, cada arbusto fica feliz com uma colheita de 1,5 kg. As bagas têm um agradável sabor doce, ligeiramente azedo. Plante nas proximidades para polinização com "Violet", "Omega", "Blue Spindle".
- Gigante de Leningrado - o nome fala do local da seleção e do tamanho da fruta. O material de origem durante a criação foram as sementes de Kamchatka endêmicas. As bagas amadurecem cedo, podem atingir um tamanho de até 4 cm, mas mais frequentemente - 3 cm, têm uma pele densa, o rendimento do mato atinge 3 kg. A peculiaridade da variedade, além do tamanho das bagas, é o seu arranjo - em cachos, o que acelera a colheita. Tem gosto de frutas sem amargura e amargura; não cai dos arbustos por muito tempo.
Alto
- Volkhova - arbusto com uma coroa oval densa, alta com brotos grossos. Recebeu o nome do rio que flui na região de Leningrado, onde foi retirado. Refere-se a variedades com um período de maturação médio, os frutos aparecem em meados de junho. As bagas atingem um comprimento de 1,7 cm, e o peso de uma é de até 0,8 g, elas têm uma pele bastante densa, o sabor é doce. Colha até um quilograma e meio a dois quilos do mato. O derramamento é insignificante, polinizado por abelhas, plantadas ao lado de outras variedades, por exemplo: Lazurnaya, Pavlovskaya. Resistente a geadas fortes.
- Tatar de madressilva - arbusto ornamental, cresce até 2,5 metros, resistente ao gelo, à seca, ao cortar, você pode pedir à coroa qualquer formato. Uma planta com 3-4 anos de idade começa a florescer em maio-junho, as bagas brilhantes começam a amadurecer em julho-setembro, elas não são comestíveis. Apropriado como uma cerca decorativa.
- Madressilva - a madressilva perfumada mais comum no paisagismo, seu caule encaracolado pode chegar a 6 metros. Traduzido significa "folha de cabra", cresce para um tamanho de 10 cm de comprimento e 4 cm de largura. Lindas flores grandes de cor rosa ou creme com um aroma delicado, que se intensifica à noite. Eles produzem tintura de álcool e, a partir das folhas - uma decocção, que gargareja com angina e lava os cabelos com perda de cabelo, ajuda nas cólicas.
Espécies
Bagas de madressilva, independentemente da espécie, amadurecem mais cedo que outras frutas. Alguns florescem ao mesmo tempo, mas dão frutos mais tarde. Bagas de diferentes tipos de plantas em termos de maturação, podem variar em um mês e meio.
Cedo
- Titmouse - uma variedade relativamente jovem, criada em Moscou em 1998 a.C. Kuklina e A.K. Skvortsov, funcionários do Jardim Botânico Principal. É caracterizada por frutificação abundante, não se desfaz, suporta geadas leves e sem conseqüências para a cultura. Bagas sem amargor, perfumadas, com peso de até 1 g, sabor agridoce, alongadas com uma característica característica esbranquiçada. A colheita começa na segunda ou terceira década de junho.
- Morango - Outra variedade de madressilvas de amadurecimento precoce, criação do Instituto de Horticultura do Sul dos Urais. Arbustos de alto rendimento com brotos fortes, de até 2 metros de altura, resistentes ao congelamento, preferem sombra parcial ou sol, não são cuidados caprichosos. Bagas de até 2 g, quando maduras por muito tempo, mantidas em galhos, muito doces com sabor a morango.
Mais tarde
- Dove - variedade comestível com bom rendimento. De um arbusto adulto em condições favoráveis, você pode coletar cerca de 2 kg de frutas. As bagas são alongadas, atingindo uma massa de até 1,6 g, de cor azul escuro com uma característica flor esbranquiçada, pele fina e delicada carne perfumada. O sabor é agridoce, com uma leve amargura pungente, aparece no final de junho ou no início de julho e não se manifesta por muito tempo.
- Serotina - madressilva encaracolada, decorativa, floresce com lindas flores perfumadas e depois se transformam em frutas vermelhas. Começa a florescer em junho-agosto e continua até setembro-outubro, se as inflorescências secas forem removidas a tempo e os frutos não forem formados. O aroma é fino, lembra o limão, à noite a fragrância é mais forte.
- Liana - Pode atingir 3-4 metros de altura, com um aumento anual de até um metro, plantado com apoio. No inverno, os brotos são cuidadosamente liberados do suporte, dispostos no chão, cobertos com ramos de abeto e polvilhados com uma espessa camada de folhas secas.
- Volkhova - Madressilva comestível. Rendimento médio: até 1,5 kg por arbusto. Bagas com uma pele forte, pesando até 0,8 g, atingindo um comprimento de até 1,7 cm, não são amargas, perfumadas, têm um acabamento muito delicado, que lembra os morangos. Ao sair, não é caprichoso, resistente ao gelo, gosta de sombra parcial e rega regular das raízes.
Como plantar e cuidar de madressilva
Madressilva refere-se a culturas despretensiosas, mas ainda requer alguma atenção. Ela prefere solo úmido, bem aquecido e fértil, mas os galhos mais baixos devem estar à sombra. Os arbustos devem ser protegidos do vento. Qualquer solo, exceto areia, é adequado. Não plante em áreas onde a água subterrânea esteja próxima da superfície.
RECOMENDADO! A planta prefere um pH do solo de pH 5,5-6,5; portanto, cerca de um mês antes do plantio em um local permanente, produza solos ácidos adicionando 1 metro quadrado de M. 200 g de limão.Se a muda tiver um sistema radicular aberto (sem um pedaço de terra), é melhor plantá-la no início do outono. Neste momento, o crescimento de brotos nas plantas cessa, um período dormente começa. Se a muda tiver raízes fechadas, durante toda a estação de crescimento.
Os arbustos atingem seu crescimento máximo, se não forem cortados, aos sete anos de idade, com um comprimento médio de cerca de 2 m. Nesse momento, recomenda-se afinar, cortar, secar, deitar no chão e galhos quebrados. A madressilva não é groselha, não requer poda rigorosa, mas também não tolera frequência.
Cada arbusto adulto pode atingir um diâmetro de até 2 metros, até 15 pincéis esqueléticos podem crescer nele.
Plano de pouso passo a passo
- 4 dias antes do plantio, cavar orifícios quadrados (40x40x40 cm) com uma distância entre eles de 1,5 a 2 m para variedades pequenas e de 2,5 a 3 m para as altas.
- Coloque qualquer camada de drenagem (pedras trituradas, estilhaços, argila expandida, tijolos quebrados, etc.) no poço.
- Encha os caroços com solo fértil misturado com dois baldes de composto, um quilograma de cinza e 50 g de superfosfato. Para o solo arenoso do composto, são tomados cerca de 3 baldes com a adição, se desejado, de 4-5 kg de argila por 1 metro quadrado.
- Derrame bem os poços com chuva ou água assentada.
- Despeje um cone de terra no centro do buraco, coloque as mudas cuidadosamente por cima e endireite cuidadosamente as raízes.
- Em pequenas porções, polvilhe cuidadosamente as raízes com terra, deixe o pescoço livre. Despeje uma grande quantidade de água no buraco para que a terra derramada desapareça. Se necessário, adicione mais terra.
- Cobrir a terra ao redor do tronco para reter a umidade nas profundezas e atrair minhocas para soltar o solo.
Após o plantio, apenas as hastes e galhos secos localizados dentro da copa devem ser aparados, uma vez que a poda tradicional atrasa o desenvolvimento das mudas e o início da frutificação.
IMPORTANTE! No primeiro ano, é necessário regar regularmente e, para o inverno, cobrir a área das raízes com uma camada de cobertura morta (pelo menos 15 cm).Cuidados adequados
A colheita pode ser colhida em alguns anos, no entanto, será pequena. Mas isso é temporário e, ao longo dos anos, dependendo da variedade, atingirá 2 kg por arbusto. A madressilva é uma planta exigente, praticamente não adoece e, com os devidos cuidados, deliciará uma colheita estável por até 30 anos ou mais.
No outono, você precisa afinar a coroa dos galhos secos que obscurecem a planta. Na primavera, adicione matéria orgânica a cada arbusto e, quando a neve começar a derreter, alimente com nitrogênio. Com o aparecimento de flores e frutas, arbustos de água com uma solução aquosa de cinzas. Evitar a formação de crostas ao longo do tronco, o solo deve ser arejado e permitir que as raízes respirem. O afrouxamento deve ser cuidadoso, pois o sistema radicular está próximo da superfície e é regado "embaixo da raiz".
Recomendações de vídeoComo propagar madressilva
A maneira mais fácil de propagar a madressilva em casa é cortar 30 cm de copas do mato na primavera com uma tesoura, colocar o “buquê” na água e plantar cerca de um mês depois, quando as raízes aparecerem. Para uma aparência mais rápida na água, você pode adicionar ferramentas especiais. As culturas jovens darão a primeira colheita em três anos.
Você pode plantar madressilva com sementes, mas esse método é demorado e leva muito tempo. Outra desvantagem é que não há garantia da segurança das qualidades varietais. A madressilva também se propaga por estacas e divisão de arbustos adultos. Para obter bons rendimentos, várias variedades devem ser plantadas nas proximidades para polinização mútua.
Uma característica distintiva da madressilva de outras culturas de frutos silvestres é que ela só cresce até o início do verão e depois "hiberna". Portanto, o replantio (com um pedaço de terra) pode começar de julho a geada. Na primavera, ela acorda cedo, mesmo antes de o solo derreter completamente, e já não tolera transplantes.
Controle de Pragas e Doenças
A madressilva tem boa "imunidade", a planta raramente fica doente. Os principais inimigos são pulgões e madressilva peixinho. Para se livrar deles, basta tratar os arbustos com preparações especiais imediatamente após a colheita.
No inverno, as plantas podem ser afetadas por ratos. A pulverização de arbustos com 3% de sulfato de cobre torna os galhos "insípidos" para roedores e serve como prevenção de doenças fúngicas.
Os benefícios e malefícios da madressilva
Madressilva pode ser considerado um produto universal, ajuda com várias doenças. Suas bagas, ricas em oligoelementos, vitamina C e muitas outras, amadurecem mais cedo do que qualquer outra pessoa e ajudam o corpo na luta contra a deficiência de vitaminas da primavera.
Propriedades úteis
As bagas da planta não são apenas saborosas, mas também saudáveis, seu suco ajuda a aliviar a condição dos pacientes com queimaduras e úlceras, e a decocção ajuda a manter a pressão normal, basta beber antes da hora de dormir, pois tem um forte efeito diurético.
Uma decocção feita de flores e folhas pode tratar um resfriado. A madressilva ajudará nas doenças gastrointestinais, por exemplo, pode combater úlceras e gastrites, eliminar a fragilidade capilar, limpar os vasos sanguíneos e rejuvenescer o corpo. E o purê com açúcar se tornará um suplemento vitamínico para o corpo durante o período de outono-inverno.
Danos e contra-indicações
As bagas de madressilva não têm contra-indicações sérias, não devem ser excessivas e não devem ser dadas a crianças pequenas. Raramente, algumas pessoas podem experimentar intolerância individual, manifestada por prurido, vermelhidão, erupções cutâneas, cãibras musculares e indigestão. A regra de ouro é que uma medida é necessária em tudo.
IMPORTANTE! As espécies comestíveis de madressilva devem ser diferenciadas das não comestíveis. Você pode comer bagas pretas ou azuis escuras, vermelho e laranja são venenosas!Atolamento de madrasta de váriasooker
Tente fazer uma receita de geléia em uma panela de pressão ou multicamadas de madressilva com suco de groselha e pétalas de rosa chá.
Ingredientes
- Madressilva - 1 kg;
- Açúcar - 1 kg;
- Pétalas - 200 g;
- Suco de groselha - 200 ml.
- Defina o modo para "Fritar" e cozinhe a calda com suco e açúcar.
- A madressilva tem um sabor requintado, pétalas cor de rosa ajudarão a adicionar tons interessantes. Despeje a madressilva na calda, envolva as pétalas em gaze, coloque em uma panela lenta, feche a tampa.
- Desligue o fogo após 5 minutos, deixe a tampa fechada e deixe a geléia ferver por mais uma hora.
- Despeje em pequenos frascos, feche bem as tampas. Verifique se há vazamentos: com cuidado, para não se queimar, vire a jarra; se não houver bolhas, tudo está bem. Cubra a geléia e deixe esfriar.
Acontece uma geléia incrivelmente bonita: uma massa azul escura de geléia, na qual, como brilhos brilhantes, bagas vermelhas de madressilva. A fragrância de uma rosa, depois de abrir a tampa, ainda não deixava ninguém indiferente. É bom lembrar o verão em uma noite de inverno, com uma xícara de chá perfumado com essa geléia mágica.